Viver de investimentos: mito ou realidade?
Quando o assunto é guardar dinheiro ao longo do tempo para que valor consiga render juros ou lucros, estamos nos referindo ao ato de investir. No entanto, será que é possível viver apenas com os rendimentos dos seus investimentos?

Já adiantamos para você que sim, isso é possível. Contudo, este não é um processo fácil e que, na maioria da vezes, vai exigir paciência, comprometimento e disciplina por parte do investir (independentemente se ele é conservador, moderado, agressivo ou arrojado).
O que você procura?
Como viver de investimentos?
Para viver de investimentos e alcançar sua independência financeira, você precisa seguir as dicas que vamos trazer ao longo desse artigo.
Mas lembre-se que é fundamental ter incorporar essas dicas em sua rotina e usá-las frequentemente.
Com isso, você poderá conquistar uma tranquilidade financeira no futuro e viver só com o rendimento dos seus investimentos.
Comece pelo controle dos gastos mensais
Antes de mais nada, você deve se organizar financeiramente para começar essa jornada. Portanto, vale a pena se questionar nos seguintes pontos:
- Eu já tenho um planejamento financeiro?;
- Quanto eu ganho e gasto por mês?;
- Para onde vai o seu dinheiro todo mês?.
Assim que você tiver as respostas para essas perguntas, você já consegue descobrir quais pontos pode melhorar para ter uma vida financeira mais equilibrada e de maior qualidade.
Para isso, é interessante montar sua planilha de gastos e inserir seus principais ganhos e gastos, como o alimentação, lazer, saúde, transporte, dentre outros itens.
Economize para fazer seus investimentos
Com a sua planilha de gastos pronta, está na hora de economizar para fazer seus investimentos. Sendo assim, comece a juntar dinheiro e tente cortar todos os gastos que podem prejudicar seu orçamento no final do mês.
Se você conseguir economizar um pouco todo mês, terá a oportunidade de aplicar esse montante e, ainda, juntar um patrimônio maior.
Diversifique seu portfólio de investimentos
O seu patrimônio precisa ser alocado em diferentes tipos de investimento. Isso porque, com a diversificação de portfólio, as chances de perder dinheiro são menores.
Assim, você pode aumentar a rentabilidade dos seus investimentos. Nesse sentido, o ideal é dividir o seu patrimônio em algumas partes e investi-las em diferentes tipos de produtos, ou seja, um balanceamento para ganhar mais dinheiro.
Conteúdos úteis para você
Vale a pena continuar sua jornada aqui na Foregon e investir esse tempo em outras leituras complementares:
- Renda Variável: guia completo para o investidor;
- Renda Fixa: guia completo para o investidor;
- Guia de investimentos: conheça as principais dúvidas.
Descomplicamos?
Esperamos ter ajudado você com o nosso conteúdo. Em casos de dúvidas ou sugestões, envie seu comentário para que possamos responder. Até a próxima!

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.
Deixe seu comentário