Vazamento de dados: ainda é seguro utilizar o Pix?
Diante da alta adesão do Pix, sistema de transferências e pagamento instantâneo que começou a operar em novembro de 2020, criminosos observaram oportunidades para utilizar a credibilidade do serviço em fraudes.

Apesar do Banco Central afirmar que o sistema é seguro, após o terceiro vazamento de dados cadastrais de chaves Pix em seis meses, os usuários da tecnologia entraram em estado de alerta em relação ao meio de pagamento. Isso porque dois outros casos aconteceram em agosto e dezembro de 2021.
O Pix é um sistema seguro?
O Pix é sim um sistema seguro. Segundo o Banco Central (BC), as irregularidades que causam os vazamentos acontecem porque as instituições financeiras não adotam todas as medidas de segurança do regulamento da ferramenta.
Em entrevista concedida ao UOL, especialistas no tema afirmaram que o sistema ainda é seguro e que apesar da insegurança causada nos usuários, é importante ter em mente que informações sigilosas não foram expostas em nenhum dos casos ocorridos.
Dados sigilosos não foram vazados
Após os vazamentos, os criminosos tiveram acesso a dados cadastrais, que são as chaves Pix e as instituições financeiras vinculadas, ou seja, ao número do CPF, celular, e-mail ou chave aleatória dos usuários. As senhas dos bancos e instituições não foram vazadas.

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
"Não se trata de uma vulnerabilidade do Pix, que oferece uma plataforma segura na comunicação entre bancos, mas do aplicativo da instituição financeira.", informa Marco Zanini, CEO da Dinamo Networks.
De acordo com Zanini, uma alternativa para evitar a situação é o App do banco permitir a visualização de apenas alguns números do CPF do usuário e o nome da instituição financeira. Para ele, o ideal é que os dados sejam confirmados na íntegra somente após a transação ser confirmada.
Consequência do vazamento
Como citamos anteriormente, as senhas de acesso não foram vazadas. Dessa forma, os golpistas não conseguem fazer movimentações financeiras na conta do usuário. Contudo, vale frisar que ter esses dados em mãos oferece a criminosos a chance de aplicar outros tipos de golpes por meio de informações privilegiadas das vítimas.
Segundo dados cedidos pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o crescimento de golpes no primeiro semestre de 2021 aumentou 165% em relação ao segundo semestre de 2020.
Vazamentos de dados anteriores
Em dezembro de 2021, ocorreu uma falha de segurança numa das empresas que operam o Pix. Esse foi o maior vazamento de dados do Pix já registrado, comprometendo quase 161 mil clientes de cerca de 300 instituições.
Em agosto do mesmo ano, vazaram dados de chaves Pix a partir do Banese (Banco do Estado de Sergipe).
Como evitar um golpe
Evitar um golpe pode parecer tarefa simples, mas é preciso sempre estar atento e evitar algumas ações, como: não passar nenhum dado pessoal por ligação, SMS e WhatsApp ou clicar em links suspeitos em aplicativos e e-mails. Além disso, uma dica é cadastrar apenas chaves aleatórias no Pix.
Gostou do conteúdo?
Você é um dos milhões de brasileiros que utilizam o Pix regularmente? No Portal da Foregon você encontra notícias, informações e tudo a respeito do Pix e do mundo financeiro. Vale a pena conferir!
Deixe seu comentário