Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Empréstimo com garantia de imóvel: Conheça a modalidade

Por Guilherme GadelhaPublicado em

O empréstimo com garantia de imóvel tem se tornado cada vez mais popular no Brasil. A sua crescente procura deve-se ao fato das parcelas e taxas serem mais acessíveis ao consumidor.

No entanto, para conseguir esse tipo crédito é preciso se atentar à algumas exigências. Quer saber quais são elas e as vantagens oferecidas? É só continuar a leitura do texto de hoje.

Empréstimo com garantia de imóvel: O que é

Este tipo de crédito é bastante parecido com o empréstimo com garantia de automóvel, No entanto, ao invés de alienar o seu carro, você oferece o seu imóvel para o banco a fim de garantir o pagamento em casos de imprevistos. Lembrando que além da sua casa, você também pode oferecer estabelecimentos comerciais.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Mesmo que o banco exija a quitação do imóvel para fazer o empréstimo, é possível vendê-lo durante o pagamento do mesmo. Contudo, o processo é diferente dos procedimentos tradicionais.

Neste caso, ao encontrar um comprador do seu imóvel, você precisa especificar que o dinheiro obtido será para a quitação da dívida. Mesmo que o processo demore até 30 dias, o comprador quitará o saldo e irá esperar o banco retirar a alienação do bem.

Antes de solicitar o seu empréstimo, é importante avaliar se compensa ou não. Caso surja algum imprevisto, existe uma grande possibilidade de você perder o seu imóvel, o que causará um imenso prejuízo para o seu bolso e família.

Como solicitar empréstimo com garantia de imóvel?

Por conta das várias ofertas existentes no mercado, o primeiro passo é buscar por uma instituição financeira que ofereça condições que se encaixam com as suas necessidades.

Após escolher onde fazer o seu empréstimo, a empresa responsável pelo crédito irá fazer uma análise do seu perfil. Depois de concluir que você será capaz de arcar com a dívida, o banco irá marcar uma avaliação para checar a condição do imóvel.

A análise e avaliação deu certo?! Ótimo! Agora é hora das papeladas. Antes de assinar o contrato, é importante lê-lo com atenção. Depois de toda a burocracia, o seu crédito será aprovado.

É importante ter cuidado

Ao decidir fechar negócio, não se esqueça que o seu imóvel será alienado à instituição financeira. Parcelas atrasadas podem permitir que o banco leiloe o seu imóvel para conseguir de volta o dinheiro emprestado.

Fora isso, vale lembrar que o imóvel só pode ser alienado uma vez por operação, ou seja, não é possível fazer outro empréstimo com garantia de imóvel enquanto um estiver em vigor.

Outro ponto que vale a sua atenção, é em relação ao valor do empréstimo, que não pode ultrapassar 60% do valor do imóvel.

Fora esse tipo de crédito, existem outra opções disponíveis no mercado, como o empréstimo consignado e consignado com garantia de FGTS. Caso você esteja negativado e deseja saber se é possível fazer empréstimos mesmo assim, você pode clicar aqui para ter mais informações sobre o assunto.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Guilherme Gadelha

Publicitário e Redator na Foregon. Gosta do universo financeiro e tem a escrita como hobby e profissão.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Saiba o que a nova lei do Superendividamento muda na sua vida

Conheça o empréstimo com garantia de veículo do Banco do Brasil

BB Crédito Estruturado: conheça o empréstimo que usa seus investimentos como garantia

Banco do Brasil: conheça a modalidade de Empréstimo Automático

Está precisando de uma grana extra? Faça a antecipação do 13º salário

Pensou em solicitar um empréstimo? Confira 5 cuidados que você deve ter

Como fazer portabilidade de empréstimo para o Banco do Brasil

Empréstimo consignado: confira dicas para não cair em armadilhas