Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos

Viver de investimentos: mito ou realidade?

Por Janaína TavaresPublicado em

Quando o assunto é guardar dinheiro ao longo do tempo para que valor consiga render juros ou lucros, estamos nos referindo ao ato de investir. No entanto, será que é possível viver apenas com os rendimentos dos seus investimentos?

Já adiantamos para você que sim, isso é possível. Contudo, este não é um processo fácil e que, na maioria da vezes, vai exigir paciência, comprometimento e disciplina por parte do investir (independentemente se ele é conservador, moderado, agressivo ou arrojado).

Como viver de investimentos?

Para viver de investimentos e alcançar sua independência financeira, você precisa seguir as dicas que vamos trazer ao longo desse artigo.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Mas lembre-se que é fundamental ter incorporar essas dicas em sua rotina e usá-las frequentemente.

Com isso, você poderá conquistar uma tranquilidade financeira no futuro e viver só com o rendimento dos seus investimentos.

Comece pelo controle dos gastos mensais

Antes de mais nada, você deve se organizar financeiramente para começar essa jornada. Portanto, vale a pena se questionar nos seguintes pontos:

  • Eu já tenho um planejamento financeiro?;
  • Quanto eu ganho e gasto por mês?;
  • Para onde vai o seu dinheiro todo mês?.

Assim que você tiver as respostas para essas perguntas, você já consegue descobrir quais pontos pode melhorar para ter uma vida financeira mais equilibrada e de maior qualidade.

Para isso, é interessante montar sua planilha de gastos e inserir seus principais ganhos e gastos, como o alimentação, lazer, saúde, transporte, dentre outros itens.

Economize para fazer seus investimentos

Com a sua planilha de gastos pronta, está na hora de economizar para fazer seus investimentos. Sendo assim, comece a juntar dinheiro e tente cortar todos os gastos que podem prejudicar seu orçamento no final do mês.

Se você conseguir economizar um pouco todo mês, terá a oportunidade de aplicar esse montante e, ainda, juntar um patrimônio maior.

Diversifique seu portfólio de investimentos

O seu patrimônio precisa ser alocado em diferentes tipos de investimento. Isso porque, com a diversificação de portfólio, as chances de perder dinheiro são menores.

Assim, você pode aumentar a rentabilidade dos seus investimentos. Nesse sentido, o ideal é dividir o seu patrimônio em algumas partes e investi-las em diferentes tipos de produtos, ou seja, um balanceamento para ganhar mais dinheiro.

Conteúdos úteis para você

Vale a pena continuar sua jornada aqui na Foregon e investir esse tempo em outras leituras complementares:

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com o nosso conteúdo. Em casos de dúvidas ou sugestões, envie seu comentário para que possamos responder. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Janaína Tavares

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

BOVA11: como investir na bolsa de valores de forma simples

IVVB11: guia completo

Como investir no fundo IVVB11?

O que é Bova11?

IVVB11: o que é e como funciona esse fundo?

Nubank ensina como criar conta na plataforma de investimentos Easynvest

Nubank: quanto rende R$ 1 mil na Nuconta?

Selic a 2,75%: investir em Renda Fixa ou Variável?