Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Consultar RG é Coisa do Passado: CPF é Novo Documento Único

5 minutos de leitura

Escrito por 

Atualizado em 
Revisado por Guilherme Dorneles

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Se você está à procura do número do seu RG para qualquer tipo de identificação, pode respirar aliviado, pois trouxemos um guia simples que vai te ajudar a encontrar esse número sem complicações.

Mas, antes de tudo, fique sabendo que, a partir de 2024, uma nova lei entrou em vigor tornando o CPF o único documento necessário para a sua identificação.

Independente da sua necessidade, estamos aqui para te guiar.

A seguir, vamos detalhar como localizar o número do seu RG e também vamos conversar um pouco sobre essa mudança tão significativa que é a unificação da identificação pelo CPF.

Você pode consultar o seu CPF com a gente e ter acesso às seguintes informações:

  • Consultas no seu CPF;
  • Situação na Receita Federal;
  • Pendências no seu nome;

Fazendo sua consulta na Foregon, você também verifica o seu score de crédito, uma pontuação usada pelos bancos e instituições financeiras na análise de crédito para aprovação de empréstimos, financiamentos e aumento do limite em cartões de crédito.

Clique nos links azuis acima para iniciar o seu cadastro e consultar seus dados com segurança e privacidade.

  O que você procura?

Nova lei torna o CPF único documento necessário para identificação

A Lei 14.534/23 é um marco que transforma a forma de identificação dos brasileiros, estabelecendo o CPF como a única identificação necessária em documentos a partir de 2024.

Essa simplificação visa facilitar o acesso e a gestão dos serviços públicos, eliminando a necessidade de múltiplos números de identificação, como RG e PIS/Pasep, que usávamos antes.

Com a unificação pelo CPF, além de tornar os processos mais ágeis, a segurança dos seus dados será fortalecida, reduzindo as chances de fraude e erros de registro.

Esta mudança é um reflexo do nosso avanço em direção a uma sociedade mais digital e integrada, onde o controle e a proteção das nossas informações estão cada vez mais fortalecidos. Com apenas um número, o CPF, a gestão da nossa identidade se torna menos burocratizada, refletindo a transparência e inovação que merecemos.

Como consultar o número do RG pelo CPF?

O RG é um documento que traz informações centrais sobre você, como nome completo, data de nascimento, e filiação. Embora não seja mais um documento necessário para fins de identificação, ele já foi essencial para diversas situações do dia a dia, como abrir conta em banco, fazer simulações de empréstimos e financiamentos, e até para se cadastrar em sites.

Você pode consultar o número do RG pelo seu CPF, mas caso não tenha esse documento em mãos, acesse o portal Meu INSS. O processo pode ser feito pelo site ou aplicativo para celular.

Consultar número do RG online pelo site

  1. Entre no portal Meu INSS e clique em "Entrar com gov.br";

print do portal no INSS

2. Faça login com seu CPF e senha caso já possua cadastro. Se ainda não possui, clique em "Criar sua conta", faça o cadastro inserindo seus dados e volte para a tela inicial para fazer o login com seu CPF e senha;

página de login do governo para consular RG

3. Na aba "Serviços", clique em "Meu cadastro";

aba

4. O número do seu RG estará disponível no campo "Identidade". Então, você terá acesso a informações como: número de identidade, UF, data de emissão do RG e órgão emissor.

consulta de rg

Consultar RG pelo App Meu INSS

Se preferir, também é possível consultar o seu RG pelo aplicativo Meu INSS. O processo é o mesmo do passo a passo acima. Confira:

  1. Baixe o App Meu INSS no seu celular (Android ou iOS);
  2. Faça login com seu CPF e senha ou faça seu cadastro caso não possua conta;
  3. Entre no menu, localizado no canto superior esquerdo;
  4. Selecione a opção "Meu cadastro";
  5. Pronto, na parte de "Documentação" você encontra as informações do seu RG.

Como consultar o RG por outros documentos?

Caso você não tenha sua Carteira de Identidade em mãos, sabia que é possível consultar o número do RG utilizando outros documentos. Isso porque o número em questão pode constar em outros documentos.

A seguir, confira onde você pode encontrar a numeração:

  • Extratos de serviços de internet, telefonia, compras, empréstimo, cartão e outros;
  • Certificados de conclusão de cursos, ensino médio, faculdade e outros;
  • CNH — Carteira Nacional de Habilitação;
  • Identificação de plano de saúde;
  • Boletins de ocorrência.

Para que servia o RG?

O RG era uma Carteira de Identidade que comprovava a identificação do titular de modo oficial. No documento você podia encontrar os seguintes dados:

  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • Filiação;
  • Naturalidade;
  • Origem do documento;
  • Expedição;
  • Órgão emissor;
  • Assinatura do titular;
  • Digital do polegar direito;
  • Foto 3×4;
  • Número do RG — Registro Geral entre outros.

Essas informações eram registradas em banco de dados oficiais e podiam ser consultadas por órgãos e instituições. Ainda assim, mesmo com a segurança desses órgãos, é igualmente importante estar atento à proteção dos seus dados.

O uso indevido do CPF, novo documento central de identificação, pode resultar em uma série de problemas, desde a abertura ilegal de contas até a realização de compras fraudulentas em seu nome.

Para evitar tais situações e garantir que suas informações pessoais estejam seguras, confira nosso guia completo sobre como saber se estão usando seu CPF e as medidas que você pode tomar para se proteger contra o uso ilegal do CPF.

Perguntas Frequentes

Como ver o seu RG online pelo nome?

Por questões de segurança, não é possível ter conhecimento do número do RG apenas pelo nome. Para saber o número do RG de uma pessoa é necessário ter em mãos ao menos o CPF da pessoa que quer procurar.

Como consultar RG de uma pessoa?

Basta acessar o site Meu INSS, da Previdência Social. O site disponibiliza seus dados cadastrados e é o jeito mais simples de ter o número do seu RG.

Como consultar RG online?

Para para fazer consulta do RG pelo CPF pela internet basta acessar o site Meu INSS ou baixar o App Meu INSS no seu celular (Android / iOS).

Como saber se o número do RG é falso?

Para saber se o RG é falso, atente-se a alguns pontos, como: o papel ou plástico utilizado; posicionamento e tamanho dos símbolos e brasões; dados de idade, órgão de expedição, sexo e numeração; fotografia e assinatura; marcas d’águas, cores, selos, hologramas, impressões em relevo e adesivos metalizados.

Como descobrir o número do RG perdido?

Caso seu RG físico não esteja em mãos, decorrente de perda ou roubo, é possível descobrir o número online através do site Meu INSS ou pelo aplicativo Meu INSS no seu celular.

Compartilhe

Escrito por:

Thais Souza
Analista de Comunicação e Conteúdo

Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), a Thaís escreve desde 2019 com foco na experiência e resolução das dúvidas de seus leitores.Desde 2021, atua como Analista de Comunicação e Conteúdo na Foregon, onde trabalha na produção e melhoria de conteúdos relacionados a CPF, score de crédito, golpes e fraudes, e vazamento de dados.Além da produção de artigos, também já trabalhou com projetos para Guest Posts, notícias, posts para redes sociais, e-books e roteiros para vídeos.