Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Data de validade do cartão: o que é e por que expira?

Por Thais SouzaPublicado em

Remédios, alimentos, cosméticos e outros produtos possuem data de validade, bem como o seu cartão de crédito ou débito. Mas você sabe por que ele expira? Neste artigo você vai conferir o que é a data de validade do seu cartão e para que ela serve.

O que é data de validade do cartão?

A data de validade do cartão é o mês e o ano no qual ele irá expirar e, portanto, não será mais possível utilizá-lo. Geralmente, essa informação fica disponível na parte da frente ou atrás do cartão, no formato: mês/ano de vencimento. Normalmente os cartões possuem validade de cinco anos a partir da data de emissão. 

Se a data de validade do seu cartão é 02/22, isso quer dizer que você só poderá utilizá-lo até o último dia do mês de fevereiro de 2022. Caso você tente comprar com seu cartão após ultrapassar a data de validade, a compra será negada e na maquininha vai aparecer a mensagem "erro 54", que é o código que representa os cartões expirados.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Para que serve a data de validade do cartão? 

  • Segurança: a data de validade serve, principalmente, para que o usuário renove constantemente o seu cartão, pois com isso, as informações dele (número, validade, CVV) também mudam, diminuindo o risco de fraudes;
  • Desgaste: com o tempo, o cartão pode acabar ficando desgastado, comprometendo o seu funcionamento. Portanto, a data de validade também serve para que os usuários tenham um cartão sempre em bom estado;
  • Atualização: a data de validade também é importante, pois permite que o usuário tenha um cartão sempre atualizado. Isso porque o seu banco pode revisar seus dados e oferecer novas condições e, às vezes, benefícios, como upgrade da categoria do cartão. 

O que fazer quando o cartão ultrapassa a data de validade?

Normalmente, os bancos costumam entrar em contato com o cliente perto da data de vencimento do cartão para envio automático de uma nova via. Afinal, caso ele expire, você não conseguirá utilizá-lo. 

Porém, se isso não acontecer, entre em contato com a instituição financeira responsável pela emissão do seu cartão antes dele expirar e peça uma nova via.

Após a chegada do seu novo cartão, o antigo deve ser descartado. O ideal é cortá-lo em vários pedaços e descartar em um local apropriado.

Descomplicamos? 

Não deixe de seguir a Foregon no canal do YouTube e também nas redes sociais, Facebook e Instagram, para ficar por dentro de conteúdos como este em primeira mão. 

Deixe seu comentário caso tenha ficado com alguma dúvida. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Comparativo: cartão de crédito do Banco Original ou Banco Inter

Conheça o crediário Banco do Brasil para compra de materiais de construção

C6 Bank: saiba como aumentar o limite do seu cartão de crédito

Cartão de crédito: quando os benefícios se tornam armadilhas

PagBank: descubra todas as vantagens do cartão de crédito

C6 Bank libera limite de crédito de até R$ 70 mil

Saiba como aumentar o limite do cartão de crédito Neon

Open banking: quais dados dos cartões de crédito poderão ser compartilhados?