Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

81,8% das famílias brasileiras possuem dívidas com o cartão de crédito; entenda

Escrito por Nara Lima

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Brasil chegou ao fim do primeiro semestre de 2021 com a maior proporção de famílias endividadas em mais de uma década.

Iniciada em 2010, a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) registrou que 69,7% dos brasileiros tinham dívidas no mês passado, em junho, apresentando uma alta de 1,7 ponto porcentual em relação a maio, quando essa proporção era de 68,0%.

Comparado com junho de 2020, quando o total de endividados somava 67,1%, foi possível analisar um aumento de 2,5 pontos.

A pesquisa é realizada considerando as contas em aberto em diversas modalidades, como cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, prestação de carros e, principalmente, o cartão de crédito.

O que você procura?

Cartão de crédito e famílias brasileiras

Segundo a CNC, o orçamento das famílias brasileiras tem sido comprometido pela situação atual do país, na qual a inflação elevada e a redução no pagamento do Auxílio Emergencial pelo governo dificultam a realização de atividades básicas, como alimentação e pagamento de dívidas.

A Peic informou que, em junho de 2021, 81,8% das famílias brasileiras tinham como principal tipo de dívida o cartão de crédito. Dados preocupantes para a população e instituições financeiras.

Isso acontece, pois os juros altos dessa modalidade tornam-se grandes obstáculos para que os consumidores consigam quitar suas dívidas. Geralmente, quem não consegue pagar o valor total da fatura, decide empurrar a dívida para frente, essa movimentação é chamada de rotativo do cartão de crédito, que contam com taxas em torno de 300% ao ano.

  • Como pagar a dívida do cartão de crédito? Vejas as dicas
  • Vai negociar dívidas de cartão de crédito? Confira as nossas dicas

Gostou do conteúdo?

Para ficar por dentro das notícias, informações e novidades a respeito do mundo das finanças, não deixe de seguir a Foregon nas redes sociais (Instagram, Facebook e YouTube) e acompanhar o nosso blog.

Nos vemos em breve!

Compartilhe

Escrito por:

Nara Lima
UX Writer

Formada em Publicidade e Propaganda pela UniFAI, a Nara trabalha com redação profissional desde 2019. Além disso, já trabalhou com atendimento ao público e fez pesquisas para o governo pelo IBGE, aprendizados que leva hoje para sua escrita focada na experiência do usuário da Foregon.