Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Melhores Bandeiras de Cartão de Crédito em 2024 💳

Guilherme DornelesPublicado em

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Explore também: Melhores cartões de crédito de 2024 || Melhores cartões de crédito sem anuidade || Melhores cartões de crédito aprovados na hora || Melhores cartões de crédito pré-pago

Já ouviu falar em bandeiras de cartão de crédito, como Mastercard e Visa, mas não sabe o que elas realmente representam?

Veja agora mesmo para o que elas servem e conheça as cinco principais bandeiras de cartão de crédito.

Você encontra nesse artigo:

O que são as bandeiras de cartão de crédito?

A bandeira do cartão de crédito representa a empresa que é responsável pela transação da venda, ou seja, o responsável pelo processamento de informações da compra, como o valor e as parcelas.

Ela transfere todos esses dados para o banco emissor daquele cartão de crédito, sendo intermediadora da compra entre o estabelecimento e a instituição financeira.

Além disso, a bandeira determina em qual maquininha de cartão a compra será aprovada e se o cartão de crédito é nacional ou internacional. Sendo assim, quanto mais popular a bandeira do seu cartão for, maiores são as chances dele ser aceito em mais estabelecimentos.

Para encontrá-la, basta identificar o símbolo no canto inferior direito do seu cartão de crédito. Se não achar, saiba que o seu cartão é Private Label, ou seja, emitido por lojas, supermercados e afins.

Bandeiras de cartão de crédito: conheça as 6 principais

No Brasil existem algumas bandeiras de cartão de crédito que são mais conhecidas e utilizadas pelos brasileiros.

Conheça as 6 principais e suas variações:

Mastercard

A bandeira Mastercard é a mais aceita no Brasil e no mundo, tendo abrangência em mais de 210 países, e conta com mais de 700 milhões de cartões emitidos.

Ela conta com o programa de recompensas Mastercard Surpreenda, que te dá 1 ponto a cada compra com o seu cartão de débito, crédito ou pré-pago, para você acumular e trocar por produtos e serviços, e disponibiliza quatro categorias (variantes) atendendo diferentes tipos de público.

Além disso, na bandeira Mastercard pode existir a Maestro, utilizada para cartões de débito. Ou seja, seu cartão pode contar com duas bandeiras caso seja de débito e de crédito.

Conheça as quatro categorias da bandeira Mastercard e seus respectivos benefícios:

  • Mastercard Standard Internacional: ideal para quem está iniciando uma relação com o crédito e para as compras do dia a dia. Oferece benefícios, como: atendimento 24 horas para situações de emergência, sistema de pontos para trocar por produtos, segurança e flexibilidade nos pagamentos e cobertura nacional e internacional;
  • Mastercard Gold: ideal para as compras do dia a dia e para economizar com o programa Surpreenda. Oferece benefícios, como: seguro proteção de preço, proteção por dano acidental ou roubo de uma compra, extensão de prazo de garantia de produtos, economia em cinemas e restaurantes e atendimento 24 horas para situações de emergência;
  • Mastercard Platinum: opção para quem gosta de viajar e de acumular pontos para trocar por produtos e serviços. Oferece benefícios, como: sistema de pontos, ofertas especiais, assistente pessoal 24 horas por dia em viagens, seguro médico em viagens e muito mais;
  • Mastercard Black: perfeito para quem gosta de viajar e obter benefícios exclusivos. Oferece serviços, como: salas VIPs em aeroportos, sistema de pontos para trocar por ofertas especiais, concierge 24 horas por dia durante a sua viagem, seguros e muito mais.

Visa

Considerada uma das principais bandeiras de cartão de crédito, a Visa também é aceita em milhões de estabelecimentos ao redor do mundo, estando presente em mais de 200 países e já emitiu mais de 1 bilhão de cartões até hoje.

Com ela, você tem acesso ao programa de recompensas Vai de Visa, que oferece ofertas, promoções e benefícios exclusivos para quem é cliente da bandeira, e pode escolher entre quatro categorias, dependendo do seu perfil de consumidor.

Conheça as variantes da bandeiras de cartão de crédito Visa e seus respectivos benefícios:

  • Visa Classic Internacional: ideal para as despesas do dia a dia e compras online e internacionais. Conta com benefícios, como: atendimento 24 horas para situações de emergência, Visa Checkout, seguro médico em viagens, substituição emergencial do cartão, acesso ao programa Vai de Visa e muito mais;
  • Visa Gold: para quem busca um cartão de crédito versátil para as compras do dia a dia e em viagens. Oferece vantagens, como: seguro para veículos de locadora, proteção de preço, atendimento 24 horas para situações de emergência, Visa Checkout, seguro médico em viagens e muito mais;
  • Visa Platinum: opção para quem preza por coberturas para compras e benefícios em viagens. Oferece serviços, como: assistência pessoal de concierge, ofertas especiais em restaurantes e shoppings, assistência pessoal 24 horas por dia, benefícios em diversos hotéis e muito mais;
  • Visa Infinite: com essa bandeira você conta com serviços, como: salas VIPs em aeroportos, proteção contra perda de conexão, assistência pessoal de concierge, ofertas especiais em restaurantes e shoppings, seguros, entre outros.

Score Grátis é na Foregon!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF Grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Elo

Fundada em 2011, a bandeira Elo está presente em mais de 185 países, em aproximadamente 35 milhões de estabelecimentos, sendo uma boa opção para quem gosta de viajar e fazer compras físicas e online.

Com ela, você tem acesso ao Programa Elo Flex, que permite você escolher as vantagens do seu cartão de crédito, dependendo do seu perfil, e tem à disposição quatro categorias com diferentes benefícios.

Conheça as variantes da bandeira Elo e veja qual está mais de acordo com você:

  • Elo Básico Internacional: aceitação internacional, promoções e prêmios, ofertas e descontos;
  • Elo Mais: até 5 benefícios Elo Flex, mais de 18 opções para personalizar o seu cartão (desde bônus para celular até seguros para suas compras), promoções, descontos e prêmios;
  • Elo Grafite: até 5 benefícios Elo Flex, mais de 22 opções para personalizar o seu cartão (desde serviços de streaming até assistência para seu animal de estimação), promoções, descontos e prêmios;
  • Elo Nanquim: até 8 benefícios Elo Flex, mais de 24 opções para personalizar o seu cartão, promoções, prêmios e descontos.

American Express

A bandeira do cartão de crédito American Express, conhecida como Amex, é uma das mais populares do mundo, sendo voltada para clientes de alta renda.

Essa opção é aceita em milhões de estabelecimentos ao redor do mundo e conta com cobertura nacional e internacional.

Com ela, você também tem acesso ao programa de pontos Membership Rewards, que te oferece pontos a cada compra gasta na função crédito e pode escolher entre três categorias, dependendo do seu perfil.

Conheça as variantes da bandeira Amex e seus respectivos benefícios:

  • American Express Green Card: limite de crédito flexível, ofertas exclusivas em diversos estabelecimentos, seguros para o seu dia a dia e viagens, salas VIPs em aeroportos, programa de recompensas Membership Rewards, e muito mais;
  • American Express Gold Card: limite de crédito flexível, ofertas exclusivas em estabelecimentos, seguros e assistências, descontos em alugueis de carro, serviço de motorista, programa de recompensas, Passaporte Amex e muito mais;
  • The Platinum Card: limite de crédito flexível, ofertas em estabelecimentos, seguros e assistências, salas VIPs em aeroportos, pontos que nunca expiram, atendimento personalizado em viagens, serviço de Concierge, vantagens em hotéis e resorts luxuosos, entre outros.

Hipercard

Apesar de muito popular, a bandeira Hipercard foi descontinuada no ano de 2019. Os antigos clientes da bandeira tiveram seus cartões substituídos por cartões da bandeira Mastercard Platinum, que tornou possível as compras dentro e fora do país.

Diners Club

Outra bandeira de cartão para quem gosta de viajar com frequência é a Diners Club. Além de ser internacional, ela conta com salas VIPs em aeroportos e diversos outros benefícios exclusivos, como descontos e ofertas especiais em estabelecimentos parceiros.

Com ela, você tem acesso a seguros e assistências durante as suas viagens e também pode contar com programa de pontos para trocar por produtos, serviços e passagens aéreas.

Para que serve a bandeira de cartão?

As bandeiras de cartões de crédito são responsáveis por validar as compras nas maquininhas e processar as informações. É importante ressaltar que elas não são responsáveis por taxas ou juros dos cartões de crédito, visto que os emissores dos cartões são as operadores.

Diferença entre operadora e bandeira do cartão de crédito

Muitos brasileiros acabam confundindo as funções das operadoras e bandeiras de cartão. Para tirar todas as dúvidas, confira detalhes sobre cada uma delas:

  • Operadoras: são as instituições responsáveis por emitir o cartão de crédito, definir taxas, anuidades, juros rotativos, limite de crédito, aprovação na análise da fatura, entre outros serviços, como fazem os bancos e as financeiras.;
  • Bandeira: são empresas mediadoras das operações de compra e venda entre lojista e banco.

Afinal, qual é a melhor bandeira de cartão de crédito?

A melhor bandeira de cartão de crédito é a que possui uma ampla aceitação no Brasil e no exterior e oferece benefícios de acordo com o seu perfil.

Por exemplo, se você está entrando no mercado de crédito agora, os cartões das categorias iniciais, como Mastercard Standard, Visa Classic e Elo Básico Internacional, podem ser interessantes.

Por outro lado, se você já possui um bom relacionamento com os bancos e está disposto a desembolsar um valor mensalmente em troca de melhores serviços, os cartões como Mastercard, Visa Gold e Elo Grafite, podem ser atrativos.

Por fim, caso você tenha um alto poder aquisitivo e preza por vantagens exclusivas em suas viagens, as categorias Platinum, Infinite e Nanquim são as melhores opções.

Perguntas frequentes

Quais são as bandeiras de cartão de crédito?

Mastercard, Visa, Elo, American Express e Hipercard.

Quantas bandeiras de cartão existem no mundo?

Existem mais de 50 bandeiras de cartão espalhadas pelo mundo.

Qual a bandeira de cartão mais usada no Brasil?

A Visa e a MasterCard são as principais bandeiras de cartão de crédito no Brasil. A disputa entre elas é bastante acirrada. Em 2016 a Visa perdeu o posto de primeiro lugar para a MasterCard.

Qual o melhor cartão de crédito de bandeiras?

Existem diversas opções de cartões de crédito disponíveis no mercado. As bandeiras Visa, Mastercard e American Express são consideradas as melhores.

Qual é a bandeira do cartão Nubank?

Todos cartões do Nubank são da bandeira Mastercard.

Compartilhe

Escrito por:

Guilherme Dorneles
Especialista em SEO

Guilherme Dorneles é Especialista em SEO na Foregon desde 2022, e traz consigo uma década em produção de conteúdo e gestão de tráfego orgânico. Formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Franciscana e com MBA em Liderança, Inovação e Gestão 3.0 pela PUCRS, Guilherme tem uma paixão secreta por planilhas financeiras meticulosamente preenchidas.