Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Zona Azul: saiba o que é

Por Jennifer FigueiredoPublicado em

Ter um carro já não é tão simples, com tantas taxas, seguro, licenciamento e IPVA, fica difícil manter o dinheiro no bolso. Outro problema de tirar o veículo da garagem é encontrar uma vaga para estacionar. Por isso, a Zona Azul foi criada nas áreas mais movimentadas das cidades com o objetivo de promover a rotatividade das vagas de estacionamento. Saiba mais sobre o assunto neste artigo.

zona-azul-o-que-é

O que é a Zona Azul?

A Zona Azul é um sistema de estacionamento rotativo em ruas e avenidas no centro das cidades. Suas vagas possuem sinalização nas guias, feita pelos órgãos que regulamentam este setor em cada município. Para estacionar nessas vagas é necessário pagar um valor por tempo de uso.

Cada cidade e região pode ter regras específicas, que determinam os dias da semana e horários que serão cobrados os estacionamentos. Por isso, é importante se atentar às placas de sinalização da via quando estiver estacionando. E não adianta tentar escapar. Sempre terá um fiscal para anotar a placa do seu veículo e checar o tempo de permanência na vaga.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Como pagar a Zona Azul?

Para realizar o pagamento e deixar o seu carro estacionado sem preocupação, basta procurar pelos pontos de venda autorizados, como restaurantes, lojas entre outros. Você também pode localizar um dos fiscais nas proximidades ou até pagar pelo celular. O valor da Zona Azul pode variar conforme as normas de cada município.

  • Cartão Impresso: nos locais de vendas ou com o fiscal, pague pelo seu cartão de estacionamento, determinando o tempo de permanência do veículo na vaga. Ele deve ficar dentro do veículo de forma visível para que a fiscalização possa conferi-lo.
  • Cartão Digital: Criado pela CET, Companhia de Engenharia de Tráfego, a Zona Azul Digital é um sistema digital que pode ser acessado pelo site da CET. Basta baixar um dos aplicativos autorizados e preencher o cadastro com a placa do seu veículo. Depois é só escolher as formas de pagamento, com cartão de crédito, débito ou no boleto.

Como economizar com o carro?

Não tem outra saída, ao ligar o carro você já está gastando. Mas existem algumas atitudes que é possível tomar para ter mais economia com o seu veículo. Por isso, separamos um conteúdo bacana para você se informar:

Você sabe como economizar com o carro?

Boa leitura e até breve!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Jennifer Figueiredo

Graduanda em Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista e Redatora na Foregon, gosta de falar sobre os produtos financeiros que oferecem as melhores vantagens. Nas horas vagas, procura a companhia de amigos para descontrair.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Financiamento de veículos Banco do Brasil: conheça e veja como solicitar

Financiamento de imóvel Itaú: conheça e veja como contratar

Financiamento de imóvel Banco do Brasil: conheça e veja como solicitar

Financiamentos Caixa: conheça todas as opções

Financiamentos Santander: conheça todas as opções

Financiamentos Banco do Brasil: conheça as opções disponíveis

Financiamentos Itaú: conheça a lista de produtos disponíveis

Financiamento imobiliário fica mais caro com nova alta da Selic