Você sabe o que é chargeback?
Ter o próprio comércio digital é uma grande oportunidade para empreender, mas também é necessário estar preparado para futuras complicações e riscos não previstos, como é o caso do chargeback.

Se você aceita pagamento via cartão de crédito ou débito, é importante ficar atento a este processo e saber quais as formas de evitar um transtorno.
O que você procura?
Afinal, o que é chargeback?
O chargeback é o cancelamento de uma compra efetuada por cartão de crédito ou débito em um determinado estabelecimento comercial. Ou seja, o comprador solicita o cancelamento da sua transação e tem o direto de receber o estorno do valor gasto.
Portanto, o chargeback é uma maneira usada pelas operadoras para garantir maior segurança nas compras realizadas tanto nas compras online quanto no varejo físico.
Em quais situações o chargeback pode ocorrer?
Ele ocorre em diversas situações, mas as principais são:

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
- Fraude: quando o titular do cartão não reconhece a compra, o que é um forte indício de roubo ou fraude;
- Erro na cobrança: quando o titular percebe alguma diferença no valor cobrado;
- Divergências no produto: quando o cliente não recebe a mercadoria conforme o combinado entre as partes.
Infelizmente, alguns consumidores aproveitam da facilidade de contestar uma compra para aplicar golpes. Ou seja, mesmo que esteja tudo certo com a cobrança e com o produto, algumas pessoas pedem o chargeback só para obter o dinheiro de volta.
Se você é lojista e recebeu uma contestação injusta por alguns desses motivos, pode iniciar uma defesa apresentando a documentação comprobatória de que a compra estava de fato correta.
O que fazer para prevenir a ocorrência de chargeback?
Felizmente, existem maneiras de prevenir ou amenizar o impacto desse processo na sua empresa. Veja quais são elas:
- Procure utilizar ferramentas antifraude, principalmente em pagamento online;
- Solicite documentos que comprovem a titularidade do cartão ou ligação com o portador;
- Estabeleça políticas de troca, cancelamento e reembolso e deixe essas informações explícitas ao cliente antes da compra;
- Recorra a intermediadores de pagamento, como Bcash e PayPal. Isso vai garantir mais segurança tanto para o comerciante, quanto para o cliente.
Se mesmo assim você ainda continuar a receber contestações, verifique a melhor maneira de corrigir o problema para que ele não aconteça novamente.
Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário ou entre em contato com a gente em nossas redes sociais. Até a próxima!

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.
Deixe seu comentário