Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Data de Validade do Cartão: O que é e Por que Expira?

Escrito por Thais Souza

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Remédios, alimentos, cosméticos e outros produtos possuem data de validade, bem como o seu cartão de crédito ou débito. Mas você sabe por que ele expira? Neste artigo você vai conferir o que é a data de validade do seu cartão e para que ela serve.

O que você procura?

O que é data de validade do cartão?

A data de validade do cartão é o mês e o ano no qual ele irá expirar e, portanto, não será mais possível utilizá-lo. Geralmente, essa informação fica disponível na parte da frente ou atrás do cartão, no formato: mês/ano de vencimento. Normalmente os cartões possuem validade de cinco anos a partir da data de emissão.

Se a data de validade do seu cartão é 02/22, isso quer dizer que você só poderá utilizá-lo até o último dia do mês de fevereiro de 2022. Caso você tente comprar com seu cartão após ultrapassar a data de validade, a compra será negada e na maquininha vai aparecer a mensagem "erro 54", que é o código que representa os cartões expirados.

Para que serve a data de validade do cartão?

  • Segurança: a data de validade serve, principalmente, para que o usuário renove constantemente o seu cartão, pois com isso, as informações dele (número, validade, CVV) também mudam, diminuindo o risco de fraudes;
  • Desgaste: com o tempo, o cartão pode acabar ficando desgastado, comprometendo o seu funcionamento. Portanto, a data de validade também serve para que os usuários tenham um cartão sempre em bom estado;
  • Atualização: a data de validade também é importante, pois permite que o usuário tenha um cartão sempre atualizado. Isso porque o seu banco pode revisar seus dados e oferecer novas condições e, às vezes, benefícios, como upgrade da categoria do cartão.

O que fazer quando o cartão ultrapassa a data de validade?

Normalmente, os bancos costumam entrar em contato com o cliente perto da data de vencimento do cartão para envio automático de uma nova via. Afinal, caso ele expire, você não conseguirá utilizá-lo.

Porém, se isso não acontecer, entre em contato com a instituição financeira responsável pela emissão do seu cartão antes dele expirar e peça uma nova via.

Após a chegada do seu novo cartão, o antigo deve ser descartado. O ideal é cortá-lo em vários pedaços e descartar em um local apropriado.

Descomplicamos?

Com a Foregon você fica por dentro de todas as novidades acerca do mundo financeiro e pode receber as melhores ofertas de contas, cartões e empréstimos, de acordo com o seu perfil.

Para aproveitar essa e outras vantagens da nossa plataforma, basta consultar o seu score de crédito com a gente! O nosso algoritmo tem como objetivo apresentar a você as opções de produtos com maiores chances de aprovação. Aproveite!

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Compartilhe

Escrito por:

Thais Souza
Inside Sales

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.