Você sabe o que são fintechs e como elas atuam?
Se você acompanha os nossos conteúdos, já percebeu que falamos bastante sobre fintechs em alguns artigos. A Foregon, por exemplo, é uma fintech mas será que você realmente entende o papel dessas instituições e como elas trabalham? Veja a seguir:

O que são?
O termo fintech vem de Financial Technology (Tecnologia Financeira) e isso significa que os serviços disponibilizados por este tipo de empresa lidam com diversos aspectos do mercado financeiro. A diferença é que tudo isso é feito de um jeito mais prático e rápido: por meio de um smartphone ou computador.
Além disso, vale destacar que o objetivo central é usar ferramentas da tecnologia, como a Inteligência Artificial, para facilitar a vida dos clientes. Sendo assim, elas chegaram no mercado de startups para oferecer serviços mais fáceis e ágeis do que os oferecidos pelos bancos tradicionais.
Onde atuam?
Existem diversas áreas de atuação para essas companhias, mesmo que elas tenhas em comum a tecnologia e as finanças. Veja a seguir:
Empréstimos
Já pensou em não se deslocar até um banco para ter seu pedido de empréstimo avaliado? Hoje, é possível fazer todo o processo 100% online, desde o pedido do crédito até a aprovação e acompanhamento do pagamento das parcelas.
Robôs de investimento
Com o objetivo de construir a melhor carteira de investimentos para cada cliente, as fintechs confiam e trabalham juntamente com robôs, que montam e auxiliam automaticamente as aplicações dos seus usuários.
Meios de pagamento
A inovação que essas empresas disponibilizam também têm relação com os meios de pagamento que cada uma trabalha. Portanto, atualmente as pessoas podem contar com mais facilidade e praticidade, seja para usar uma maquininha de cartão ou até mesmo para pagar algum boleto em atraso.
Mercado financeiro e fintechs: o que muda?
Devido a essa popularidade e competência, muitos serviços financeiros que demandavam um contato presencial entre empresa e cliente foram ficando para trás. O que se preza, agora no presente, é a comodidade do cliente como uma das metas mais relevantes.
Com toda essa agilidade oferecida pelas fintechs, os bancos tradicionais (que geralmente utilizam processos bem burocráticos) sentiram esse impacto negativo porque essas empresas mostram como a tecnologia pode ser utilizada como uma ferramenta que facilita a vida das pessoas.
Por isso, esses mesmos bancos precisam e já estão começando aos poucos essa revolução, no sentindo de renovarem os seus serviços e conseguirem oferecer agilidade e praticidade para seus clientes.

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.
Deixe seu comentário