Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Você soube do hard fork da Ethereum?

Por Se Torne InvestidorPublicado em

No último mês foi concluída uma das mais importantes atualizações de uma Blockchain dos últimos anos. Com o nome de The Merge, a mudança na rede Ethereum substituiu o consenso de Proof of Work (PoW) para Proof of Stake (PoS), implementando a prática de staking. 

A atualização ocorreu de forma eficiente, tudo ocorreu dentro do prazo esperado e, aparentemente, nenhum problema foi relatado. Além disso, vale destacar que todo o processo foi rápido, a transição durou cerca de 13 minutos durante a madrugada do dia 15 de setembro. 

Além de acompanhar o desempenho do ativo da Ethereum, investidores também estão de olho no hard fork da rede. Por isso, vou te explicar exatamente como funciona esse processo. 

Hard Fork da Ethereum

Hard Work é o nome dado ao processo em que é criado uma nova versão de uma Blockchain, constituindo um projeto diferente dessa rede principal. Por conta disso, esse evento pode ser entendido como uma bifurcação. 

Geralmente esse hard fork acontece quando há algum tipo de discordância em relação ao projeto original, como mudanças nas regras do protocolo ou mudanças no consenso de mineração.

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

No caso da rede Ethereum, a criação de uma nova versão que mantém a mineração a partir do modelo Proof of Work, criando assim um ativo chamado de ETHW. 

Esse hard fork gerou polêmica na comunidade, muitos questionam a criação dessa nova rede com o PoW, já que o objetivo da atualização é justamente a mudança desse consenso, tornando a rede mais eficiente na questão energética e buscando melhorias, tais como a redução dos custos nas transações que pode acontecer no futuro. 

Por que isso é importante para você enquanto investidor?

Processos de forks acontecem de forma constante, porém, esse é importante, sobretudo, por ser em uma das principais redes de Blockchain e afetar a segunda maior cripto do mercado. 

Atualmente, quando olhamos para a composição de uma carteira de criptomoedas, Ethereum ocupa um lugar de destaque ao lado do Bitcoin.

O criptoativo já não é considerado uma altcoins por muitos investidores e pode apresentar oportunidades interessantes. A rede Ethereum é cada vez mais procurada por investidores, usuários e principalmente desenvolvedores para soluções de metaverso e mesmo tokens ERC-20. 

Por isso, um fork altera completamente o modelo da rede e ainda cria uma nova alternativa para quem gosta e investe nessa rede. 

Vale destacar que, logo após esse movimento, o ativo não obteve uma valorização. Mesmo a moeda principal de Ethereum, sofreu com os impactos de um mercado econômico complicado e apresentou quedas nas semanas seguintes à atualização. 

Sempre de olho na diversificação

A diversificação segue sendo a sua principal aliada nesse momento. Seja diante de um fork ou de uma atualização importante, manter uma carteira com diferentes ativos é uma estratégia fundamental para resguardar seu investimento e também para fazer com que você aproveite esses cenários. 

Tanto aqui quanto em meus vídeos no canal Se Torne Investidor, sempre falo sobre a necessidade de alocar a maior parte do seu investimento em cripto em ativos mais seguros, sobretudo em BTC e ETH. 

Diante de atualizações como essa, a volatilidade de ETH tende a ser maior, porém, você precisa manter seu planejamento e objetivos sempre alinhados para não realizar movimentos precipitados. 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Se Torne Investidor

Criador e autor do blog e canal Se Torne Investidor, que transforma devedores em investidores de sucesso.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Bitcoin: Descubra aqui quais são suas vantagens e suas limitações

Inflação: imprimir dinheiro é prejudicial para a economia?

Não é preciso muito dinheiro para investir em cripto

Qual é o futuro da mineração de criptomoedas?

Você soube do hard fork da Ethereum?

Dividendos: o que é e como funciona o investimento em renda passiva?

Quem pode ganhar adicional de 25% na aposentadoria?

Corretoras de Criptomoeda: Como evitar ciladas? Veja algumas dicas