Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

WhatsApp rosa: conheça o golpe que pode roubar os seus dados

Por Camila SilveiraPublicado em

Um novo golpe está circulando pelo WhatsApp, podendo ser extremamente prejudicial para os usuários da plataforma.

Com a promessa de tornar o visual do mensageiro rosa, a armadilha, na verdade, captura todas as informações das vítimas e a personalização acaba não acontecendo, pois ela não tem nada a ver com a empresa que gerencia a plataforma.

O autor da denúncia, Rajshekhar Rajaharia, esclarece que o esquema começou a circular em grupos de aplicativos recentemente por meio de uma mensagem. Com ela, está um link de um suposto SDK, que garante ser capaz de alterar o visual da plataforma.

No entanto, é necessário atentar-se e não instalar esse programa em seu celular, já que a ação permite que criminosos roubem informações do dispositivo.

Ainda segundo o especialista, não se sabe quantas pessoas já foram enganadas. De toda maneira, ele recomenda algumas medidas para as pessoas que foram atingidas pelo golpe.

Mulher sorrindo
Ei, seu score tem algo a dizer!
Desbloqueie seu score e veja as melhores ofertas de crédito para seu perfil de gastos. Rápido, fácil e grátis!
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

WhatsApp rosa: o que fazer se você cair no golpe?

O primeiro passo, de acordo com Rajaharia, é desinstalar o aplicativo malicioso do celular. Caso esteja escondido, é possível encontrá-lo na seção de armazenamento, em meio às opções de configurações do dispositivo.

Em seguida, será preciso desvincular todos os dispositivos nas próprias configurações do WhatsApp, através do menu WhatsApp Web / Desktop.

Por fim, o especialista recomenda a limpeza de cache do navegador e a verificação das permissões de todos os aplicativos instalados. Dessa forma, você consegue evitar o surgimento de novos problemas.

Contatada pelo Press Trust of India, a companhia enfatiza: "Qualquer pessoa pode receber uma mensagem incomum ou suspeita em qualquer serviço, incluindo e-mail. Sempre que isso acontecer, recomendamos que todos tenham cuidado antes de responder ou se envolver."

"No WhatsApp, em particular, também orientamos que as pessoas usem os recursos que oferecemos no aplicativo para denunciar ou bloquear contatos", finaliza a empresa.

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com esse artigo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Banco Inter vai disponibilizar empréstimos rápidos e sem burocracia pelo App

Silicon Valley Bank: Quando a Falência se Torna Realidade

Foregon participa da 9ª edição da Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo

Foregon Marca Presença na 6ª Edição do CX Summit

Foregon está no TOP 10 Fintech – Distrito Awards 2022

Foregon está entre as Melhores Empresas para Trabalhar GPTW – Tecnologia da Informação 2022.

Nubank Ultravioleta: nova Regra para Isenção de Anuidade

Consignado do Auxílio Brasil: Caixa já liberou R$ 1,8 bilhão