Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Parcelamento sem juros no cartão de crédito: como funciona?

Escrito por Camila Silveira

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

O parcelamento sem juros no cartão de crédito é muito praticado pelos comerciantes e, automaticamente, pelos consumidores. Afinal, quem nunca passou na frente de uma loja e se deparou com um determinado produto em até 10 vezes sem juros? O que muitas pessoas não sabem, é que esse parcelamento gera uma certa polêmica.

Segundo os especialistas de pagamento, nunca houve isenção de juros no parcelamento no cartão de crédito. Em um certo momento da compra, o cliente terá de arcar com algum custo extra, seja ele direcionado para uma instituição financeira, administradora de cartão de crédito ou para o próprio lojista.

O que você procura?

Parcelamento sem juros no cartão de crédito: como funciona?

Consumidores/Clientes:

Para poder parcelar um produto, o dono da loja paga uma taxa para a empresa que opera a máquina de cartão e, na maioria das vezes, esse pagamento precisa ser adiantado. Portanto, o vendedor aplica esses custos no valor da parcela, para não correr o risco de não pagar as taxas da operação.

Portanto, quando o dono da loja oferece um desconto para o pagamento à vista, tem a ver com as taxas da máquina de cartão que não precisarão ser cobradas naquele momento. Em vista disso, o ideal é pagar o valor integral do produto e negociar um desconto com o dono da loja.

Administradoras de cartão de crédito:

Portanto, a empresa responsável pela administração do cartão de crédito cobra uma taxa do comerciante para cada transação realizada na máquina de cartão e, consequentemente, os donos das lojas elevam os valores dos produtos vendidos a prazo. Além do mais, mesmo que o vendedor não ofereça descontos para pagamentos à vista, os juros ainda estarão aplicados.

Bancos e instituições financeiras:

Os bancos e as instituições financeiras recebem todo esse dinheiro da venda. É importante ressaltar que o cartão de crédito é um dos produtos financeiros mais caros, portanto, quando o cliente atrasa o pagamento da fatura ou paga o valor mínimo, ele tem de pagar as altas taxas de juros para o banco.

O que você paga no parcelamento do cartão de crédito?

  • Multa por atraso de até 2%: cobrada a partir do primeiro dia de atraso e não é acumulativa;
  • Juros por atraso de até 1%: juros de mora cobrado a partir do primeiro dia de atraso e não é acumulativo;
  • Pagamento parcial: caso o consumidor não pague o valor integral da fatura, é cobrado cerca de 10% ao mês.

Conteúdos relacionados:

Restou alguma dúvida? Deixe um comentário e até a próxima!

Compartilhe

Escrito por:

Camila Silveira
Redatora júnior

Seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.