Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Vazamento de dados: ainda é seguro utilizar o Pix?

Por Nara LimaPublicado em

Diante da alta adesão do Pix, sistema de transferências e pagamento instantâneo que começou a operar em novembro de 2020, criminosos observaram oportunidades para utilizar a credibilidade do serviço em fraudes. 

Apesar do Banco Central afirmar que o sistema é seguro, após o terceiro vazamento de dados cadastrais de chaves Pix em seis meses, os usuários da tecnologia entraram em estado de alerta em relação ao meio de pagamento. Isso porque dois outros casos aconteceram em agosto e dezembro de 2021.

O Pix é um sistema seguro?

O Pix é sim um sistema seguro. Segundo o Banco Central (BC), as irregularidades que causam os vazamentos acontecem porque as instituições financeiras não adotam todas as medidas de segurança do regulamento da ferramenta.

Em entrevista concedida ao UOL, especialistas no tema afirmaram que o sistema ainda é seguro e que apesar da insegurança causada nos usuários, é importante ter em mente que informações sigilosas não foram expostas em nenhum dos casos ocorridos.

Dados sigilosos não foram vazados

Após os vazamentos, os criminosos tiveram acesso a dados cadastrais, que são as chaves Pix e as instituições financeiras vinculadas, ou seja, ao número do CPF, celular, e-mail ou chave aleatória dos usuários. As senhas dos bancos e instituições não foram vazadas.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

"Não se trata de uma vulnerabilidade do Pix, que oferece uma plataforma segura na comunicação entre bancos, mas do aplicativo da instituição financeira.", informa Marco Zanini, CEO da Dinamo Networks.

De acordo com Zanini, uma alternativa para evitar a situação é o App do banco permitir a visualização de apenas alguns números do CPF do usuário e o nome da instituição financeira. Para ele, o ideal é que os dados sejam confirmados na íntegra somente após a transação ser confirmada.

Consequência do vazamento

Como citamos anteriormente, as senhas de acesso não foram vazadas. Dessa forma, os golpistas não conseguem fazer movimentações financeiras na conta do usuário. Contudo, vale frisar que ter esses dados em mãos oferece a criminosos a chance de aplicar outros tipos de golpes por meio de informações privilegiadas das vítimas.

Segundo dados cedidos pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o crescimento de golpes no primeiro semestre de 2021 aumentou 165% em relação ao segundo semestre de 2020.

Vazamentos de dados anteriores

Em dezembro de 2021, ocorreu uma falha de segurança numa das empresas que operam o Pix. Esse foi o maior vazamento de dados do Pix já registrado, comprometendo quase 161 mil clientes de cerca de 300 instituições.

Em agosto do mesmo ano, vazaram dados de chaves Pix a partir do Banese (Banco do Estado de Sergipe). 

Como evitar um golpe

Evitar um golpe pode parecer tarefa simples, mas é preciso sempre estar atento e evitar algumas ações, como: não passar nenhum dado pessoal por ligação, SMS e WhatsApp ou clicar em links suspeitos em aplicativos e e-mails. Além disso, uma dica é cadastrar apenas chaves aleatórias no Pix.

Gostou do conteúdo?

Você é um dos milhões de brasileiros que utilizam o Pix regularmente? No Portal da Foregon você encontra notícias, informações e tudo a respeito do Pix e do mundo financeiro. Vale a pena conferir! 
 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Conheça 5 aplicativos que enviam dinheiro para o exterior

Quais mudanças o Open Banking traz para a nossa vida financeira?

BRL: entenda o que essa sigla significa na sua fatura do cartão

Corte 17 despesas mensais que podem se transformar em renda extra

Aplicativos para aumentar score de crédito: verdade ou mito?

Tag Itaú de passe livre em pedágios e estacionamentos: conheça e veja como solicitar

Pagar passagem de ônibus com cartão de débito ou crédito: veja como

Prêmio de 1,5 milhão do BBB: saiba quanto rende na poupança e em outros investimentos