Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Como Funciona o Empréstimo do FGTS? Vantagens e como Solicitar

Por Thais SouzaPublicado em

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Se você está negativado ou precisa de dinheiro rápido com menores taxas de juros, a antecipação do FGTS pode ser uma ótima opção. Por meio desse tipo de empréstimo, você recebe parte do saldo do FGTS e não precisa arcar com parcelas. Continue a leitura para entender como funciona o empréstimo do FGTS e esclareça todas as suas dúvidas!

O que você procura?

Como funciona o empréstimo do FGTS?

O empréstimo antecipação do FGTS é uma modalidade de crédito para quem tem dinheiro disponível no Fundo de Garantia e aderiu ao saque-aniversário. Basicamente, você antecipa algumas parcelas do seu FGTS de uma só vez e isso não interfere no seu planejamento financeiro, já que o pagamento é descontado diretamente do saldo que você já possui na conta.

Essa modalidade surgiu como uma alternativa para quem precisa de crédito com juros baixos e maior facilidade na aprovação.

Como as parcelas são descontadas do saldo do seu FGTS, os bancos possuem uma garantia de pagamento, o que faz com que os juros desse empréstimo sejam menores e ainda permite que pessoas negativadas solicitem e tenham altas chances de aprovação.

O Banco Central permite que as instituições financeiras ofereçam esse tipo de empréstimo, que vem se popularizando por sua facilidade e juros baixos. Cada banco define seus critérios de contratação, como o número máximo de parcelas do FGTS que o contratante pode antecipar.

Quais as vantagens do empréstimo do FGTS?

Existem diversas vantagens no empréstimo do FGTS, sendo que a maior delas é a taxa de juros reduzida quando comparada a outras linhas de crédito, como o empréstimo pessoal, por exemplo. Confira outros benefícios da linha de crédito:

  • Possibilidade de antecipação até dez parcelas anuais de saque-aniversário FGTS;
  • Você não paga parcelas, elas são descontadas automaticamente do saldo do FGTS;
  • Não há necessidade de avaliação de risco de crédito, por isso tem fácil aprovação;
  • Rapidez na contratação, normalmente o valor cai em até um dia útil;
  • Possibilidade de fazer o que quiser com o dinheiro;
  • Não precisa estar trabalhando para pedir pela antecipação;
  • Pode ter o nome sujo para fazer esse tipo de empréstimo;
  • A antecipação não atrapalha a contratação de outros empréstimos.

Quais bancos oferecem o empréstimo FGTS?

Abaixo separamos uma lista com os principais bancos que oferecem a opção de empréstimo antecipação do FGTS:

  • Banco Safra: antecipação de até sete parcelas do FGTS com taxa a partir 1,79% ao mês;
  • Banco PAN: taxas a partir de 1,49% ao mês e possibilidade de antecipar até sete parcelas anuais;
  • Banco bmg: juros a partir de 1,69% ao mês e possibilidade de antecipar até dez anos do saque-aniversário das suas contas ativas ou inativas do FGTS;
  • Caixa Econômica Federal: antecipação de até cinco anos do saque-aniversário;
  • Santander: antecipação de uma parcela anual do saque-aniversário do FGTS, com taxa de 1,89% ao mês.

Quem pode contratar a antecipação do FGTS?

Trabalhadores com carteira assinada que possuem conta do FGTS com saldo acima de R$ 300, podem optar pela antecipação do FGTS. Além disso, quem deseja contratar o empréstimo deve aderir ou já ter aderido ao saque-aniversário do FGTS.

O saque-aniversário do FGTS é uma nova modalidade de saque do benefício que foi liberada em 2019 e permite a retirada de parte do saldo das contas vinculadas do FGTS, anualmente, no mês do aniversário do trabalhador.

Vale lembrar que até então só era possível sacar o FGTS em caso de demissão sem justa causa e em casos previstos na lei, como para aquisição de moradia própria. Apesar das vantagens que o saque-aniversário oferece, é importante dizer que em caso de demissão você perde o direito de sacar o valor total do benefício e terá acesso apenas ao valor da multa rescisória de 40%.

Como contratar o empréstimo com garantia do FGTS?

Antes de mais nada, é preciso que você faça a adesão ao saque-aniversário do FGTS, uma modalidade de saque do fundo em que você pode sacar parte do valor anualmente, no mês do seu aniversário.

A adesão ao saque-aniversário do FGTS é opcional e você pode solicitar a volta para a modalidade saque-rescisão a qualquer momento. No entanto, esse processo demora dois anos. Veja abaixo como aderir ao saque-aniversário para ter acesso ao empréstimo:

Como aderir ao saque-aniversário do FGTS?

Para contratar a antecipação do FGTS, é obrigatório que você tenha aderido a esta modalidade. Se ainda não, siga o passo a passo para aderir ao saque-aniversário:

  1. Baixe o aplicativo do FGTS (Android e iOS);
  2. Faça o login com seu CPF e senha;
  3. Em "Saque-aniversário", clique para aderir à modalidade;
  4. Leia e aceite os termos e condições.

Como autorizar o banco a consultar meu FGTS?

Após escolher em qual banco você deseja contratar o empréstimo, será preciso autorizá-lo a consultar seu FGTS. Para isso, siga o passo a passo abaixo:

  1. Entre no App FGTS;
  2. Clique em "Autorizar bancos a consultarem seu FGTS";
  3. Selecione a opção "Empréstimo Saque-aniversário";
  4. Por fim, selecione o banco que você escolheu para contratar o crédito.

Contratação do empréstimo

Após realizar esses dois procedimentos, a contratação será feita diretamente com o banco escolhido. Na maioria dos bancos, é possível fazer a contratação 100% online.

Pré-requisitos para solicitar o empréstimo do FGTS

O empréstimo com garantia do FGTS não está disponível para todos os trabalhadores. Por isso, fique atento aos requisitos antes de solicitar:

  • Ter mais de 18 anos ou ser emancipado;
  • Ter saldo disponível em contas ativas ou inativas do FGTS;
  • Aderir à modalidade saque-aniversário do FGTS;
  • Ter o valor mínimo exigido pelo banco na conta do FGTS;
  • Apresentar um documento de identificação com foto.

Taxas de juros do empréstimo do FGTS

As taxas de juros cobradas na antecipação do FGTS variam entre 0,99% a 1,99% ao mês. Em outras palavras, o cliente pagará no mínimo, caso opte por antecipar uma parcela, 10% de juros no ano.

Os encargos são semelhantes aos cobrados no crédito consignado para trabalhadores privados, que costumam variar entre 1,49% a 2,61%, de acordo com dados do Banco Central, e são menores do que as do crédito pessoal, que variam, em média, de 1,79% a 8,88% ao mês.

É importante frisar que é possível antecipar até dez parcelas do fundo (dependendo da instituição financeira) e que alguns bancos, como Banco do Brasil e Caixa, impõem um valor mínimo para os saques.

Cuidados antes de contratar o empréstimo do FGTS

O educador financeiro e youtuber Wesley Martins do Se torne investidor alerta sobre alguns cuidados necessários antes de contratar um empréstimo do FGTS. Alguns deles são:

  • Busque pelo melhor CET: durante a leitura da proposta que foi enviada pelo banco, verifique atentamente o CET (Custo Efetivo Total), pois nele, mostra o valor total de juros que você irá pagar, aqui já é somado os tributos e taxas adicionais para contratar o empréstimo. Busque pelo banco que oferta o menor CET;
  • Atente-se ao prazo: verifique atentamente na proposta sobre a quantidade de parcelas que serão adiantadas para você e quanto tempo durará o desconto do pagamento do empréstimo e não esqueça de verificar o valor que será descontado em cada pagamento;
  • Contrate apenas em situações de necessidade: lembre-se que o empréstimo do FGTS é uma linha de crédito, ou seja, você está pagando para ter esse adiantamento, sendo assim, só faça se estiver precisando resolver alguma pendência financeira, situação de desemprego ou se deseja pagar uma dívida de juros maior.

Com esses cuidados, você com certeza fará uma boa escolha e protegerá melhor sua vida financeira, pois reduzirá o impacto dos juros nas suas dívidas e conseguirá quitá-las rapidamente.

Perguntas frequentes (FAQ)

Posso contratar dois empréstimos com garantia do FGTS ao mesmo tempo?

Sim, é possível, desde que você tenha o saldo mínimo disponível na conta do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para fazer as duas antecipações.

Em quanto tempo o dinheiro do empréstimo do FGTS cai na conta?

Esta linha de crédito é uma das mais rápidas do mercado financeiro. Normalmente, após a aprovação o valor cai em até 1 dia útil. Em alguns casos, o dinheiro fica disponível em poucas horas.

Como o valor do empréstimo do FGTS é descontado?

Você não precisa se preocupar com parcelas e boletos mensais. O valor é descontado do seu FGTS. O valor comprometido no empréstimo fica bloqueado porque o saque-aniversário irá direto para o banco.

Por que meu FGTS ficou bloqueado após contratar empréstimo?

O valor comprometido no empréstimo do FGTS fica bloqueado porque as parcelas irão diretamente para o banco, para quitar o crédito. O saldo fica bloqueado até o pagamento total das parcelas, mas ainda é possível utilizá-lo em situações legais de saque.

O que posso fazer com o dinheiro do empréstimo com garantia do FGTS?

Você pode usar o dinheiro do empréstimo como quiser, já que esta linha de crédito é livre e não exige justificativas para a finalidade do valor.

E aí, gostou do conteúdo?

O Portal da Foregon oferece uma gama completa de recursos financeiros, incluindo acesso gratuito ao seu score de crédito, notícias e dicas sobre finanças, bem como as melhores ofertas de produtos e serviços financeiros que se adequam ao seu perfil.

Desta forma, você pode ter acesso a informações valiosas para tomar decisões financeiras e encontrar as melhores opções de empréstimos, cartões de crédito e outros produtos financeiros que atendam às suas necessidades.

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

É simples, é rápido e totalmente de graça!

Compartilhe

Escrito por:

Thais Souza
Inside Sales

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.