Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Vencimento de conta no feriado: o que fazer?

Por Luma HolandaPublicado em

A fatura do seu cartão ou boleto expira em um feriado e você tem alguma dúvida referente ao pagamento destas contas com vencimento durante este período? Então confira o nosso artigo, porque iremos descomplicar esta situação. Confira: 

Depois de um feriado prolongado, é comum que algumas pessoas não saibam exatamente o que poderá ser cobrado de juros sobre a conta, caso ela não tenha sido paga até o seu vencimento durante o feriado. 

Mas, não há com o que se preocupar: a Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon Estadual) orienta os consumidores sobre como a cobrança de juros de faturas de cartões de crédito ou faturas bancárias devem acontecer em casos em que o vencimento ocorra durante o fim de semana ou feriado.

Quando posso pagar a minha conta?

A sua conta vence em um fim de semana ou feriado e você não sabe se terá que pagar alguma taxa por atraso? Fique tranquilo! Caso não deseje arcar com nenhum encargo ou multa, basta realizar o pagamento da sua fatura ou boleto no próximo dia útil.

O artigo 1º da Lei 7089/83 decreta que é proibida a cobrança de juros de mora (valores cobrados sobre uma conta que não foi quitada na data acordada), por estabelecimentos bancários e/ou instituições financeiras, cujo vencimento se dê em sábado, domingo ou feriado, desde que o valor seja quitado no primeiro dia subsequente.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Desta forma, se tiver uma conta cuja data de vencimento caia em um sábado, você poderá efetuar o pagamento na segunda-feira. Se essa segunda-feira for um feriado nacional, você deverá quitar a conta na terça-feira. Se tanto a segunda, como a terça-feira forem feriados nacionais, o próximo dia útil será na quarta feira.

Vale lembrar que o vencimento do boleto, em hipótese alguma, pode ser antecipado para o dia útil anterior ao sábado, domingo ou feriado.

Mas atente-se: caso você não efetue o pagamento no primeiro dia útil após a data de vencimento da sua conta, os juros de mora poderão ser cobrados. Vale lembrar que as empresas que optam por funcionar durante o feriado, também não podem cobrar juros ou multas de atraso sobre esse dia. 

Descomplicamos?

Restou alguma dúvida sobre o pagamento de contas que vencem em fins de semana ou feriado? Comenta nesse artigo que nós te ajudamos a descomplicar. 

Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Luma Holanda

Jornalista, Analista de Marketing, Editora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon. Acredita que a vida das pessoas pode melhorar através da educação financeira e, por isso, se dedica em levar as melhores notícias e dicas sobre finanças às centenas de milhares de leitores de Foregon. Luma preza pela veracidade das informações e busca auxiliar leitores na compreensão de tudo acerca das suas finanças.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Samsung Pay e Google Pay: qual a diferença entre as carteiras digitais?

Plataforma de crédito em cloud: o que é e como funciona?

6 dicas para identificar se o boleto bancário é falso

Minhas Finanças: entenda como organizar a vida financeira no aplicativo

É possível pagar multas com cartão de crédito?

Banco BV financiamentos

Conheça 7 impostos que você paga e nem sabe

Samsung Rewards: saiba tudo sobre esse programa de recompensas