Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Aprenda a contestar compras no cartão de crédito

Por Nara LimaPublicado em

A contestação de compras no cartão de crédito é uma medida utilizada para que o cliente possa reaver seu dinheiro em determinadas situações, como quando um produto comprado não é entregue e até mesmo quando uma compra não reconhecida aparece na fatura do cartão.

O que você procura?

Como contestar compras no cartão de crédito?

Primeiramente, antes do cliente contestar a compra, é indicado que ele contate a loja onde a compra foi realizada para entender ocorrido e conseguir o estorno do valor pago. Caso essa movimentação não resolva o problema, é preciso contestar a compra pelo aplicativo ou telefone do banco em questão.

Apesar de cada instituição financeira possuir protocolos distintos, geralmente a contestação de compras é feita por meio de seu App. Para não ter erros, aconselhamos que o usuário do cartão entre no site do seu banco e busque entender quais atitudes devem ser tomadas. 

Como funciona a contestação?

A contestação de uma compra é uma espécie de disputa. Isso porque após a contestação ser feita, o banco entre em contato com a loja em que a compra foi realizada para que ela reembolse o valor pago.

Caso a loja comprove que não houve falhas por parte dela, a cobrança feita é mantida na fatura e o cliente deve arcar com o seu pagamento. Agora, se o banco conseguir provar o prejuízo, é realizado o estorno da compra.

Quando posso contestar compras no cartão de crédito

Compras no cartão de crédito podem ser contestadas quando existe qualquer tipo de desacordo comercial entre o cliente e a empresa. Inclusive, segundo o Código de Defesa do Consumidor, o cliente também tem um prazo de 7 dias para desistir de uma compra e solicitar o estorno no cartão.

Dados para contestar compras no cartão de crédito

Antes de solicitar a contestação de uma compra no cartão de crédito, o cliente deve ter em mãos algumas informações. Confira quais a seguir:

  • Data da compra;
  • Valor da compra;
  • Loja em que a compra foi feita;
  • Motivo da contestação.

Qual o prazo para contestar uma compra?

Para que seja possível contestar compras no cartão de crédito, é necessário que a solicitação seja feita em até 90 dias após a realização da compra. Após esse período não é possível fazer a contestação. 

Informamos?

No Portal da Foregon você encontra diversos conteúdos que podem te ajudar a lidar com o dinheiro de uma forma mais saudável! Além disso, você também pode consultar seu score de crédito de forma gratuita e encontrar os produtos e serviços financeiros que mais se encaixam com o seu perfil!

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Cartão Black: Benefícios, Anuidade e Como Solicitar

Cartão Platinum: Requisitos, Vantagens e Como Solicitar

Cartão de Crédito Gold: Vantagens e Como Solicitar

Como Aumentar Limite do Banco do Brasil pelo WhatsApp?

Cartão de Crédito Santander SX: Cashback e Descontos Exclusivos

Como solicitar o Cartão de Crédito Santander SX Visa

Cartão de Crédito Santander SX: Troque Pontos por Produtos e Viagens

Como solicitar o Cartão de Crédito Nubank Mastercard