Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Veja o que fazer se você receber empréstimo consignado sem ter solicitado

Por Thais SouzaPublicado em

De acordo com informações do site Reclame Aqui, as reclamações sobre empréstimos consignados contratados sem autorização do cliente tiveram alta de 2021 para cá. Devido a isso, é de extrema importância saber como proceder em uma situação como essa.

Se você está lidando com uma situação onde teve um empréstimo consignado liberado sem sua autorização, continue conosco para saber o que deve ser feito.

Empréstimo consignado não solicitado, entenda!

Os idosos são os principais alvos de quadrilhas que aplicam o golpe do consignado. Na maioria das vezes eles são vítimas de ligações informando a aprovação do empréstimo, mesmo sem ter solicitado. 

Esses golpistas ligam para aposentados e pensionistas se passando por algum funcionário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Então, solicitam documentos e, assim, obtêm todos os dados necessários para forjar o empréstimo.

Como descubro se fui vítima de empréstimo consignado não solicitado?

Antes de mais nada, verifique se o empréstimo realmente foi solicitado pelo golpista. Para isso, você pode conferir o extrato do seu banco. Outra maneira é por meio do site do INSS:

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

  1. Acesse o site Meu INSS;
  2. Faça o login com seus dados;
  3. Clique em "Extrato de empréstimos";
  4. Será gerado um PDF do extrato;
  5. Em seguida, clique em imprimir.

O que fazer se receber empréstimo consignado sem ter solicitado

Ao identificar que houve a realização de um empréstimo consignado sem a sua autorização, o primeiro passo é entrar em contato com a instituição financeira que liberou o valor, informando que não foi você quem solicitou o crédito e pedindo o cancelamento do empréstimo. 

Registre também um boletim de ocorrência em uma delegacia próxima ou online. Então, com o boletim em mãos, faça uma reclamação presencialmente ou por telefone, no número abaixo:

  • Telefone INSS: 135

Para alertar outros aposentados, pensionistas e/ou servidores públicos, registre a reclamação no site Reclame Aqui.

Dica Foregon

Devido o crescimento desenfreado desse tipo de golpe, é importante que você esteja sempre em alerta e nunca forneça seus dados pessoais para estranhos que te ligarem ou enviarem e-mail. 

Vale ressaltar que o Código de Defesa do Consumidor garante o cancelamento sem cobranças em caso de empréstimo não autorizado por você.

Informamos? 

Aqui na Foregon você encontra esses e outros conteúdos para descomplicar a sua vida financeira. Aproveite e leia também: 

Até a próxima! 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Veja o que fazer se você receber empréstimo consignado sem ter solicitado

Conheça 5 opções de financiamento estudantil em 2022

Representante legal INSS pode contratar empréstimo consignado? Saiba mais

Empréstimo Magalu: conheça a modalidade simplificada

Saiba tudo sobre o empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil

Como pedir o empréstimo do Caixa Tem para quem tem o nome sujo

Melhores bancos para empréstimo, por categoria

SuperSim Empréstimo: vantagens e como solicitar