Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

WhatsApp como ferramenta de negócios: guia completo

Por Camila SilveiraPublicado em

Apesar do WhatsApp ser um aplicativo criado, essencialmente, para conversas instantâneas, muitas pessoas têm visto essa plataforma como uma ferramenta de negócios.

Quem possui empresa, por exemplo, pode adotar uma abordagem de vendas pela rede social e, como resultado, aumentar as chances de lucro. Por outro lado, quem ainda não tem, pode começar justamente pelo aplicativo. 

Mas, afinal, isso realmente funciona?

De acordo com uma pesquisa realizada pela Panorama Mobile Time/Opinion Box, mais de 93% dos brasileiros usam o aplicativo ao menos uma vez por dia, e ele se encontra instalado em mais de 99% dos celulares. Sabendo disso, conseguimos afirmar que essa pode ser uma excelente oportunidade.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Neste artigo, você vai entender mais detalhes sobre o uso do WhatsApp como ferramenta de negócios e ver se essa plataforma é ideal para você! Ficou interessado? Continue a leitura e aproveite o conteúdo.

Como usar o WhatsApp como ferramenta de negócios?

1. Defina o seu público-alvo

Antes de começar a vender pelo WhatsApp, é de extrema importância definir o seu público-alvo, até porque você precisará saber de que modo conversará com os seus clientes.

Para isso, não tem segredo: responda às seguintes perguntas que colocaremos aqui abaixo e descubra qual é o perfil do seu cliente ideal.

  • Qual o gênero do seu público-alvo?;
  • Qual a idade ou faixa etária do seu público-alvo?;
  • Qual o seu objetivo de marketing desejado?;
  • Onde se localiza o seu público-alvo?;
  • Que interesses têm os compradores do seu produto?;
  • Que tipo de música seu público ouve?;
  • Que esporte seu público pratica?;
  • Quais as marcas das roupas que seu público usa?;
  • Entre outras perguntas.

Saiba que quanto mais perguntas específicas você fizer, mais facilidade você encontrará no momento de definir o seu público. Com todas essas informações em mãos, torna-se possível elaborar e aplicar estratégias mais assertivas.

2. Use o WhatsApp Business

Agora que você tem o seu público-alvo bem definido, é necessário instalar em seu celular a versão do WhatsApp voltada para empresas – principalmente para negócios individuais e de pequeno porte.

Esse recurso oferece uma série de funcionalidades interessantes que fazem você vender mais, a começar com uma interface diferente, que inclui sugestões de mensagens automáticas como respostas.

Além dessa vantagem, com uma conta comercial, o usuário sente que está falando com uma empresa e isso é muito mais interessante para ele, afinal, quem não prefere fechar um negócio com um profissional especializado?

Aliás, essa é a principal vantagem do WhatsApp! Nele, você consegue humanizar todo o processo de vendas pela internet, até porque tem a liberdade para conversar com o seu cliente de igual para igual, em um simples aplicativo de mensagens.

Pode parecer que não, mas essa é uma das características mais procuradas pelos clientes que desejam fechar um negócio online: o atendimento humanizado. Agora que você sabe disso, use e abuse dessa estratégia!

Outro recurso super importante do WhatsApp Business são as métricas, que informam o número de mensagens enviadas, entregues, recebidas e lidas. Você também pode contar com etiquetas para marcar os clientes com informações, como "pagamento pendente" ou "pedido finalizado".

De toda maneira, é essencial experimentar tudo o que essa plataforma oferece, principalmente se você busca um maior profissionalismo para o seu negócio.

3. Saiba como conseguir o número do WhatsApp de seu cliente

Mas, afinal, como conseguir o número do WhatsApp dos seus clientes? Fique tranquilo, para isso não tem muito segredo: você pode contar com a ajuda do seu Facebook e Instagram para obter essas informações.

Caso ache válido, divulgue diariamente o seu produto e/ou serviço nas duas redes sociais e deixe claro em todos os seus posts que, para obter mais informações, os clientes precisarão te chamar pelo WhatsApp.

Você pode deixar o link do seu WhatsApp na bio do seu Instagram para que as pessoas te chamem sempre que tiverem dúvidas ou, caso tenha mais de dez mil seguidores, pode inserir o link no famoso "arrasta para cima".

Por fim, a dica que apresentamos é a seguinte: toda vez que iniciar uma conversa com o seu potencial cliente, peça para que ele salve o seu número. Assim, você conseguirá elaborar outras estratégias de vendas, caso ele não feche o negócio com você de primeira!

4. Saiba como abordar o seu cliente no WhatsApp

Mesmo ao usar o link do WhatsApp, você pode, em determinados casos, precisar abordar um cliente. Para isso, é fundamental conhecer os famosos scripts de vendas! Eles podem ajudar você a criar uma relação mais próxima com o seu cliente e, como resultado, aumentam as suas chances de conversão.

Observação importante: saiba que o envio ativo de mensagens, mesmo que não seja realizado em massa, pode ser considerado uma prática errada para o WhatsApp e você pode ser denunciado pelo usuário que recebeu a mensagem. Sendo assim, envie mensagens ativas somente para quem realmente tem interesse em seu produto ou espera receber o seu contato.

O primeiro passo é iniciar a conversa com o seu potencial cliente, se apresentando e mostrando para ele que você pode ter a solução perfeita para os problemas que ele está enfrentando atualmente. Faça sempre uma pergunta, caso você espere uma resposta, e sempre desperte curiosidade.

Em seguida, após receber a resposta positiva do seu cliente, comece a se preocupar em entender profundamente seu problema e o motivo que o fez chegar até o seu WhatsApp.

Não tenha medo de fazer perguntas! Aliás, dê preferência às perguntas abertas, pois assim o seu cliente falará mais detalhes e você terá mais cartas na manga para responder o que ele quer ouvir. 

Só não se esqueça: não deixe a sensação de que essas perguntas estão levando a negociação para algum lugar, somente demonstre que você está disposto a solucionar o problema dele.

Feito isso, mostre que você entendeu, de fato, o problema e que tem a solução perfeita para ele. Gere autoridade e envie a sua proposta!

Caso o cliente não feche o negócio com você de primeira, aqui vai mais um truque: utilize os status do seu WhatsApp para divulgar ainda mais o seu produto/serviço e, como resultado, mantenha essa proposta fresca na memória do seu cliente. As chances dele voltar a conversar com você são grandes.

5. Utilize gatilhos mentais

Em suas conversas, use e abuse dos gatilhos mentais. Para quem não sabe, eles são estímulos que o cérebro humano recebe para a tomada de decisão.

Você pode usar, por exemplo, o gatilho de escassez, que leva o cliente a fazer a compra antes que o produto acabe, ou o da urgência, que o induz a agir de forma imediata para não perder uma oportunidade que parece ser única.

Seja qual for a sua estratégia, o segredo é saber mexer com as emoções dos clientes e tirá-los da zona de conforto.

6. Use listas de transmissão e não grupos

Caso queira fazer uma oferta direta aos seus contatos, saiba que criar um grupo no WhatsApp não é uma boa estratégia para isso.

Como você deve saber, um grupo reúne usuários interessados em um determinado assunto, possibilitando a troca de conteúdo entre eles sobre algum tema em questão. Ou seja, não é algo que se aplica a uma empresa.

Portanto, a dica é usar listas de transmissão: você cria a lista, seleciona todos os contatos que deseja colocar nela e pronto! Basta escrever a mensagem e enviar. Se alguém responder, só você irá receber a mensagem.

A lista pode ser útil, por exemplo, no momento de divulgar a chegada de novos produtos ou anunciar promoções. 

7. Cuide da formatação das mensagens

É extremamente importante, também, escrever de maneira amigável e tentar ser breve com os seus clientes, afinal, muita gente odeia mensagens longas, concorda? Crie conversas curtas e diretas e, sempre que possível, envie suas frases separadas.

Outra dica é utilizar emojis em alguns momentos (sem exagero) e não se despedir do cliente, caso você espere um retorno.

8. Utilize o WhatsApp Web

Agora, se você quer atender mais rápido os seus clientes e aplicar todas as técnicas de forma eficaz, não há dispositivo melhor do que o seu computador. Fique online no WhatsApp durante toda a sua rotina de trabalho e, como dissemos anteriormente, use o WhatsApp Business para focar somente em conversas profissionais.

9. Cuide da sua escrita

Por fim, mas não menos importante: cuide bem da sua escrita. Não é necessário seguir todas as normas da ABNT ao pé da letra, porém é preciso seguir o bom senso. Use vírgulas, acentuação, espaço entre as palavras, letras maiúsculas no início de frases e em nomes próprios e tente ser o mais claro possível. Esses detalhes fazem toda a diferença no momento de uma negociação.

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Empresas são obrigadas a oferecer vale-alimentação?

Assim como os bancos, fintechs correm para se adequar a ‘Lei do Superendividamento’

Foregon atinge marca de gigantes, com 1 milhão de contas criadas em 10 meses

5 motivos para o seu negócio investir em um aplicativo

Por que as criptomoedas são revolucionárias?

Área de cobranças da conta PJ Nubank: veja como utilizar

Conheça o Programa Avançar Santander, portal de apoio ao empreendedor

Vender por apenas R$ 0,99 funciona? Descubra agora mesmo