Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Data de validade do cartão: o que é e por que expira?

Por Thais SouzaPublicado em

Remédios, alimentos, cosméticos e outros produtos possuem data de validade, bem como o seu cartão de crédito ou débito. Mas você sabe por que ele expira? Neste artigo você vai conferir o que é a data de validade do seu cartão e para que ela serve.

O que é data de validade do cartão?

A data de validade do cartão é o mês e o ano no qual ele irá expirar e, portanto, não será mais possível utilizá-lo. Geralmente, essa informação fica disponível na parte da frente ou atrás do cartão, no formato: mês/ano de vencimento. Normalmente os cartões possuem validade de cinco anos a partir da data de emissão.

Se a data de validade do seu cartão é 02/22, isso quer dizer que você só poderá utilizá-lo até o último dia do mês de fevereiro de 2022. Caso você tente comprar com seu cartão após ultrapassar a data de validade, a compra será negada e na maquininha vai aparecer a mensagem "erro 54", que é o código que representa os cartões expirados.

Para que serve a data de validade do cartão?

  • Segurança: a data de validade serve, principalmente, para que o usuário renove constantemente o seu cartão, pois com isso, as informações dele (número, validade, CVV) também mudam, diminuindo o risco de fraudes;
  • Desgaste: com o tempo, o cartão pode acabar ficando desgastado, comprometendo o seu funcionamento. Portanto, a data de validade também serve para que os usuários tenham um cartão sempre em bom estado;
  • Atualização: a data de validade também é importante, pois permite que o usuário tenha um cartão sempre atualizado. Isso porque o seu banco pode revisar seus dados e oferecer novas condições e, às vezes, benefícios, como upgrade da categoria do cartão.

O que fazer quando o cartão ultrapassa a data de validade?

Normalmente, os bancos costumam entrar em contato com o cliente perto da data de vencimento do cartão para envio automático de uma nova via. Afinal, caso ele expire, você não conseguirá utilizá-lo.

Porém, se isso não acontecer, entre em contato com a instituição financeira responsável pela emissão do seu cartão antes dele expirar e peça uma nova via.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Após a chegada do seu novo cartão, o antigo deve ser descartado. O ideal é cortá-lo em vários pedaços e descartar em um local apropriado.

Descomplicamos?

Não deixe de seguir a Foregon no canal do YouTube e também nas redes sociais, Facebook e Instagram, para ficar por dentro de conteúdos como este em primeira mão.

Deixe seu comentário caso tenha ficado com alguma dúvida. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Como pagar fatura do cartão com Pix no C6 Bank?

3 cartões de crédito para quem ganha um salário mínimo

Visa e Mastercard: como funciona o seguro proteção de preço?

Como pagar conta de luz com cartão de crédito

Santander Unlimited oferece até 3 pontos por dólar gasto e favorece anuidade

Conheça o novo cartão benefício consignado PAN com vantagens

Tudo no Roxinho: saiba como participar da promoção do cartão de crédito Nubank

Cartão de crédito vencido: o que significa?