Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Parcelamento sem juros no cartão de crédito: como funciona?

Por Camila SilveiraPublicado em

O parcelamento sem juros no cartão de crédito é muito praticado pelos comerciantes e, automaticamente, pelos consumidores. Afinal, quem nunca passou na frente de uma loja e se deparou com um determinado produto em até 10 vezes sem juros? O que muitas pessoas não sabem, é que esse parcelamento gera uma certa polêmica.

Segundo os especialistas de pagamento, nunca houve isenção de juros no parcelamento no cartão de crédito. Em um certo momento da compra, o cliente terá de arcar com algum custo extra, seja ele direcionado para uma instituição financeira, administradora de cartão de crédito ou para o próprio lojista.

Parcelamento sem juros no cartão de crédito: como funciona?

Consumidores/Clientes:

Para poder parcelar um produto, o dono da loja paga uma taxa para a empresa que opera a máquina de cartão e, na maioria das vezes, esse pagamento precisa ser adiantado. Portanto, o vendedor aplica esses custos no valor da parcela, para não correr o risco de não pagar as taxas da operação.

Portanto, quando o dono da loja oferece um desconto para o pagamento à vista, tem a ver com as taxas da máquina de cartão que não precisarão ser cobradas naquele momento. Em vista disso, o ideal é pagar o valor integral do produto e negociar um desconto com o dono da loja.

Administradoras de cartão de crédito:

Portanto, a empresa responsável pela administração do cartão de crédito cobra uma taxa do comerciante para cada transação realizada na máquina de cartão e, consequentemente, os donos das lojas elevam os valores dos produtos vendidos a prazo. Além do mais, mesmo que o vendedor não ofereça descontos para pagamentos à vista, os juros ainda estarão aplicados.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Bancos e instituições financeiras:

Os bancos e as instituições financeiras recebem todo esse dinheiro da venda. É importante ressaltar que o cartão de crédito é um dos produtos financeiros mais caros, portanto, quando o cliente atrasa o pagamento da fatura ou paga o valor mínimo, ele tem de pagar as altas taxas de juros para o banco.

O que você paga no parcelamento do cartão de crédito?

  • Multa por atraso de até 2%: cobrada a partir do primeiro dia de atraso e não é acumulativa;
  • Juros por atraso de até 1%: juros de mora cobrado a partir do primeiro dia de atraso e não é acumulativo;
  • Pagamento parcial: caso o consumidor não pague o valor integral da fatura, é cobrado cerca de 10% ao mês.

Conteúdos relacionados:

Restou alguma dúvida? Deixe um comentário e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Itaucard Click Visa Platinum: conheça todos os benefícios e peça já o seu

5 dicas para se planejar a longo prazo

Score Serasa: conheça a nova função de bloqueio e desbloqueio de consultas

Conheça 5 aplicativos que enviam dinheiro para o exterior

Quais mudanças o Open Banking traz para a nossa vida financeira?

BRL: entenda o que essa sigla significa na sua fatura do cartão

Corte 17 despesas mensais que podem se transformar em renda extra

Aplicativos para aumentar score de crédito: verdade ou mito?