Foregon.com
Image

Foregon reúne especialistas financeiros para combater alta da inadimplência

Por Camila SilveiraPublicado em
Compartilhe

São Paulo, 27 de fevereiro de 2023 – No Brasil, mais de 70% das famílias estão enfrentando endividamento, uma situação que impacta significativamente a vida de milhões de pessoas, especialmente no início do ano. Esse tema é amplamente discutido em diferentes setores da economia e, em sua maioria, está ligado a fatores além da mera falta de recursos.

Buscando minimizar os impactos e a insegurança financeira nesse início de ano, a Foregon lança a série “Comece o Ano no Azul”, que reuniu profissionais e empresas com o objetivo de melhorar a vida das pessoas endividadas e vulneráveis.

“Como consumidores, somos constantemente bombardeados por informações e emoções, como o medo de ficarmos de fora de novidades ou tendências que nos cercam a todo momento. Vivemos em um mundo de informações rápidas e dinâmicas, o que muitas vezes leva a adquirirmos coisas sem real necessidade”, explica o psicólogo financeiro Celso Sant’Ana.

Sant’Ana ressalta que é possível tomar decisões financeiras sábias por meio do entendimento e da mudança de comportamento ao consumir e investir.

Essa visão também é compartilhada pelo educador financeiro Rafael Immediato, que encontrou coragem em sua própria história para mudar a vida de outras pessoas com problemas financeiros. “Muitas vezes, temos a falsa sensação de que gastamos pouco, mas isso não justifica as dívidas ou a falta de dinheiro. Colocando no papel, podemos comprovar que há dinheiro sendo desperdiçado”, afirma Immediato.

É importante encarar o problema de frente, segundo a psicóloga financeira Luanny Batista. “Temos o hábito de evitar lidar com algumas questões, protelando ações que poderiam ser menos dolorosas. A relação do brasileiro com o dinheiro ainda é um tabu, e isso está profundamente relacionado ao que sentimos e vivenciamos dentro de nossos lares.”

“Fórmulas mágicas não existem. Se você deseja começar o ano no azul, é preciso planejar com pelo menos doze meses de antecedência. Ou seja, para estar no azul em março de 2024, é necessário começar hoje”, complementa Felipe Tapi, educador financeiro.

Os vídeos com dicas e orientações já estão disponíveis no canal da Foregon e abordam tanto desafios conhecidos, como o score de crédito, quanto informações menos difundidas, como o cadastro positivo.

“Fazemos uso de dados para transformar a vida das pessoas que buscam crédito e das empresas que o concedem. O histórico financeiro diz muito sobre uma pessoa, e é por meio dele que as chances de concessão de crédito são ampliadas e os riscos de inadimplência são reduzidos. O cadastro positivo é um aliado, um banco de dados de bons hábitos financeiros”, finaliza Fernando Assunção, Gerente de Dados e Analytics da Quod.

Conteúdo produzido pela Foregon com a participação de Luanny Batista – Psicóloga Comportamental, Felipe Tapi – Educador Financeiro, Celso Sant’Ana – Psicólogo Comportamental e Mestre em Finanças, Rafael Immediato – Fundador do Disciplina Financeira e Fernando Assunção – Gerente de Dados e Analytics da Quod.

Entrar em contato

Gostaria de conversar conosco?

Combinamos o conhecimento sobre nossos usuários e a tecnologia para gerar um fluxo qualificado de clientes para os nossos parceiros.

Para solicitações de imprensa, entre em contato com nossa equipe:

Entrar em contato

Mais recentes

Mercado

Encontro Nacional de Empreendedores 2023: conheça o evento apoiado pela Foregon

Ler matéria completa

Institucional

Foregon passa por rebranding e apresenta nova marca para o mercado

Ler matéria completa

Mercado

Foregon reúne especialistas financeiros para combater alta da inadimplência

Ler matéria completa
Ver todos os conteúdos