Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Empréstimo para MEI negativado: entenda

Por Nara LimaPublicado em

O Microempreendedor Individual (MEI) é o profissional autônomo e que se legaliza como pequeno empresário. Quem formaliza sua empresa como MEI tem acesso a diversos benefícios financeiros, incluindo o acesso ao crédito de forma facilitada. Mas se o trabalhador estiver com o nome sujo, é possível fazer um empréstimo para MEI negativado?

É possível fazer empréstimo para MEI negativado?

Já adiantamos que sim, microempreendedores negativados podem sim solicitar modalidades de empréstimo. Nesse caso, quando um trabalhador abre um MEI, ele passa a ser configurado como uma Pessoa Jurídica, além de Pessoa Física.

Logo, a vida financeira da empresa (CNPJ), é diferente da vida financeira da PF (CPF). Então é possível sim, mas entenda que as chances são mais baixas e as taxas de juros provavelmente serão mais altas, já que as instituições financeiras consultam os órgãos de proteção ao crédito.

Como conseguir empréstimo para MEI negativado?

Cada banco ou instituição conta com suas próprias condições para liberar o empréstimo para MEI negativado. Contudo, no geral, será necessário apresentar uma serie de documentos que serão utilizados para a tomada de decisões da instituições sobre o crédito concedido.

Confira quais são eles:

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante do MEI;

Após o envio da documentação, a instituição analisa o histórico financeiro do MEI e define quais taxas de juros serão aplicadas, o valor emprestado e o tempo para quitar o crédito.

Importante: os empréstimos são liberados somente para MEIs que estiverem regularizados.

Quais bancos oferecem crédito para MEI negativado

Alguns instituições financeiras oferecem empréstimo para MEI negativado. Entre eles estão a Caixa Econômica Federal, Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e o Banco do Brasil. Contudo, como citamos anteriormente, cada instituição conta com suas condições e regras específicas para a contratação do crédito.

Dica Foregon: cuidados antes de solicitar o crédito.

Como em qualquer tipo de crédito, alguns cuidados devem se fazer presente na hora da contratação, principalmente por o MEI já estar negativado, ou seja, cuidado redobrado! Confira algumas dicas que podem te ajudar a se organizar nesse momento.

Tenha uma planejamento financeiro

Ter um planejamento é essencial antes de solicitar o crédito. Faça uma análise e entenda qual a finalidade do seu negócio, como o dinheiro será utilizado e se você conseguirá arcar com as parcelas.

Dinheiro pessoal e dinheiro da empresa

Faça uma separação do que é dinheiro pessoal e do que é dinheiro da empresa. Dessa forma, você consegue se organizar melhor e não mistura os valores de ambos, podendo visualizar a real condição de faturamento do seu negócio.

Atente-se aos golpes

Estar atento a golpes é indispensável, pois empresas fraudulentas costumam se aproveitar da situação para cobrar depósitos antecipados e não cumprem com o que foi estabelecido. Busque sempre por instituições confiáveis para realizar o empréstimo.

Prazos e parcelas

Como o empréstimo para MEI negativo é um risco para as instituições, elas tendem a ser mais rígidas com os prazos e parcelas do pagamento. Por isso, entenda quais as condições estabelecidas pelo credor e analise bem a situação.

Perguntas frequentes

Qual o valor máximo de empréstimo para MEI?

Depende, cada instituição oferece valores específicos, além disso, depende também do tipo de crédito que você deseja solicitar.

Qual o tempo de trabalho como MEI para solicitação do crédito?

Geralmente, é necessário ter exercido atividade como MEI por pelo menos seis meses antes de solicitar a contratação. No entanto, esse período pode variar de acordo com cada instituição, por tanto, é necessário verificar com o credor antes da solicitação.

Qual o melhor banco para o MEI?

O Bradesco se destaca entre os melhores bancos para MEI pelos seus recursos oferecidos.

Como saber se estou negativado?

Além de notícias e dicas relacionadas ao mundo das finanças, no Portal da Foregon você consegue checar de forma gratuita seu score de crédito e recebe as melhores ofertas de produtos e serviços financeiros que mais se encaixam com o seu perfil.

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Transferência de financiamento de carro: saiba como fazer

Tipos de empréstimos: veja qual é a melhor opção para você

Financiamento imobiliário: guia completo para a casa própria

5 cuidados com empréstimo para seu nome não ficar sujo

Empréstimo consignado Bradesco. Entenda

A empresa meutudo é confiável? Veja como ela funciona

Empréstimo para MEI negativado: entenda

Foi aprovada a suspensão do empréstimo consignado? Entenda