Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Consultar RG pelo CPF: como encontrar a numeração do documento

Por Thais SouzaPublicado em

O número do Registro Geral (RG) é solicitado em diversos casos, principalmente quando é necessária a identificação de uma pessoa. Se você não tem o documento em mãos e precisa descobrir o número dele, saiba que é possível consultá-lo pelo seu Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)

O RG é a carteira de identidade de cada indivíduo. Nele constam informações importantes, como: nome completo, data de nascimento, filiação, dentre outros.

Ele é essencial em processos de abertura de conta em banco, simulação de empréstimos e financiamentos, cadastro em sites, e muitos outros. Se você precisa descobrir o número da sua carteira de identidade, pode usar seu CPF, e para isso, basta seguir o nosso passo a passo.

Como consultar o número do RG pelo CPF

Você pode consultar o número do RG pelo seu CPF, no portal Meu INSS. O processo pode ser feito pelo site ou aplicativo para celular.

Consultar número do RG online pelo site

  1. Entre no portal Meu INSS e clique em "Entrar com gov.br";

2. Faça login com seu CPF e senha caso já possua cadastro. Se ainda não possui, clique em "Criar sua conta", faça o cadastro inserindo seus dados e volte para a tela inicial para fazer o login com seu CPF e senha;

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

3. Na aba "Serviços", clique em "Meu cadastro";

4. O número do seu RG estará disponível no campo "Identidade". Então, você terá acesso a informações como: número de identidade, UF, data de emissão e órgão emissor.

Consultar número do RG online pelo App Meu INSS

Se preferir, também é possível consultar o seu RG pelo aplicativo Meu INSS. O processo é o mesmo do passo a passo acima. Confira:

  1. Baixe o App Meu INSS no seu celular (Android ou iOS);
  2. Faça login com seu CPF e senha ou faça seu cadastro caso não possua conta;
  3. Entre no menu, localizado no canto superior esquerdo;
  4. Selecione a opção "Meu cadastro";
  5. Pronto, na parte de "Documentação" você encontra as informações do seu RG.

Como consultar o número do RG por outros documentos

Caso você não tenha sua Carteira de Identidade em mãos, sabia que é possível consultar o número do RG utilizando outros documentos. Isso porque o número em questão pode constar em outros documentos.

A seguir, confira onde você pode encontrar a numeração:

  • Extratos de serviços de internet, telefonia, compras, empréstimo, cartão e outros;
  • Certificados de conclusão de cursos, ensino médio, faculdade e outros;
  • CNH – Carteira Nacional de Habilitação;
  • Identificação de plano de saúde;
  • Boletins de ocorrência.

Para que serve o RG?

O RG nada mais é que uma Carteira de Identidade, ou Cédula de Identidade, que serve para comprovar a identificação do titular de modo oficial. No documento você pode encontrar os seguintes dados:

  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • Filiação;
  • Naturalidade;
  • Origem do documento;
  • Expedição;
  • Órgão emissor;
  • Assinatura do titular;
  • Digital do polegar direito;
  • Foto 3×4;
  • Número do RG – Registro Geral entre outros.

Essas informações são registradas em banco de dados oficiais e podem ser consultadas por órgãos e instituições.

Como tirar segunda via do RG?

A emissão da segunda via do RG pode ser feita nos postos de atendimento responsáveis no seu estado. Confira alguns exemplos abaixo:

Quem possui RG SP pode emitir a segunda via do documento online e ter acesso digital a ele pelo App RG Digital SP, da Polícia Civil, disponível para Android e iOS. O cidadão pode solicitar uma nova Carteira de Identidade sem necessidade de aguardar disponibilidade de agendamento nos postos para emissão.

Descubra como aumentar suas chances de aprovação e outras dicas

Cadastre-se grátis para receber, dicas de produtos financeiros, recomendações, ofertas e muito mais:
Ao continuar você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Enviado!

Seus dados foram enviados com sucesso!

Perguntas frequentes (FAQ)

Como consultar RG online?

Para para fazer consulta do RG pelo CPF pela internet basta acessar o site Meu INSS ou baixar o App Meu INSS no seu celular (Android / iOS).

Como consultar RG de uma pessoa?

Basta acessar o site Meu INSS, da Previdência Social. O site disponibiliza seus dados cadastrados e é o jeito mais simples de ter o número do seu RG.

Como saber se o número do RG é falso?

Para saber se o RG é falso, atente-se a alguns pontos, como: o papel ou plástico utilizado; posicionamento e tamanho dos símbolos e brasões; dados de idade, órgão de expedição, sexo e numeração; fotografia e assinatura; marcas d’águas, cores, selos, hologramas, impressões em relevo e adesivos metalizados. 

Como saber o número da identidade pelo nome?

Por questões de segurança, não é possível ter conhecimento do número do RG apenas pelo nome. Para saber o número do RG de uma pessoa é necessário ter em mãos ao menos o CPF da pessoa que quer procurar.

 Como descobrir o número do RG perdido?

Caso seu RG físico não esteja em mãos, decorrente de perda ou roubo, é possível descobrir o número online através do site Meu INSS ou pelo aplicativo Meu INSS no seu celular.

Dica Foregon

O número do RG não substitui o documento, em vários casos, ele será solicitado de forma física. Por isso, se você perdeu o seu, terá que solicitar uma segunda via. Procure um posto de atendimento mais próximo, como o Poupatempo ou a delegacia da sua cidade.

Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Plataforma de crédito em cloud: o que é e como funciona?

6 dicas para identificar se o boleto bancário é falso

Minhas Finanças: entenda como organizar a vida financeira no aplicativo

É possível pagar multas com cartão de crédito?

Banco BV financiamentos

Conheça 7 impostos que você paga e nem sabe

Samsung Rewards: saiba tudo sobre esse programa de recompensas

Semana do score de crédito: um evento online e gratuito da Foregon