Aprenda a sacar o FGTS sem ter conta na Caixa
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício trabalhista criado pelo governo com a finalidade proteger o profissional que foi demitido sem justa causa. Se você nunca utilizou ele antes, veja como é possível sacar o valor sem ter conta na Caixa Econômica Federal.

O que você procura?
Você sabe como funciona o FGTS?
Todo mês, o empregador deverá depositar, em uma conta da Caixa vinculada ao contrato de trabalho, o valor correspondente a 8% do salário de cada colaborador.
Sendo assim, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço se refere ao valor total desses depósitos mensais. Por isso, em momentos específicos, você pode sacá-lo por motivos de:
- Compra do imóvel em casos de aquisição, construção, liquidação ou amortização de dívida vinculada ao contrato de financiamento habitacional;
- Doença grave;
- Catástrofe natural;
- Aposentadoria ou maior de 70 anos;
- Desempregado há mais de três anos, dentre outros.
Quem tem direito de receber?
- Trabalhadores que possuem a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e que firmaram contrato a partir de 05/10/1988;
- Trabalhadores rurais;
- Trabalhadores intermitentes;
- Trabalhadores temporários;
- Trabalhadores avulsos;
- Operários rurais que trabalham no período de colheita;
- Atletas profissionais;
- Diretor não-empregado;
- Empregado doméstico.
Como sacar sem ter conta na Caixa?
Segundo as instruções divulgadas no site do FGTS, você pode sacar o benefício trabalhista sem ter conta na Caixa apenas quando o valor do saque for igual ou inferior a R$ 3 mil.
Dessa maneira, basta ir em uma unidade lotérica, Correspondentes Caixa Aqui ou em postos de atendimento eletrônico. Contudo, você precisa levar o seu Cartão Cidadão, juntamente com a senha.

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
- Qual o prazo para sacar o FGTS após demissão?
Para que serve o Cartão Cidadão?
Este cartão disponibiliza consultas e saques dos benefícios trabalhistas e sociais, como por exemplo: Bolsa Família, FGTS, Programa Integração Social (PIS), abono salarial e seguro-desemprego.
Veja mais a respeito deste produto financeiro no artigo:
Descomplicamos?
Esperamos ter ajudado você. Qualquer dúvida que tiver sobre como sacar o FGTS sem ter conta na Caixa, comente aqui pra gente te ajudar e até a próxima!

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.
Deixe seu comentário