Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

81,8% das famílias brasileiras possuem dívidas com o cartão de crédito; entenda

Por Nara LimaPublicado em

De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Brasil chegou ao fim do primeiro semestre de 2021 com a maior proporção de famílias endividadas em mais de uma década.

Iniciada em 2010, a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) registrou que 69,7% dos brasileiros tinham dívidas no mês passado, em junho, apresentando uma alta de 1,7 ponto porcentual em relação a maio, quando essa proporção era de 68,0%.

Comparado com junho de 2020, quando o total de endividados somava 67,1%, foi possível analisar um aumento de 2,5 pontos.

A pesquisa é realizada considerando as contas em aberto em diversas modalidades, como cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, prestação de carros e, principalmente, o cartão de crédito.

Cartão de crédito e famílias brasileiras

Segundo a CNC, o orçamento das famílias brasileiras tem sido comprometido pela situação atual do país, na qual a inflação elevada e a redução no pagamento do Auxílio Emergencial pelo governo dificultam a realização de atividades básicas, como alimentação e pagamento de dívidas.

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

A Peic informou que, em junho de 2021, 81,8% das famílias brasileiras tinham como principal tipo de dívida o cartão de crédito. Dados preocupantes para a população e instituições financeiras.

Isso acontece, pois os juros altos dessa modalidade tornam-se grandes obstáculos para que os consumidores consigam quitar suas dívidas. Geralmente, quem não consegue pagar o valor total da fatura, decide empurrar a dívida para frente, essa movimentação é chamada de rotativo do cartão de crédito, que contam com taxas em torno de 300% ao ano.

Gostou do conteúdo?

Para ficar por dentro das notícias, informações e novidades a respeito do mundo das finanças, não deixe de seguir a Foregon nas redes sociais (Instagram, Facebook e YouTube) e acompanhar o nosso blog.

Nos vemos em breve!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Cartão de Crédito Santander SX: Cashback e Descontos

Como solicitar o Cartão de Crédito Santander SX Visa

Cartão de Crédito Santander SX: Todos os Benefícios Visa Gold

Como solicitar o Cartão de Crédito Nubank Mastercard

Cartão de Crédito Nubank: Anuidade Grátis

Como solicitar o Cartão de Crédito Itaucard Click Mastercard

Cartão de Crédito Click Itaú: crédito e débito em um só cartão

Click Itaú, seu cartão de crédito em um Click