Veja o que é LCA e saiba se é o melhor investimento para você
Para quem deseja investir, é necessário conhecer a fundo as alternativas disponíveis no mercado, entender quais serão os rendimentos do investimento escolhido e também ter consciência do seu perfil como investidor. Para te ajudar nessa jornada, vamos apresentar os detalhes mais relevantes a respeito da Letra de Crédito do Agronegócio (LCA).

O que você procura?
O que é LCA?
A sigla LCA se refere a Letra de Crédito do Agronegócio. Nada mais é do que um título Renda Fixa emitido pelos bancos e instituições financeiras. Sendo assim, o foco do investimento está na captação que é direcionada para financiar as atividades do setor do agronegócio.
Além disso, tanto a taxa de rentabilidade, como a data de vencimento são definidas no momento da compra. Portanto, investir em LCA pode ser uma boa opção de investimento para o seu bolso. Contudo, é necessário ficar por dentro de suas características.
Características desse investimento
- Isenção de taxas: uma das principais vantagens dessa aplicação está na isenção de taxas, já que você investe o seu dinheiro e ganha rendimentos sem pagar impostos;
- Rentabilidade: a LCA, geralmente, possui uma taxa de rentabilidade muito próxima do Certificado de Depósito Bancário (CDI). Sendo assim, a Letra de Crédito do Agronegócio pode ser uma boa alternativa caso você queira investir com rendimentos alinhados ao mercado;
- Segurança: a LCA é classificada como um investimento de baixo risco por contar com a garantia do Fundo Garantidor de Créditos para investimentos de até R$ 250 mil;
- Diversificação: se você está disposto a diversificar sua carteira de investimentos, a LCA é uma das escolhas, pois com este tipo de ativo você pode ganhar dinheiro e ainda ajudar no desenvolvimento de setores estratégicos da economia.
Qual o rendimento?
Em relação ao rendimento da LCA, ele pode ser de dois tipos: prefixado ou pós-fixado:
- Prefixado: isso significa que a LCA prefixada consiste em uma taxa de rentabilidade fixa. Ou seja, no momento da aquisição você já sabe o quanto o seu dinheiro vai render até a data de vencimento;
- Pós-fixado: neste caso, a LCA pós-fixada trabalha com uma taxa de rendimento que está ligada a um indexador. Portanto, o emissor paga um percentual deste índice.
Aprenda a investir
Antes de aprender a investir neste título de Renda Fixa, você deve conhecer o seu perfil de investidor. Somente através dele é que você entenderá sua tolerância aos riscos e a categoria de investimento mais adequada para o seu momento financeiro. Logo em seguida, alinhe seus objetivos e prazo de realização da LCA.
Com isso em mente, você já pode seguir o passo a passo:
- Prefira aplicar em corretoras de valores;
- Escolha uma instituição financeira de confiança;
- Analise os títulos emitidos pelos bancos de pequeno e médio portes;
- Sempre escute as recomendações dos especialistas no assunto;
- Assim que encontrar a LCA desejada, não se esqueça de aplicar o quanto antes porque a captação é limitada.
Descomplicamos?
Você gostou de conhecer mais a respeito desse tipo de investimento? Qualquer dúvida, mande aqui pra gente. Até a próxima!

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.
Deixe seu comentário