Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Como excluir histórico de consultas do CPF no Boa Vista e Serasa

Por Luma HolandaPublicado em

Descubra como aumentar suas chances de aprovação e outras dicas

Cadastre-se grátis para receber, dicas de produtos financeiros, recomendações, ofertas e muito mais:
Ao continuar você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Enviado!

Seus dados foram enviados com sucesso!

Ao solicitar um produto financeiro, como um cartão ou empréstimo, o seu CPF é consultado pela empresa credora para que avaliem o seu histórico como consumidor. Mas, você sabia que esse histórico de consultas, seja pelo Serasa ou Boa Vista SCPC, pode prejudicar uma futura aprovação de crédito?

As empresas credoras consultam o seu CPF com o intuito de descobrir o seu histórico financeiro, portanto, antes de conceder crédito, elas avaliam alguns quesitos, como o seu score de crédito, se há alguma dívida associada o seu CPF, quantas vezes o seu CPF foi consultado, além de outras informações referentes a sua vida financeira.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Quando o seu CPF é consultado muitas vezes, isso pode ser prejudicial em novas solicitações de crédito, pois o excesso de consultas pode gerar desconfiança nas administradoras de cartão de crédito e instituições financeiras.

Preciso excluir o histórico de consultas do meu CPF?

Sempre que você solicita algum produto ou serviço financeiro, como um empréstimo, financiamento ou cartão de crédito, o seu CPF é examinado junto aos órgãos de proteção ao crédito como o Boa Vista e Serasa.

Mesmo que o seu crédito seja aprovado, essa consulta fica registrada no seu histórico, visível para outras empresas que também venham a consultar o seu CPF e, um grande número de consultas não é bem visto, podendo até mesmo prejudicar uma possível aprovação, além de impactar negativamente o seu score de crédito.

Como posso limpar o histórico de consultas do meu CPF?

Para solicitar que o seu histórico de consultas seja excluído, você precisa ser maior de 18 anos e seguir as indicações a seguir. A solicitação deve ser feita pessoalmente em uma das agências dos Correios ou você pode levar o documento preenchido para envio.

Limpar histórico de consultas do CPF na Serasa

Para solicitar a exclusão do histórico de consultas do seu CPF na Serasa, você deverá preencher um termo e enviá-lo pelos Correios.

  • Baixe, imprima e preencha o Termo de Responsabilidade e Exclusão de Passagem, inserindo as consultas que não reconhece;
  • Assine o termo e encaminhe o documento original impresso por carta nos Correios, junto com uma cópia do seu CPF e RG (ou outro documento com foto);
  • Envie pelo Correios para a Av. Dr. Heitor José Reali, nº 360, Jardim Nova São Carlos CEP 13571-385 – São Carlos A/C Gestão de Requerimentos Administrativos.

Vale ressaltar que não é aceita assinatura eletrônica, a menos que seja autenticada em cartório com firma reconhecida.

Excluir histórico de consultas do CPF no Boa Vista

Já para solicitar a exclusão do histórico de consultas do seu CPF no Boa Vista SCPC, você precisa comparecer a um dos postos de atendimento, com os seus documentos originais com foto (RG ou CNH), além do seu número de CPF.

Caso você não resida em São Paulo, a solicitação pode ser feita pelo Correios:

  • 1º passo: autentique cópias do seu RG e CPF;
  • 2º passo: reúna cópias dos seus documentos, uma solicitação por escrito informando o seu desejo, que os seus dados de consultas do CPF sejam excluídos, e o seu endereço de e-mail, para que enviem uma resposta através dele;
  • 3º passo: assine e reconheça firma da assinatura;
  • 4º passo: envie pelo Correios para Caixa Postal 660 CEP 01031-970 – São Paulo/SP.

Limpar histórico de consultas do CPF aumenta o score?

Excluir o histórico de consultas nos bureaus de crédito pode ser uma boa alternativa quando você for solicitar um produto ou serviço financeiro no mercado de crédito mas já possui muitas consultas em seu CPF.

Porém, no médio prazo, essa ação não é relevante para o cálculo do seu score. Além disso, quanto mais informações os bureaus tiverem sobre você, melhor. Quando você faz a exclusão desses dados, as empresas não conseguem saber como você se relaciona com o mercado e quais são seus hábitos financeiros, o que pode prejudicar sua busca por crédito.

Se você deseja aumentar o seu score, existem maneiras mais eficientes para isso, como: pagar suas contas em dia, não fazer muitas solicitações de crédito em um curto período de tempo, comprar parcelado e manter o Cadastro Positivo atualizado. Confira essas e outras dicas valiosas de como aumentar seu score no artigo que separamos para você:

Perguntas frequentes (FAQ)

O que é

Reconhecer firma quer dizer reconhecer assinatura. Antes de fazer o reconhecimento, é necessário "abrir" firma em um cartório de notas, ou seja, registrar a assinatura. É necessário levar os documentos pessoais.

É possível excluir o histórico de consultas do CNPJ?

Não é possível excluir o histórico de consultas do CNPJ, apenas do CPF.

Descomplicamos?

Depois de ler o nosso artigo, ainda ficou com alguma dúvida sobre a solicitação de exclusão do histórico de consultas ao seu CPF? Não se preocupe! Comente aqui embaixo que nós te ajudamos a descomplicar.

Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Luma Holanda

Jornalista, Analista de Marketing, Editora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon. Acredita que a vida das pessoas pode melhorar através da educação financeira e, por isso, se dedica em levar as melhores notícias e dicas sobre finanças às centenas de milhares de leitores de Foregon. Luma preza pela veracidade das informações e busca auxiliar leitores na compreensão de tudo acerca das suas finanças.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Reconhecimento facial: o que é e como funciona

Anywhere office: conheça o novo modelo de trabalho flexível

Pix: da facilidade nas transações ao crescimento nos golpes e mudança nas regras

Hotmart realmente dá dinheiro? Descubra agora mesmo

Iti Itaú: como ganhar dinheiro com a carteira digital

5 práticas de gestão financeira para empresas de sucesso

Saiba como remover os dados do cartão de crédito no Google Chrome

5 livros que mudarão sua vida financeira