Vistoria cautelar e vistoria prévia: entenda a diferença
Na hora de comprar um carro usado ou semi-novo é fundamental buscar garantias de que o veículo está em bom estado e não possui pendências. Nesse sentido, entender a diferença entre vistoria cautelar e vistoria prévia é essencial para descobrir se você está fazendo um bom negócio e evitar problemas no processo de negociação.

Vistoria veicular
A vistoria veicular é um serviço que analisa diversos itens que dão garantias quanto à originalidade dos automóveis e seus documentos. Além de checar o estado de conservação que ele e usas peças se encontram. Mas, você sabe qual a diferença entre a vistoria cautelar e prévia?
O que é vistoria cautelar e como funciona?
A vistoria cautelar funciona como um check-up geral de veículo usado. Ela analisa a real situação das condições de um automóvel, verificando tanto em termos de estrutura como de documentação.
Esse processo possui duas fases, a primeira consiste na verificação da originalidade dos pontos de identificação dos veículos, como: numeração de chassi, motor, vidros, câmbio, pintura, lacres da placa e outros.
A segunda fase foca nas condições estruturais do veículo. Ou seja, é uma vistoria mecânica. Neste momento são analisados itens, como: peças, painéis, Longarinas dianteiras e traseiras, teto, indício de sinistro (acidentes pelos quais carro passou), entre outros.

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Ao final da vistoria cautelar é emitido um laudo técnico que comprova se o veículo está em boas condições, se precisa de manutenção, dentre outros fatores. Caso seja reprovado, o laudo apontará o que é necessário para a manutenção.
Vantagens da vistoria cautelar
- Garante a procedência do veículo;
- Evita fraudes, furto e roubo de veículos;
- Assegura a compra, evitando que o cliente compre um veículo adulterado ou com reparos estruturais;
- Valoriza e facilita a venda do veículo;
- Protege o pós-venda;
- Isenta o vendedor ou a loja de quaisquer modificações ou adulterações realizadas posteriormente a realização da vistoria.
O que é vistoria prévia e como funciona?
Já a vistoria prévia trata-se da contratação de seguro. Ou seja, essa vistoria atesta real estado de conservação do veículo, verificando se existe algum fator que impeça a cobertura do seguro de automóvel.
Ela é feita quando o dono do automóvel decide contratar um seguro, então, a seguradora pede essa vistoria para averiguar se está tudo certo com a documentação e a estrutura do veículo.
Diferença ente vistoria prévia e cautelar
Muitas pessoas confundem os termos vistoria prévia e cautelar, pois as duas avaliam as condições do veículo, tanto na estrutura quanto na documentação. Porém, são duas coisas distintas.
A principal diferença entre elas está em suas finalidades: a vistoria cautelar é solicitada por concessionarias ou pessoas que vão comprar um carro usado, com o intuito de evitar cair em golpes ou comprar um carro com estrutura afetada.
Já a vistoria prévia é solicitada pela seguradora, com o intuito de encontrar algum fator que impeça a cobertura do seguro.
Qual a importância de fazer uma vistoria veicular?
A vistoria cautelar e prévia é fundamental e beneficia tanto o comprador, que evita fraudes e assegura a procedência do veículo, como para o vendedor, que consegue vender o automóvel de forma mais rápida e fácil, já que é gerado um laudo técnico que aprova sua boa procedência.
Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário que a gente descomplica para você. Até a próxima!

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.
Deixe seu comentário