Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Vistoria cautelar e vistoria prévia: entenda a diferença

Por Janaína TavaresPublicado em

Na hora de comprar um carro usado ou semi-novo é fundamental buscar garantias de que o veículo está em bom estado e não possui pendências. Nesse sentido, entender a diferença entre vistoria cautelar e vistoria prévia é essencial para descobrir se você está fazendo um bom negócio e evitar problemas no processo de negociação.

Vistoria veicular

A vistoria veicular é um serviço que analisa diversos itens que dão garantias quanto à originalidade dos automóveis e seus documentos. Além de checar o estado de conservação que ele e usas peças se encontram. Mas, você sabe qual a diferença entre a vistoria cautelar e prévia? 

O que é vistoria cautelar e como funciona?

A vistoria cautelar funciona como um check-up geral de veículo usado. Ela analisa a real situação das condições de um automóvel, verificando tanto em termos de estrutura como de documentação. 

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Esse processo possui duas fases, a primeira consiste na verificação da originalidade dos pontos de identificação dos veículos, como: numeração de chassi, motor, vidros, câmbio, pintura, lacres da placa e outros. 

A segunda fase foca nas condições estruturais do veículo. Ou seja, é uma vistoria mecânica. Neste momento são analisados itens, como: peças, painéis, Longarinas dianteiras e traseiras, teto, indício de sinistro (acidentes pelos quais carro passou), entre outros.

Ao final da vistoria cautelar é emitido um laudo técnico que comprova se o veículo está em boas condições, se precisa de manutenção, dentre outros fatores. Caso seja reprovado, o laudo apontará o que é necessário para a manutenção.

Vantagens da vistoria cautelar

  • Garante a procedência do veículo;
  • Evita fraudes, furto e roubo de veículos;
  • Assegura a compra, evitando que o cliente compre um veículo adulterado ou com reparos estruturais;
  • Valoriza e facilita a venda do veículo;
  • Protege o pós-venda;
  • Isenta o vendedor ou a loja de quaisquer modificações ou adulterações realizadas posteriormente a realização da vistoria.

O que é vistoria prévia e como funciona? 

Já a vistoria prévia trata-se da contratação de seguro. Ou seja, essa vistoria atesta real estado de conservação do veículo, verificando se existe algum fator que impeça a cobertura do seguro de automóvel.

Ela é feita quando o dono do automóvel decide contratar um seguro, então, a seguradora pede essa vistoria para averiguar se está tudo certo com a documentação e a estrutura do veículo.

Diferença ente vistoria prévia e cautelar 

Muitas pessoas confundem os termos vistoria prévia e cautelar, pois as duas avaliam as condições do veículo, tanto na estrutura quanto na documentação. Porém, são duas coisas distintas.

A principal diferença entre elas está em suas finalidades: a vistoria cautelar é solicitada por concessionarias ou pessoas que vão comprar um carro usado, com o intuito de evitar cair em golpes ou comprar um carro com estrutura afetada.

Já a vistoria prévia é solicitada pela seguradora, com o intuito de encontrar algum fator que impeça a cobertura do seguro.

Qual a importância de fazer uma vistoria veicular? 

A vistoria cautelar e prévia é fundamental e beneficia tanto o comprador, que evita fraudes e assegura a procedência do veículo, como para o vendedor, que consegue vender o automóvel de forma mais rápida e fácil, já que é gerado um laudo técnico que aprova sua boa procedência.

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário que a gente descomplica para você. Até a próxima! 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Janaína Tavares

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Imposto de renda: saiba como sair da malha fina

Aumento da energia: saiba quais são os vilões da conta de luz

Aneel aciona bandeira vermelha em patamar 2 e impacta economia brasileira

Organizze: veja o passo a passo de como usar o aplicativo para controlar suas finanças

A melhor forma de utilizar o dinheiro da restituição do IR 2021

Cashback: guia completo

Dia dos namorados: como economizar?

5 dicas para você cuidar do seu dinheiro e gastar sem culpa