Foregon.comConteúdos

Veja quais são os segredos da mente milionária

Por Camila SilveiraPublicado em
Compartilhe

“Quais são os segredos da mente milionária?” Para responder essa pergunta, devemos entender que cada pessoa possui uma relação diferente com o dinheiro.

Existem pessoas que passam a vida inteira sem grana, existem pessoas que trabalham muito, mas nunca enriquecem, existem, também, aquelas pessoas que ganham bastante dinheiro ao longo da vida e acabam perdendo tudo e existem pessoas que conquistam um grande patrimônio e alcançam a tão sonhada liberdade financeira.

A grande diferença entre elas não está na inteligência ou no patamar financeiro em que viveu ao longo da vida, mas sim em seus padrões de pensamento e comportamento. 

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Tais padrões são moldados durante a infância, ou seja, tudo o que você ouviu dos seus pais sobre dinheiro e a forma como viu eles lidando com as finanças construiu a maneira como você encara esse assunto. Porém, fique tranquilo: nunca é tarde para mudar.

Essas são algumas das informações que o livro “Os Segredos da Mente Milionária”, do autor T. Harv Eker, retrata, do qual vamos falar hoje. Deseja saber quais são os segredos da mente milionária? Confira os cinco primeiros e veja como este livro retrata a realidade de muitas pessoas.

Veja quais são os segredos da mente milionária

1. As pessoas de mente milionária pensam que podem construir a própria vida, enquanto as outras pessoas acreditam que em suas vidas, as coisas acontecem

Para alcançar a liberdade financeira, o primeiro passo é entender que, sim, você possui o total controle sobre a sua vida e seu dinheiro.

Vamos refletir: quantas pessoas que gastam dinheiro com loteria acreditando que vai ganhar milhares de reais você conhece? Pois bem, o fato mais curioso é que na maioria das vezes elas não têm muita grana, mas acabam gastando com algo bastante improvável.

Isso quer dizer que, não devemos acreditar no acaso e na sorte. De acordo com o escritor Mário Sérgio Cortella “A sorte segue a coragem”, ou seja, o seu sucesso, seja profissional, financeiro ou pessoal, só depende de você e dos caminhos que escolherá seguir.

2. As pessoas de mente milionária pensam grande, enquanto as outras pessoas pensam pequeno

A regra é clara: se você deseja ter somente segurança ou possuir uma renda suficiente para pagar suas contas, terá aquilo que almeja. Entenda, para conquistar um grande patrimônio, não basta trabalhar apenas para liquidar as dívidas, mas sim criar uma estratégia, seja investir recursos ou criar seu próprio negócio, para pagar as contas e sobrar dinheiro.

3. As pessoas de mente milionária focalizam oportunidades, enquanto as outras pessoas veem obstáculos

Já parou para pensar que tudo é uma questão de perspectiva? Pois bem, as pessoas de mentalidade rica sempre vão enxergar as oportunidades nas situações difíceis. Por exemplo, mesmo que uma empresa de determinado segmento possua diversos concorrentes, é necessário pensar em uma estratégia que possa promover a imagem dela, destacando a das demais.

O ideal é sempre desenvolver ideias para que as situações mudem e melhorem. Caso contrário,  segundo o livro “Os Segredos da Mente Milionária”, estaremos fadados ao insucesso.

4. As pessoas de mente milionária admiram indivíduos ricos, enquanto as outras pessoas guardam ressentimento de quem é bem-sucedido

De acordo com o livro “Os Segredos da Mente milionária”, para conquistar um grande patrimônio, é necessário inspirar-se em pessoas bem-sucedidas. Os sentimentos negativos podem causar alguns bloqueios e não é isso o que desejamos.

Portanto, identifique quais são as visões e opiniões dessas pessoas sobre esse assunto e aplique em sua vida aquilo que for favorável para você.

5. As pessoas de mente milionária administram bem o seu dinheiro, enquanto as outras administram mal 

Já aconteceu de você receber o seu salário no dia do pagamento e acabar gastando tudo o que tinha em um curto período de tempo? Isso é completamente normal, afinal, temos contas e outros compromissos para honrar, no entanto, existem algumas atitudes que podem ajudar você a lidar melhor com seu dinheiro.

Para melhorar a sua relação com o dinheiro, você pode começar a guardar parte dele todos os meses, aplicá-la em condições que façam a grana girar e render (investir) e, se estiver disposto, simplificar o seu estilo de vida. 

Gostou? Existem diversos outros segredos da mente milionária que você pode encontrar no livro do autor T. Harv Eker. Eles poderão ser ideais para o seu momento. Agora, a questão é: como isso realmente se aplicaria na vida real?

Educação financeira: conheça sua importância

A educação financeira representa um conjunto de hábitos, que podem ajudar você a diminuir seus gastos, aumentar ganhos para investir e, assim, acumular riquezas. Assim como o livro “Os Segredos da Mente Milionária” diz, a diferença entre as pessoas com mentes milionárias e as outras está no padrão de comportamento e pensamento.

No entanto, saiba que para desenvolver uma boa educação financeira existe um processo bastante difícil. Será necessário abrir mão de determinados luxos e praticar tais ações no dia a dia, tornando tudo isso um verdadeiro hábito. Somente dessa forma você obterá resultados positivos em relação a sua vida financeira.

Dicas sobre educação financeira 

1. Conheça e controle as suas despesas

Na prática, o primeiro passo é saber quais são as suas despesas diárias e mensais para, depois, identificar aquelas que não são tão necessárias. Com a ajuda de uma planilha ou de um aplicativo, anote os seus gastos e elimine do seu orçamento aqueles que não considera essenciais, dessa forma, você obterá mais recursos para poupar.

2. Aprenda a gostar de guardar dinheiro

Crie o hábito de comprar apenas o necessário, compare todos os preços para encontrar o menor, peça descontos quando for pagar à vista e veja se há cashback disponível para o produto que deseja adquirir. Você verá que guardar dinheiro e investir trará benefícios indiscutíveis para a sua vida financeira.

Antes de sair, seja para fazer compras ou comer em um estabelecimento, acesse os sites de supermercados, lojas e restaurantes, e veja quais são as promoções disponíveis naquele dia. Você verá que com o tempo descobrirá outras formas de poupar dinheiro, mas lembre-se: para isso será necessário bastante foco e disciplina.

3. Domine o tripé: ganhar, economizar e investir

Se você tem costume de gastar todo o seu salário do mês e ficar com um total de zero reais no bolso, deve criar um planejamento financeiro urgentemente para cortar gastos e economizar, pelo menos, 10% da sua renda por mês.

Agora, se você consome excessivamente, gastando mais do que ganha, deverá renegociar suas dívidas, evitar os cartões de crédito e regularizar essa situação. Entenda, para organizar o seu orçamento é necessário fazer as seguintes perguntas:

  • Para onde o meu dinheiro está indo?;
  • Quais categorias de despesas eu gasto mais?;
  • Quais gastos posso eliminar ou reduzir para poupar?.

Se você já possui esses três pontos bem determinados em sua mente, e já consegue economizar um valor, veja se é capaz de guardar mais dinheiro ou procure novas fontes de renda para aumentar a quantia poupada por mês. De toda maneira, tente sempre superar e dobrar as suas metas, dessa forma, alcançará seus objetivos com sucesso.

Aplicativo para planejamento financeiro pessoal

O App Mobills (iOS e Android) permite que você gerencie as suas contas, determine orçamentos para cada categoria de gastos, controle os seus cartões de crédito, consulte relatórios e gráficos sobre seu dinheiro e despesas e muito mais! A plataforma pode ser acessada pelo seu smartphone ou desktop.

Além do aplicativo, a Mobills possui um blog, Instagram e um canal no YouTube. Todos esses conteúdos poderão ajudar muito você a lidar melhor com o seu dinheiro e, assim, alcançar a tão sonhada liberdade financeira!

Livros sobre como alcançar a liberdade financeira

  • Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker);
  • Pai rico, pai pobre (Robert T. Kiyosaki e Sharon Lechter);
  • Quem pensa enriquece (Napoleon Hill);
  • Casais inteligentes enriquecem juntos (Gustavo Cerbasi);
  • A mente acima do dinheiro (Brad e Ted Klontz).

As pessoas também perguntam

O que pensa uma mente milionária?

Pessoas com mentes milionárias acreditam que possuem total controle sobre suas vidas financeiras, entendem que para conquistar um grande patrimônio é necessário investir seus recursos, enxergam oportunidades em situações dificeis, admiram e se inspiram em pessoas bem-sucedidas e possuem uma boa relação com o dinheiro.

Como ter mentalidade de rico?

Seja responsável com o seu dinheiro, tenha compromisso com seus objetivos financeiros, não tenha medo de sonhar alto, enxergue oportunidades em situações difíceis, escolha estar com pessoas com pensamento positivo, acredite que você é maior que os seus problemas, preocupe-se com seus resultados, tenha coragem de arriscar e sempre busque se aprimorar.

Descomplicamos os segredos da mente milionária?

Esperamos ter ajudado você com este conteúdo. Qualquer dúvida, deixe um comentário para nós e até a próxima!

 

 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Camila Silveira

Estudante de Publicidade e Propaganda e Redatora na Foregon. É fascinada por músicas, livros, conversas e procura entender a real necessidade das pessoas para poder solucioná-la através de seu trabalho.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Dicas financeiras

    Por que é importante ter o nome limpo?

  • Dicas financeiras

    Relatório Macroeconômico da Boa Vista: como adquirir?

  • Dicas financeiras

    Aviso Eletrônico de Débito da Boa Vista: saiba o que é

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras