voce-conhece-o-seu-cartao-de-credito

Se você tem um cartão de crédito, com certeza já se deparou com várias informações escritas nele. Para muitas pessoas isso passa despercebido e outras nem imaginam o que aquelas informações significam.

São números, bandeira, informações sobre o cartão, emissor e tantas outras que fica até fácil de se perder. Além de muito legal, é interessante saber o que significa cada coisa, aproveitando melhor ainda suas compras.

Por isso, separamos dicas bem legais, explicando cada funcionalidade para você. Vamos lá, pegue o seu cartão de crédito e bora conhecer tudo!

O que é o cartão?

Conhecido também como “dinheiro de plástico”, o cartão é uma forma de pagamento que surgiu como simplicidade e comodidade na hora do pagamento.

Com ele, é possível fazer suas compras sem ter que levar dinheiro por aí, garantindo segurança no seu dia a dia. E não é só isso, o mundo financeiro vem mudando, ouvindo mais os consumidores.

A tecnologia, cada vez mais, faz parte dos cartões. Hoje é possível solicitar e até mesmo gerenciar seus gastos e ter acesso aos serviços pelo celular. O que antes era sinônimo de filas e burocracia, hoje dá lugar ao conforto e liberdade para o cliente escolher o que mais combina com ele.

E você já deve saber, para fazer suas compras, basta inserir o cartão na maquininha e digitar sua senha. E no caso da internet, informar os números do cartão e senha de segurança.

Existem vários tipos de cartões, será que você os conhece?

Quais os cartões que existem?

São cartões de crédito, débito, pré-pago e private-label. Cada um feito para públicos diferentes. Se você ainda tem dúvida de qual é o seu ou qual deve solicitar, conheça:

  • Cartão de débito

Esse é um cartão que acompanha sua conta corrente. Ele permite compras no débito, ou seja, o valor é descontado de sua conta imediatamente. Além de ser o meio para movimentação e serviços bancários.

Esse tipo de cartão não permite compras parceladas ou no estilo “compre agora e pague somente no mês que vem”.

  • Cartão de crédito

Um dos mais procurados e famosos meio de crédito financeiro, o cartão de crédito possibilita suas compras em diversos lugares, podendo ser à vista ou parcelado.

Todas as compras feitas durante o mês, virão em uma fatura, que fecha alguns dias antes do vencimento, que é a data final para o pagamento. Após isso é cobrado juros e multa.

Para ter um cartão de crédito, o cliente está sujeito a uma análise de crédito, que serve para avaliar se ele está apto a novas dívidas. Por isso, é muito comum ouvir de pessoas, que elas não foram aprovadas no cartão de crédito.

  • Múltiplo

É um cartão de débito e crédito. Geralmente é emitido por bancos, onde o cliente tem conta e é disponibilizada a função crédito. Ou seja, podem ser feitas compras no débito e crédito e a escolha deve ser informada pela pessoa ao lojista.

  • Cartão pré-pago

Esse é um tipo de cartão que você decide como vai gastar e gerir. Ele não tem análise e não é vinculado a conta corrente, salvo em alguns casos em que são oferecidos junto a uma conta digital.

O pré-pago não tem limite, já que o saldo deve ser carregado pelo cliente. A carga pode ser feito por um boleto gerado no site ou por transferência.

As compras são feitas no estilo “à vista” e não podem ser parceladas. Não existe fatura, já que o valor é debitado automaticamente, mas é possível acompanhar seus gastos pelo aplicativo.

  • Private Label

Se você já tem, ou foi oferecido a você um cartão de alguma loja, esse cartão é chamado de Private-Label e pode ser encontrado em duas versões:

  • Crédito: você pode fazer compras na loja em que o cartão é administrado e em qualquer outro lugar, além da internet.
  • Compras na loja: só é aceito na loja em que ele é administrado. Normalmente, aceita compras parceladas, além de descontos exclusivos.

Classe dos cartões

Os cartões também são separados por um tipo de “classe”. Existem os mais básicos até os mais executivos, que apresentam limites maiores, mas tem anuidade mais cara, além de uma análise mais rigorosa.

Normalmente, quem tem seu primeiro cartão de crédito, começa com um básico ou standard. Para clientes que têm ganhos maiores, os bancos oferecem cartões como Platinum, Black ou Infinite.

O que são os números do cartão?

Todas as transações de suas compras só acontecem pelos números e outras informações importantes. A numeração que aparece tanto na parte da frente como atrás do cartão, servem como controle de cada usuário, garantindo que ele seja único.

Você encontra, sua conta, identificação do cliente, bandeira, número de segurança e muito mais! Além de ser uma curiosidade bem legal, você entende como funciona, veja:

Seu cartão é composto por 16 números, sendo que:

cartão de crédito - números

  • O primeiro dígito representa a bandeira;
  • Os cincos seguidos são do emissor do cartão;
  • Do 7º ao 15º dígito, são informações sobre a conta e qual cliente o cartão pertence;
  • O último número (16º) é o dígito verificador: uma fórmula matemática criada por Hans Peter Luhn, que identifica números digitados erroneamente, prevenindo ações mal-intencionadas.

Você pode reconhecer algumas bandeiras pelo primeiro dígito:

  • 4 – Visa
  • 5 – Mastercard®
  • 5 ou 6 – Elo
  • 3 – American Express.

Na parte da frente você ainda encontra, além do nome do cliente, a data que o primeiro cartão foi emitido e validade.

A validade informa o último mês que seu cartão ainda pode ser usado em compras. Normalmente, o banco envia outro para substituição.

Vire seu cartão!

Na parte traseira, você encontra o Código de Verificação (CVV) ou senha de segurança. Esse é um número que serve como senha para compras online. Ele não é lido por maquininhas e nem necessário informar nas compras físicas.

Senhas

Para que você possa fazer compras com mais segurança, além de validar que aquela aquisição foi de consenso do cliente, existe a senha pessoal. Ela é criada assim quando o cartão é contratado.

Os cartões de débito têm uma senha de seis dígitos. Já o crédito, senha de 4 dígitos. Os cartões múltiplos (crédito e débito), podem manter a mesma senha de 6 dígitos.

Evite fornecer a sua senha a estranhos ou deixá-la escrita perto do cartão. Isso facilita fraudes e golpes.

Bandeira do cartão

Olhando no seu cartão de crédito, na parte frontal, é uma marca que aparece no canto inferior direito ou no caso de cartões “em pé”, no final do “plástico”. As mais conhecidas são:

A escolha da bandeira, se disponível, pode ser feita por você na hora da contratação. Ela pode ser importante, dependendo dos benefícios que você espera, além da aceitação.

As bandeiras são responsáveis por determinar a validação dos estabelecimentos para receber o pagamento. Isso significa que, se escolher uma bandeira “pouco aceita”, você pode ter dificuldades no pagamento.

Ela é quem se comunica com a emissora do cartão no momento da compra, que aprova ou não, dependendo de saldo ou limite disponível.

As bandeiras Visa e Mastercard®, por exemplo, são umas das mais aceitas no mundo, além de oferecer benefícios para os clientes.

A Visa tem o programa “Vai de Visa”, que oferece descontos em compras com os cartões da bandeira.

O Mastercard®, com o programa “Surpreenda”, da pontos a cada compra feita, que podem ser trocados por vouchers, e utilizados para comprar um e levar outro de graça.

Onde meu cartão é aceito?

Como dissemos, depende da escolha da bandeira. Se optar por uma bem aceita, suas compras podem ser feitas na maioria dos lugares, até mesmo na internet.

Hoje, as maquininhas já aceitam a grande maioria de cartões!

Chip

O chip que fica na frente do seu cartão, é responsável por armazenar todas as informações. Na hora da compra, quando você insere na maquininha, ela lê exatamente esse chip, que vai validar ou não a compra.

Se caso o chip for corrompido ou quebrado, suas compras não serão validadas, já que a maquininha não vai conseguir ler. Nesse caso, é preciso pedir a substituição do cartão ao emissor.

Quem é o emissor do cartão?

É o banco ou instituição financeira que administra o seu cartão. Ele é o responsável pelas regras de utilização e definições como, anuidade e renda mínima exigida.

Quando você tiver um problema e precisar de atendimento para tirar dúvidas, procure o emissor, ou seja, a empresa financeira e não a bandeira.

Serviços do cartão

Sempre surgem dúvidas sobre a utilização do cartão. Uma delas é a emissão de segunda via da fatura. Esse serviço pode ser feito por alguns canais como:

  • Internet – acesse a página do internet banking com as informações do seu cartão e senha.
  • Aplicativo – alguns cartões disponibilizam apps, que além da fatura, possibilitam vários serviços. Basta baixar em seu celular e cadastrar seu cartão.
  • Por telefone – ligue para a Central de Atendimento e solicite a segunda via pelo e-mail.

Veja outros serviços que você tem no cartão

Contatos

Toda vez que precisar ligar para a administradora do seu cartão, você encontra os números no verso do “plástico”, como Central de Atendimento, SAC e ouvidoria.

Através destes canais, é possível: solicitar, cancelar produtos, tirar dúvidas, sugestões, reclamações e acompanhamentos.

Cancelar cartão

Se você deseja cancelar o seu cartão e deixar de ser cliente, entre em contato com o SAC da administradora e solicite o serviço. É importante lembrar que não há taxas!

Se desejar voltar a ser cliente do banco ou financeira, deverá passar por uma nova análise de crédito ou os critérios de cada empresa.

Cartão clonado, o que fazer?

Se você suspeita que seu cartão foi clonado, observando compras que você não fez, entre em contato imediatamente com a Central de Atendimento do cartão de crédito.

Peça o cancelamento da via atual e peça um novo. Todas as compras que você não fez, devem ser estornadas após uma verificação pela emissora.

Bloquear

Você pode bloquear seu cartão de crédito por tempo indeterminado. Essa ação evita compras ou utilização indevida. Assim que quiser desbloquear o “plástico”, basta entrar em contato com a administradora ou mesmo pelo aplicativo do cartão.

Muitas pessoas utilizam esse serviço como segurança, quando sabem que não vão fazer compras por um determinado tempo ou só desbloqueiam antes de realizar a compra. Esse serviço é feito rapidamente e sem custos.

Conta para a gente!

Se você ainda não sabia de todas essas curiosidades sobre os cartões, e gostou de conhecer melhor o que significa cada coisa, deixe nos comentários o que você achou do tema! Te espero na próxima,

Leonardo Jacomini da Foregon.

Este conteúdo foi útil para voce? 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 voto(s), média: 4,00)
Loading...