Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Saldo bloqueado no FGTS: saiba os motivos e veja como resolver

Por Thais SouzaPublicado em

Está com o saldo do FGTS bloqueado? Neste artigo vamos todos os motivos que fazem com que isso aconteça e te auxiliar no desbloqueio do saldo do seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Continue a leitura e confira os detalhes.

Saldo bloqueado do FGTS: o que é? Quais as causas?

Se você entrou no seu aplicativo do FGTS e se deparou com o saldo bloqueado, isso significa que você não poderá movimentar aquele valor, ou não será possível sacar o dinheiro ou ser qualquer outra transação com ele, como fazer um com garantia do FGTS .

Porém, existem vários motivos que causam o bloqueio do saldo do FGTS. Confira abaixo quais são eles:

Você pode ter feito a divulgação antecipada do FGTS

Quando o trabalhador usa o FGTS como garantia para pedir, os valores do fundo são bloqueados para serem utilizados para quitar a dívida adquirida com o banco.

Não precisa se preocupar com o pagamento do valor feito assim que você não precisa se preocupar com o pagamento além feito você.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Essa é um relatório e marketing, no fundo, somente o referência ao valor total antecipado do relatório + comentários.

O saldo bloquear FGTS pela reserva do saque-aniversário

A modalidade de saque-aniversário permite que o trabalhador faça o saque de parte do saldo disponível no FGTS, todos os anos, no mês de seu aniversário.

No entanto, caso seja demitido sem justa causa, você ficará impedido de sacar o benefício integral, tendo direito apenas ao recebimento da multa de 40%. Todo o valor restante fica bloqueado.

Saldo bloqueado do FGTS por determinação judicial

Outro motivo para o bloqueio do saldo do FGTS é por determinação judicial. Normalmente, isso acontece quando o trabalhador precisa de uma pensão alimentícia, uma vez que, pela lei, uma pensão serve para suprir as necessidades básicas essenciais.

Por isso, fica permitida a penhora e consequente bloqueio do saldo do FGTS. Nesses casos, o Poder Judiciário ordena à Caixa Econômica Federal o pagamento da pensão com os valores depositados na conta de FGTS do devedor.

Como desbloquear o saldo do FGTS?

Em caso de bloqueio por determinação judicial

Em caso de saldo bloqueado por decisão judicial para pagamento de pensão alimentícia, só é possível fazer o desbloqueio do saldo o trabalhador bastante sua dívida com os próprios recursos. Mas atenção, para isso é necessário um ofício do Poder Judiciário determinando o desbloqueio.

Em caso de bloqueio por desconto do FGTS

Caso o trabalhador tenha feito um pagamento com garantia do FGTS, ele desbloqueará o saldo antecipe o pagamento das parcelas com seus próprios recursos. Uma vez quitado o valor, a Caixa Econômica será notificada para que se proceda ao desbloqueio do saldo.

Vale sobressair que não existe outra maneira para desbloquear o saldo e não antecipar o pagamento das parcelas do recebimento. Veja suas parcelas do anúncio: antecipar como antecipar

  1. Acesse o aplicativo do banco em que você contrata o FGTS;
  2. Encontre o seu contrato de contratação;
  3. Depois de clicar no contrato, escolha a opção "Quitar demonstração";
  4. Em seguida, gere o boleto com o saldo que está em aberto e faça o pagamento.

Caso o seu banco não disponibilize essa opção online, entre em contato por telefone ou vá uma agência para solicitar uma antecipação do pagamento.

Em caso de saque do FGTS retido pelo aniversário

Uma vez que o trabalhador opta pela modalidade não de saque-aniversário é possível fazer o saque do valor restante da conta em caso de demissão sem justa causa, o que causa o bloqueio do saldo.

Para desbloquear os casos de saldo, o trabalhador deve retornar à modalidade de rescisão. Porém, as únicas ligações fictícias foram escolhidas após os dados da modalidade.

Descomplicamos?

Você não conseguir desbloquear seu saque do FGTS para, uma alternativa é executar a Se você não resgatar um saldo. No site da Foregon você gratuitamente e ainda conhece opções de consulta e outros produtos financeiros que mais combinam com seu perfil.

Consulte seu CPF grátis e receba como melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

O que é portabilidade? Conheça todas as modalidades

Emissão cartão CNPJ: entenda o que é e como fazer

Saiba como gerar boleto bancário: para depósito em conta e empresas

Conta inativa do FGTS: o que é, como consultar e sacar?

Bradesco: renegociação de dívidas, como fazer?

Portabilidade de salário: tudo o que você precisa saber

O que é INSS? Guia completo sobre o Instituto Nacional do Seguro Social

App Itaucard: como baixar o aplicativo do banco no seu celular