Cartão Virtual ou Cartão Físico: Qual é a Diferença?
Escrito por Sabrina Vansella
Atualizado emNão entendeu qual a importância de ter um cartão virtual mesmo tendo o cartão físico? Existem algumas semelhanças e diferenças que fazem com que os dois sejam úteis no dia a dia. Continue a leitura e tire suas dúvidas.
O que você procura?Qual a diferença entre o cartão virtual e cartão físico?
O cartão físico é um tipo de cartão de plástico que é emitido por instituições financeiras e bancos e que pode ser utilizado para realizar compras, saques e outras transações. Ele é chamado de "físico" porque é um objeto tangível, utilizado em maquininhas e guardado na carteira ou em outro local seguro.
Existem diversos tipos de cartões físicos, como cartões de crédito, débito e pré-pagos. Cada um deles tem suas próprias características e funcionalidades, mas todos permitem que o usuário realize transações financeiras de maneira rápida e prática.
O cartão virtual, por outro lado, é aquele que não possui forma física e é utilizado apenas em compras online. Ele é emitido pelas mesmas instituições financeiras que emitem as versões físicas e possui uma sequência de números que pode ser usada somente para realizar transações eletrônicas, como compras pela internet, pagamentos de serviços e assinaturas.
Uma das principais diferenças entre o cartão virtual e o físico é que o primeiro só pode ser usado em compras online, enquanto o segundo é utilizado tanto em lojas virtuais quanto físicas, bastando apenas apresentá-lo no momento da transação.
Outra observação é que, diferentemente do cartão físico, o virtual fica armazenado em um aplicativo de banco ou carteira digital, podendo ser acessado somente de forma eletrônica.
Por que o cartão virtual é mais seguro para compras online?
Muitas instituições financeiras oferecem o cartão virtual de graça para que seus clientes possam realizar compras online com mais segurança, protegendo-se contra fraudes e clonagem de cartão.
Uma das razões pelas quais o cartão virtual é considerado mais seguro é que os dados dele só existem temporariamente, durante a transação.
Depois que a compra é finalizada, essas informações são descartadas, o que dificulta o rastreamento do cartão. Além disso, os usuários podem conferir as informações sobre cada transação através do aplicativo da instituição financeira.
Quer entender mais sobre os cartões virtuais? Confira este vídeo que preparamos para você:
Como usar o cartão virtual?
Até agora, você deve ter compreendido a diferença entre o cartão virtual e o físico. Agora, vamos ensinar como utilizar a versão virtual do seu cartão.
Cartão virtual Neon
Se você já tem uma conta ativa na Neon, não precisa se preocupar em criar um novo cartão virtual. Ele já está disponível para uso. Para acessá-lo, basta:
- Abrir o aplicativo da Neon (iOS | Android);
- Clicar em "Cartões" e escolher a opção "cartão virtual";
- Depois, basta copiar o número do cartão virtual para utilizá-lo em compras online e assinaturas de serviços, como Netflix, Steam, Mercado Livre, Spotify, Uber, 99, iFood e outros. É simples e prático!
Cartão virtual Nubank
- Abra o App Nubank (iOS | Android);
- Na seção "Meus cartões, escolha a opção "Cartão Virtual"
- Digite sua senha de 4 dígitos (a mesma utilizada na maquininha de cartão)
- Depois disso, seu cartão virtual será gerado e as informações, como o número do cartão, o nome do titular, a data de vencimento e o código de segurança (CVV), serão exibidas na tela.
Cartão virtual Santander
- Abra o aplicativo Way (iOS | Android);
- Toque no botão "Usar Cartão Online"
- Copie e cole o número e os dados do cartão no site ou app onde deseja comprar;
- Depois disso, suas compras online ficarão ainda mais seguras.