Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Consulta de CPF na Boa Vista: guia completo

Por Janaína TavaresPublicado em

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Você tem o hábito de consultar o CPF para acompanhar seu comportamento financeiro? Se a resposta for não, vamos mostrar a você por que é essencial fazer esse tipo de consulta com a ajuda da Boa Vista (SCPC), um dos principais órgãos de proteção ao crédito do Brasil.

Por isso, ao longo da leitura, você vai entender como funciona a Boa Vista, quais os seus serviços, produtos e como fazer a consulta ao CPF de uma forma prática e totalmente gratuita.

O que você procura?

O que é o CPF e para que serve?

O CPF é o Cadastro de Pessoa Física, um documento essencial para qualquer cidadão brasileiro. Feito e mantido pela Receita Federal, o CPF tem como principal função identificar os contribuintes.

Composto por 11 dígitos, o CPF serve principalmente para a declaração do Imposto de Renda (IR) e também para outras situações, tais como:

  • Prestar concursos públicos;
  • Abrir uma conta no banco de sua preferência;
  • Pedir um cartão de crédito;
  • Se matricular em uma universidade, dentre outras.

Como solicitar um CPF?

A inscrição para obter esse documento pode ser feita nas agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou nos Correios, desde que o solicitante pague uma taxa de emissão no valor de, no máximo, R$ 7.

Já a inscrição pelo site da Receita Federal é gratuita, mas ela só pode ser realizada por quem tem menos de 25 anos e possua o Título de Eleitor em situação regular.

O que é a consulta ao CPF?

A consulta ao CPF é um hábito financeiro que pode facilitar muito a sua vida. Isso porque, com a ajuda desse serviço, você fica sabendo se existe alguma pendência em seu nome, por exemplo: dívidas que não foram pagas, cheques sem fundo, protestos em cartório, dentre outras restrições.

Além disso, qualquer pessoa pode consultar a situação do seu próprio CPF nos órgãos de proteção de crédito, na Receita Federal e em algumas fintechs, como é o caso da Foregon, que oferece a consulta gratuita ao score do birô de crédito Quod.

Score Grátis é na Foregon!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Por que fazer a consulta de CPF?

A consulta ao CPF vai contribuir diretamente para uma melhora da sua vida financeira, já que será possível:

  • Limpar o nome e ter acesso à negociações vantajosas para o seu bolso;
  • Diminuir as chances de fraude em seu nome;
  • Saber qual é a dívida pendente, a empresa credora e o valor do débito que precisa ser pago;
  • Descobrir qual é o seu score de crédito e muito mais.

Em outras palavras, a consulta ao CPF vai mostrar todas as informações e registros que estão vinculados ao seu cadastro como Pessoa Física.

Contudo, vale lembrar que as Pessoas Jurídicas (PJ) também podem contar com um tipo de consulta que auxilia no monitoramento da empresa.

A consulta de CNPJ, portanto, vai permitir que você acesse informações para ter mais sucesso nas vendas e conhecer melhor os seus clientes e fornecedores.

Por que o seu nome fica negativado?

O seu nome fica negativado quando você se torna inadimplente. Isso quer dizer que você, provavelmente, esqueceu de pagar alguma dívida.

Quando isso acontece, a empresa credora pode já pode entrar em contato com o birô de crédito a partir do primeiro dia de atraso no pagamento da conta.

Assim que esse contato é feito, o órgão de proteção ao crédito deve avisar, por meio do envio de uma carta, que você tem dez dias corridos para quitar a dívida ou solicitar uma negociação do débito.

Caso isso não aconteça, o CPF será incluído no cadastro da base de inadimplentes do birô de crédito.

O que é a Boa Vista (SCPC)?

A Boa Vista é uma empresa que foi criada em 2010 e nasceu por meio de uma parceria entre seis empresas.

Responsável pela administração do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), a Boa Vista também é considerada a precursora do Cadastro Positivo.

Aliás, com ela, seus clientes podem consultar o CPF, score de crédito, contar com negociação online de dívidas, dicas de economia doméstica e finanças pessoais, dentre outros.

Entretanto, como a Boa Vista é um órgão de proteção ao crédito, seu objetivo está em fornecer informações sobre inadimplência de Pessoas Jurídicas e Pessoas Físicas, o que garante decisões mais conscientes na hora de conceder crédito.

Quais os serviços oferecidos pela Boa Vista (SCPC)?

A Boa Vista disponibiliza uma série de recursos que vão muito além da consulta ao CPF. Logo abaixo, você irá conhecer um pouco mais sobre eles:

Radar Pessoal da Boa Vista

Se você quer saber qual empresa anda consultando o seu nome, a Boa Vista oferece o Radar Pessoal. Você pode experimentá-lo gratuitamente por um período de três meses para entender todas as suas principais funcionalidades:

  • Dívidas vencidas e não pagas em seu nome;
  • Empresas que consultam o seu CPF;
  • Pagamentos efetuados das dívidas vencidas;
  • Atualizações sobre sua pontuação score de crédito;
  • Situação do seu CPF junto à Receita Federal.

SOS Cheques e Documentos da Boa Vista

SOS Cheques e Documentos é um serviço 100% gratuito da Boa Vista. Ele é usado quando o cliente perdeu ou teve um documento pessoal roubado.

Dessa forma, o órgão de proteção ao crédito avisa ao mercado sua situação, reduzindo, assim,  o risco de fraudes em seu CPF.

Score de crédito da Boa Vista

O Score Boa Vista é mais uma ferramenta que ajuda as empresas a analisarem o risco de uma venda, permitindo que elas concedem crédito com mais segurança.

Portanto, quando você utiliza esse serviço, a Boa Vista calcula sua pontuação tendo como base alguns itens, como: seu comportamento de pagamentos, sua busca por crédito no mercado, suas informações cadastrais, seus pedidos de cartão ou de aumento de limite, entre outros.

Cadastro Positivo Positivo da Boa Vista

O Cadastro Positivo reúne informações dos pagamentos que você já fez ou está fazendo no momento como, por exemplo: empréstimos, financiamentos, contas de energia, água, telefone e por aí vai.

Sendo assim, ele registra todos os dados do seu histórico de crédito, transformando isso em uma nota ou pontuação. A partir disso, ele permite uma análise mais justa na hora que você solicita crédito.

Soluções da Boa Vista para empresas

Como dissemos, a Boa Vista também tem como público-alvo as Pessoas Jurídicas. Por isso, ela oferece um suporte completo para o seu negócio:

  • Consulta de CPF de terceiros para fechar um negócio;
  • Consulta de CNPJ;
  • Consulta de Cheques;
  • Segmenta;
  • Parcela Segura;
  • Data Plus;
  • Score de Crédito PF;
  • Plataforma de Cobrança;
  • Carta de Negativação;
  • Análise de Carteira;
  • Aviso Eletrônico de Débito;
  • Relatório Macroeconômico;
  • Notificação Extrajudicial;
  • Plataforma Avalie.

Como consultar o CPF na Boa Vista?

Os consumidores podem consultar o CPF pelo portal Consumidor Positivo da Boa Vista ou pelo aplicativo. Nos dois casos, será preciso fazer um breve cadastro se você ainda não é cliente dessa empresa.

Quando você concluir o cadastro, será possível conferir se existem dúvidas ativas, cheques devolvidos, protestos e até mesmo acompanhar os alertas de documentos perdidos.

Logo abaixo, preparamos um passo a passo que vai te guiar por todo o processo de consulta ao CPF pela Boa Vista:

  1. Entre no site do Consumidor Positivo e clique em "Cadastre-se";
  2. Insira o seu CPF e siga os próximos passos;
  3. Assim que finalizar o seu cadastro, você vai ver no painel principal a opção "Dívidas";
  4. É nela que você vai checar se existe ou não restrições ativas em seu nome;
  5. Caso tenha alguma dívida, a Boa Vista SCPC irá informar quais são as empresas credoras para que você consiga negociar suas pendências financeiras;
  6. Se não houver nenhuma dívida, você vai ver a mensagem "Nada consta" quando consultar o CPF pela Boa Vista.

Como fazer a consulta de CPF pelo aplicativo da Boa Vista?

  1. Instale o aplicativo Boa Vista Consumidor Positivo, disponível para iOS e Android;
  2. Digite o seu CPF e clique em "Entrar";
  3. Se você ainda não tem cadastro, selecione a opção "Cadastre-se";
  4. Insira os dados solicitados e clique em "Próximo";
  5. Logo depois, digite o código que você recebeu por SMS;
  6. Crie uma senha e clique em "Confirmar";
  7. Agora você poderá visualizar o seu score de crédito, as possíveis pendências em seu CPF, dentre outras informações.

Outros serviços do aplicativo da Boa Vista

Além da consulta ao CPF, o App da Boa Vista pode ser muito útil para você que precisa:

  • Monitorar o seu score;
  • Simular as melhores condições de empréstimos para o seu bolso;
  • Receber notificações antes de ser negativado;
  • Ver o seu histórico de pagamentos com a ajuda do Cadastro Positivo.

O que vai aparecer quando fizer a consulta de CPF pela Boa Vista?

Tanto pelo site do Consumidor Positivo como pelo aplicativo da Boa Vista, o usuário vai visualizar algumas abas importantes assim que ele fizer a consulta de CPF. Conheça todas elas, logo a seguir:

  • Dívidas: nesta primeira opção estarão todas as informações sobre suas possíveis dívidas. Caso tenha algum débito pendente, entre em contato com as empresas credoras;
  • Consultas: o usuário vai encontrar informações de quando e quem foram as empresas que consultaram seu CPF nos últimos seis meses;
  • Radar Pessoal: este serviço pago vai mostrar para você quem está fazendo pesquisa de seu nome. Ideal para evitar fraudes, ver a situação do seu CPF na Receita Federal e receber alertas por e-mail ou por SMS sobre dívidas vencidas e não pagas em seu nome;
  • Score: por outro lado, nesta aba você verá como anda a pontuação do seu score de crédito, além de conhecer dicas de educação financeira que vão te ajudar a alcançar um bom score na Boa Vista;
  • Cadastro Positivo: por último, nesta aba você terá à disposição todas as informações mais relevantes a respeito do seu Cadastro Positivo.

Como consultar o CPF dos seus clientes?

Até agora, mostramos como você pode fazer a consulta do seu próprio CPF pela Boa Vista. No entanto, se você tem uma empresa e deseja consultar a situação do CPF de seus clientes e prestadores de serviços, vale a pena entender como funciona o Consulta CPF Acerta.

O que a Consulta CPF Acerta oferece para os clientes?

De acordo com a Boa Vista (SCPC), esse serviço consegue disponibilizar para os clientes:

  • Análise da situação cadastral do CPF junto à Receita Federal;
  • Analise de comportamento com alerta de documentos e consultas anteriores;
  • Dados como o score do CPF e renda presumida;
  • Sugestões de limite de parcela de crédito e da aprovação ou não de uma venda;
  • Registro de pendências financeiras, protestos, dentre outros.

Quais os benefícios do Consulta CPF Acerta?

Dentre os benefícios desse recurso exclusivo da Boa Vista, é interessante citar:

  • Análises seguras e rápidas do risco de crédito;
  • Recomendações da plataforma que vai dizer para você se compensa ou não fechar o negócio;
  • Sugestões do valor mais adequado de crédito para cada cliente;
  • Aumento da probabilidade de pagamento;
  • Redução do risco de vendas para consumidores com restrições no CPF.

Como contratar o Consulta CPF Acerta?

  1. Acesse a página do Consulta CPF Acerta;
  2. Clique em "Compre Já";
  3. Depois, escolha o melhor plano para o seu bolso (Acerta Essencial, Acerta Mais e Acerta Completo);
  4. Siga as demais instruções do site e conclua compra dos seus créditos;
  5. Se tiver dúvidas por qual plano escolher, nesta mesma página você consegue analisar um comparativo com os três planos.

Contatos da Boa Vista

Para mais informações sobre as soluções financeiras da Boa Vista, entre em contato com a empresa ligando para um dos canais de comunicação disponíveis:

Central de Relacionamento

  • Cadastro Positivo: 0800 727 0201
  • Atendimento geral: 3003 0101
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Ouvidoria

  • Para registrar uma solicitação na Ouvidoria da Boa Vista, você precisa informar o número do último protocolo registrado na Central de Relacionamento.

Dúvidas frequentes

  • Na página de Dúvidas frequentes da Boa Vista, o consumidor tem acesso às principais perguntas dos clientes desse birô de crédito, como score, consulta de CPF, renegociação, Cadastro Positivo, orçamento doméstico, comunicados, Educação financeira, dentre outras.

Como consultar seu CPF na Serasa?

  1. Acesse o site da Serasa e clique em "Consultar CPF grátis";
  2. Informe o número do CPF;
  3. Caso ainda não tenha cadastro, faça-o primeiro;
  4. Concluída essa etapa, é só fazer o login e colocar a senha;
  5. Pelo aplicativo (iOS e Android) é quase o mesmo processo de consulta;
  6. Instale ele no seu smartphone e faça um breve cadastro, prestando atenção nas instruções e depois realize o login para a consulta.

Como consultar o nome de outra pessoa pela Serasa?

Para consultar o nome de outra pessoa, você pode ir até uma agência dos Correios e usar o Serasa Você Consulta.

Este é um serviço que pode ser utilizado para ser a pessoa tem dívidas, cheques sem fundo e outras restrições. Só será necessário ter os números do CPF da pessoa e os seus documentos pessoais.

Contatos da Serasa

  • Página de Dúvidas frequentes do Serasa Consumidor.
  • AntiFraude (capitais e regiões metropolitanas): 11 3003 6300
  • Empresas (capitais e regiões metropolitanas): 11 3003 7372
  • Certificado digital (capitais e regiões metropolitanas): 11 3003 2300
  • Marketing Services (capitais e regiões metropolitanas): 11 3003 4554
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.
  • Telefone de Televendas (capitais e regiões metropolitanas): 3004 7728
  • Telefone de Televendas (demais localidades): 0800 773 7728
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Como consultar seu CPF no controlCred?

  1. Acesse o site do controlCred, para verificar a situação de inscrição em bases de inadimplência;
  2. Primeiro, clique em "Cadastre-se";
  3. Preencha o formulário, inserido CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail, celular e como você deseja ser chamado dentro da plataforma;
  4. Aceite os Termos de Uso e Política de Privacidade;
  5. Clique em "Criar conta";
  6. Feito isso, você já pode seguir as próximas instruções;
  7. Quando essa parte estiver concluída, é só voltar para a página inicial do controlCred e digitar Número Do Comunicado, CPF ou CNPJ.

Contatos do controlCred

Como consultar seu CPF na Quod?

  1. Para conferir todos os dados do seu cliente, acesse o site da Quod;
  2. Clique em "Teste agora";
  3. Escolha o melhor plano que você quer comprar;
  4. Assim que você fizer a escolha, clique em "Teste agora";
  5. Você será redirecionado para a loja da Quod;
  6. Insira CNPJ e clique em "Próximo";
  7. Por fim, é só prestar atenção nos demais passos para finalizar sua compra e conseguir consultar o CPF pela Quod.

O Quod é um birô de crédito autorizado pelo Banco Central e pertence aos cinco maiores bancos que atuam no país: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco e Santander.

Além disso, a Foregon é parceira do serviço de score do Quod. Portanto, quem consulta o score na Foregon estará acessando a pontuação do Quod, tudo isso de forma gratuita e online.

Contatos da Quod

Como consultar seu CPF no SPC Brasil?

  1. Entre no site do SPC Brasil e clique em "Consultar CPF";
  2. O SPC Brasil é o único birô de crédito que cobra pela consulta ao CPF. Portanto, você precisa comprar o pacote de créditos desejado para concluir a consulta e conferir se existe alguma pendência no SPC Brasil;
  3. Outra opção é fazer isso pelo aplicativo da empresa (disponível para iOS e Android).

Contatos do SPC Brasil

Perguntas frequentes colocar

Para descomplicar ainda mais as informações para você, separamos algumas das perguntas mais comuns quando falamos sobre consulta ao CPF e Boa Vista (SCPC):

O que é a Boa Vista Consumidor Positivo?

A Boa Vista Consumidor Positivo se refere ao portal desse birô de crédito. É nele que você poderá fazer sua consulta de CPF e ainda aproveitar vários outros serviços da empresa.

Consultar o CPF na Boa Vista prejudica o score de crédito?

Você pode consultar seu CPF quantas vezes quiser sem que isso afete sua pontuação do score de crédito.

Qual banco consulta a Boa Vista?

Isso depende da finalidade do pedido de crédito. No caso da Boa Vista, ela é consultada geralmente quando a solicitação envolve crediários.

Qual score é válido: Serasa ou Boa Vista?

Os dois são válidos. No entanto, não se esqueça que a pontuação será diferente na Serasa e na Boa Vista.

Como posso consultar o CPF pelo nome?

Apenas se você for representante legal, judicial ou procurador dessa pessoa. Empresas também podem fazer essa consulta, desde que tenham convênio com algum birô de crédito. Entretanto, elas não podem divulgar as informações para os consumidores.

Conteúdos que você precisa conhecer

Antes de ir, selecionamos outros artigos que podem agregar ainda mais em sua jornada de conhecimento aqui na Foregon:

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com o nosso conteúdo. Qualquer dúvida ou sugestão, envie seu comentário para que possamos responder. Até a próxima!

Compartilhe

Escrito por:

Janaína Tavares
Redatora

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.