Vistoria veicular: entenda a diferença entre cautelar, transferência e prévia
Se você já comprou um automóvel usado, provavelmente já deve ter ouvido falar da vistoria veicular. Ela é vantajosa tanto para o comprador como para o vendedor do veículo. Mas, existem várias modalidades desse serviço, como a vistoria cautelar, prévia e de transferência.

Para que não reste nenhuma dúvida sobre esse assunto, explicamos neste artigo tudo sobre a vistoria, seu conceito, tipos existentes e diferenças. Quer saber mais? Então continue com a gente.
O que é uma vistoria veicular?
A vistoria veicular é uma avaliação regulamentada pelos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detran). Nela, são verificados diversos fatores de um veículo, como: originalidade das peças, conservação, autenticidade das documentações, legitimidade da propriedade, além de constatar se os equipamentos estão em condições corretas e seguras para o uso.
Essa avaliação é necessária no processo de contratação de seguro, compra e venda de um veículo usado. Existem três tipos de vistorias: a cautelar. prévia e de transferência. Mas, você sabe quais as diferenças entre elas?
Vistoria cautelar
A vistoria cautelar é utilizada no processo de compra e venda de um veículo usado. Ela analisa a real situação das condições do automóvel, verificando tanto a sua estrutura como a documentação.
Na vistoria cautelar são analisados os seguintes itens:
- Se há reparos estruturais significativos no veículo;
- Indícios de sinistro (acidentes);
- Se existem restrições judiciais;
- Histórico de leilão;
- Verifica se há adulteração na numeração do chassi;
- Originalidade dos documentos;
- Originalidade das peças.
Ao final da vistoria cautelar é emitido um laudo técnico que comprova se o veículo está em boas condições para continuar circulando, se precisa de manutenção, dentre outros fatores.
Vistoria prévia
A vistoria prévia é um serviço solicitado pelas seguradoras de veículos, com o intuito de encontrar algum fator de impeça a cobertura do seguro de automóvel.
Nesse tipo de vistoria verifica-se a originalidade dos documentos, condições gerais em que ele se encontra, além de problemas visíveis nos acessórios, equipamentos e dispositivos de segurança.
Vistoria de transferência
A vistoria de transferência, como o nome já diz, é feita quando o proprietário decide transferir a documentação do veículo para outra pessoa. Nela, são analisados elementos para identificar se existem adulterações e fraudes que não estejam de acordo com as normas do Detran.
Dica Foregon
Na hora de comprar um carro usado, apenas a palavra do vendedor não basta. Os problemas que você pode ter no futuro provavelmente vão ser bem mais caros que uma vistoria veicular. Por isso é tão importante realizar esse serviço.
Até a próxima!

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida de pessoas que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.
Deixe seu comentário