Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Vistoria cautelar: entenda sua importância na compra de veículos usados

Por Thais SouzaPublicado em

Como diz o ditado, as aparências enganam – e elas podem confundir, e muito, o comprador de um carro usado. É por isso que a vistoria cautelar está cada vez mais presente no processo de compra e venda de veículos. 

Mas, você sabe o que é o processo de vistoria cautelar e como usá-lo a seu favor na hora da compra? Fique com a gente que vamos explicar tudo.

O que é vistoria cautelar

Quando você vai comprar um carro usado ou seminovo, é preciso ter uma garantia da procedência do veículo. Ou seja, só a avaliação de um mecânico e a palavra do vendedor não são suficientes para garantir que você não terá problemas no futuro. 

E é aí que entra a vistoria cautelar, que é como um check-up geral do carro. Portanto, é ela que dirá se está tudo certo com o veículo e se vale a pena comprá-lo de acordo com suas condições. 

O que é verificado na vistoria cautelar? 

A vistoria cautelar é dividida em dois momentos: a análise dos documentos do veículo, informações legais sobre o passado dele e originalidade dos pontos de identificação do automóvel. Nessa etapa são analisados: 

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

  • Chassi;
  • Motor;
  • Placa;
  • Câmbio;
  • Vidros;
  • Etiquetas de identificação;
  • Entre outros.

O segundo momento é a avaliação mecânica, aqui verifica-se a existência de reparos estruturais significativos, como indícios de sinistro, se o veículo possui restrições judiciais, se tem histórico de leilão, se possui débitos, entre outras informações. Confira: 

  • Indício de sinistro (aqui você descobre os acidentes pelos quais carro passou);
  • Leilão;
  • Longarinas dianteiras e traseiras;
  • Painel dash;
  • Painel dianteiro;
  • Painel traseiro;
  • Laterais;
  • Teto;
  • Demais peças.

Ao final da vistoria cautelar, a empresa responsável fornecerá um laudo que faz a classificação do automóvel como aprovado, aprovado com ressalvas ou reprovado.

  • Veículo aprovado: isso quer dizer que o veículo está nas condições adequadas para a compra;
  • Veículo aprovado com ressalvas: quando o veículo está e boas condições mas precisará passar por pequenas manutenções; 
  • Reprovado: quando o carro possui falhas graves.

Qual a importância da vistoria cautelar? 

Segurança para a proprietário

O laudo certifica que o automóvel está em condições adequadas na parte estrutural e também na sua documentação. Isso facilita a revenda do veículo e facilita o processo de solicitação de segura, já que muitas seguradoras exigem essa avaliação veicular.

Prevenção de acidentes

A vistoria cautelar avalia se o veículo passou por algum problema grave, como acidentes ou recall. Em alguns casos, a estrutura do automóvel pode ser abalada mesmo após o conserto, oferecendo riscos ao condutor. A avaliação detecta essas inconsistências e pode prevenir acidentes. 

Facilita a revenda

O laudo emitido na vistoria cautelar serve para comprovar o verdadeiro estado do veículo. Portanto, é um documento que pode facilitar a revenda, pois demonstra confiabilidade, transparência e segurança. 

Descomplicamos?

Gostou do artigo? Conta para a gente se você já fez uma vistoria cautelar no seu carro. Ah, e se ficou com alguma dúvida, basta deixar seu comentário que a gente descomplica para você. 

Até a próxima! 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Itaucard Click Visa Platinum: conheça todos os benefícios e peça já o seu

5 dicas para se planejar a longo prazo

Score Serasa: conheça a nova função de bloqueio e desbloqueio de consultas

Conheça 5 aplicativos que enviam dinheiro para o exterior

Quais mudanças o Open Banking traz para a nossa vida financeira?

BRL: entenda o que essa sigla significa na sua fatura do cartão

Corte 17 despesas mensais que podem se transformar em renda extra

Aplicativos para aumentar score de crédito: verdade ou mito?