Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Como Contestar Compras no Cartão de Crédito? [Passo a Passo]

Escrito por Nara Lima

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

A contestação de compras no cartão de crédito é uma medida utilizada para que o cliente possa reaver seu dinheiro em determinadas situações, como quando um produto comprado não é entregue e até mesmo quando uma compra não reconhecida aparece na fatura do cartão.

O que você procura?

Por que contestar uma compra no cartão de crédito?

Ao se deparar com uma compra indevida, o consumidor tem o direito de contestá-la e solicitar o estorno do valor pago. A contestação pode ser feita em casos de fraude, cobranças indevidas ou quando o produto ou serviço não corresponde ao que foi anunciado ou contratado.

Inclusive, compras no cartão de crédito podem ser contestadas quando existe qualquer tipo de desacordo comercial entre o cliente e a empresa. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem um prazo de 7 dias para desistir de uma compra e solicitar o estorno no cartão.

Como identificar uma compra indevida?

Para contestar uma compra, o consumidor precisa identificar se ela é indevida ou não. Uma das principais formas de identificar uma compra indevida é através da análise da fatura do cartão de crédito. Se o consumidor identificar alguma cobrança desconhecida ou que não tenha autorizado, é provável que se trate de uma compra indevida.

Como funciona a contestação?

A contestação de uma compra é uma espécie de disputa. Isso porque após a contestação ser feita, o banco entre em contato com a loja em que a compra foi realizada para que ela reembolse o valor pago.

Caso a loja comprove que não houve falhas por parte dela, a cobrança feita é mantida na fatura e o cliente deve arcar com o seu pagamento. Agora, se o banco conseguir provar o prejuízo, é realizado o estorno da compra.

Como fazer a contestação?

Primeiramente, antes do cliente contestar a compra, é indicado que ele contate a loja onde a compra foi realizada para entender ocorrido e conseguir o estorno do valor pago. Caso essa movimentação não resolva o problema, é preciso contestar a compra pelo aplicativo ou telefone do banco em questão.

Apesar de cada instituição financeira possuir protocolos distintos, geralmente a contestação de compras é feita por meio de seu aplicativo. Para não ter erros, aconselhamos que o usuário do cartão entre no site do seu banco e busque entender quais atitudes devem ser tomadas.

Prazos e Procedimentos para Contestação

Para que seja possível contestar compras no cartão de crédito, é necessário que a solicitação seja feita até 90 dias após a realização da compra. Após esse período não é possível fazer a contestação.

Respeitado esse critério, o cliente deve ter em mãos as seguintes informações para iniciar o processo:

  • Data da compra;
  • Valor da compra;
  • Loja em que a compra foi feita;
  • Motivo da contestação.

O que fazer em caso de negativa da contestação?

Se a empresa emissora do cartão negar a contestação, o consumidor pode recorrer aos órgãos de defesa do consumidor ou até mesmo buscar orientação jurídica para resolver o problema.

Informamos?

No Portal da Foregon você encontra diversos conteúdos que podem te ajudar a lidar com o dinheiro de uma forma mais saudável! Além disso, você também pode consultar seu score de crédito de forma gratuita e encontrar os produtos e serviços financeiros que mais se encaixam com o seu perfil!

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Compartilhe

Escrito por:

Nara Lima
UX Writer

Formada em Publicidade e Propaganda pela UniFAI, a Nara trabalha com redação profissional desde 2019. Além disso, já trabalhou com atendimento ao público e fez pesquisas para o governo pelo IBGE, aprendizados que leva hoje para sua escrita focada na experiência do usuário da Foregon.