Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Site do Banco Central disponibiliza relatórios da sua vida financeira

Escrito por 

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Sabe aquela dívida que você esqueceu de pagar há anos e nem lembra mais do que se trata? Agora você pode consultar um relatório completo sobre a sua vida financeira através do site do Banco Central. Quer saber mais? Então continue com a gente. 

O que você procura?

Site do Banco Central disponibiliza relatórios financeiros

O Banco Central lançou recentemente uma aba em seu site na qual os usuários podem acessar informações sobre a sua vida financeira. Ou seja, serviços financeiros e dívidas que você possui registrados em seu nome. 

Confira o que você pode consultar no site: 

  • Empréstimos contratados; 
  • Financiamentos;
  • Contas abertas em bancos;
  • Investimentos;
  • Certidão negativa;
  • Operações de câmbio; 
  • Cheques sem fundo;
  • Dívidas com o Governo Federal.

A consulta pode ser feita tanto por Pessoas Físicas, como por Pessoas Jurídicas e o uso do site do Banco Central é totalmente gratuito. 

Segundo o chefe do departamento de atendimento ao cidadão do BC, João Paulo Borges: "O foco da página é permitir que essas informações sejam acessadas de maneira prática e fácil, já que, antes, esse conteúdo ficava disperso pelo site do Banco Central, dificultando a consulta." Disse ele em entrevista para o portal UOL notícias.  

O site também ensina como se regularizar 

Você pode acessar dados como:

  • Saldo devedor;
  • Modalidade de crédito (empréstimo consignado, cartão de crédito, cheque especial, dentre outros);
  • Status da dívida (se está vencida ou irá vencer).

Além dessas informações, você também pode acessar dicas de como regularizar suas dívidas ou resolver possíveis problemas relacionados às suas finanças. 

Confira as dicas de regularização oferecidas pelo site: 

  • Como regularizar situação de cheques sem fundos;
  • Como consultar o órgão federal em que você tem dívida e como saná-la;
  • Dicas de renegociação de dívidas;
  • Como solicitar correções no relatório de operações de câmbio;
  • Como obter declaração de que você não possui conta em nenhum banco.

Assistente virtual do site do Banco Central 

O Din é o assistente virtual do site do Banco Central. Com ele, você pode realizar todas essas consultas com apenas alguns cliques. 

Muitas pessoas tinham dificuldade de navegar pelo site e consultar o que precisavam. Mas, agora, basta selecionar a opção que deseja consultar que o assistente faz tudo para você.

Educação financeira

Além de todos os serviços, no site do Banco Central você encontra um caderno de educação financeira e gestão de finanças pessoais. Ele oferece diversas dicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas, a partir de atitudes comportamentais e de conhecimentos básicos sobre gestão de finanças pessoais aplicadas ao dia a dia.

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário que a gente descomplica para você! 

Até a próxima. 😉 

Compartilhe

Escrito por:

Thais Souza
Analista de Comunicação e Conteúdo

Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), a Thaís escreve desde 2019 com foco na experiência e resolução das dúvidas de seus leitores.Desde 2021, atua como Analista de Comunicação e Conteúdo na Foregon, onde trabalha na produção e melhoria de conteúdos relacionados a CPF, score de crédito, golpes e fraudes, e vazamento de dados.Além da produção de artigos, também já trabalhou com projetos para Guest Posts, notícias, posts para redes sociais, e-books e roteiros para vídeos.