Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

O que é DV da conta? Saiba como encontrá-lo

Por Jennifer FigueiredoPublicado em

Descubra como aumentar suas chances de aprovação e outras dicas

Cadastre-se grátis para receber, dicas de produtos financeiros, recomendações, ofertas e muito mais:
Ao continuar você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Enviado!

Seus dados foram enviados com sucesso!

Assim como nos documentos de identificação, como RG e CPF, as contas digitais e poupanças também possuem dígito verificador. No entanto, apesar de um código presente na vida de grande parte dos brasileiros, ainda existe muita dúvida sobre o assunto. Afinal, o que é o DV da conta?

Continue a leitura e entenda o que é o digito verificador e como identificá-lo no seu cartão ou no aplicativo do banco.

O que é o DV da conta?

O DV da conta, ou Dígito Verificador, é um código numérico usado para validar se o número de uma conta corrente ou poupança existe. Ele também é utilizado para evitar possíveis erros de transmissão ou digitação do código e impedir fraudes.

Na prática, sempre que uma operação bancária entre contas é realizada, as instituições financeiras solicitam que o DV da conta seja informado. Caso o dígito não for informado, a transação não é realizada ou, se o número informado estiver errado, o valor transferido retorna para a conta de origem e a transação não é concluída.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Como identificar o dígito verificador da conta?

Tanto no aplicativo do banco como no cartão físico, o DV da conta é o número localizado ao final da sequência numérica, logo após um hífen ou espaço. Confira um exemplo a seguir:

  • Conta Corrente: 112392 – 4

Nesse caso, o número "4" é o dígito verificador da conta.

Importante: no caso do DV ser da agência bancária, ele pode ser representado pela letra X em vez de um número. Ou seja, se for necessário inserir o número da sua agência bancária em algum campo e só tiver o teclado numérico disponível, substitua a letra X pelo número 0.

Qual é o DV da Caixa Econômica Federal?

Para identificar o DV da conta da Caixa Econômica Federal, basta seguir as orientações informadas anteriormente. Entretanto, como o cartão possui tantos números, separamos as principais informações em categorias.

Agência

O número da agência informa a qual filial da Caixa o cliente está vinculado. Ele é o primeiro conjunto de quatro números que será encontrado nos cartões, na última linha inscrita no plástico, logo abaixo do nome do titular.

Operação

O número da operação se refere ao tipo de conta que o cliente possui na Caixa. Os três dígitos estão localizados na próxima seção após a numeração que indica a agência, disposta no cartão Caixa.

Confira a categorização das operações Caixa:

  • 001: Conta corrente de Pessoa Física (PF);
  • 002: Conta Simples de Pessoa Física (PF);
  • 003: Conta Corrente de Pessoa Jurídica (PJ);
  • 006: Entidades Públicas;
  • 007: Depósitos Instituições Financeiras;
  • 013: Poupança de Pessoa Física (PF);
  • 022: Poupança de Pessoa Jurídica (PJ);
  • 023: Conta Caixa Fácil;
  • 028: Poupança de Crédito Imobiliário;
  • 032: Conta Investimento Pessoa Física (PF);
  • 034: Conta Investimento Pessoa Jurídica (PJ);
  • 037: Conta Salário;
  • 043: Depósitos Lotéricos;
  • 131: Poupança Integrada.

Conta

Após o código da operação, há o número da conta. A seção possui oito dígitos, que são seguidos por um traço e o DV da conta, que também deve ser inserido juntamente com os algarismos da conta.

Código de segurança CVC/CVV

O código de segurança se encontra na parte de trás do cartão e possui entre três a quatro dígitos.

Ele é utilizado para validar as compras feitas na internet, uma vez que você não informa a senha numérica do seu cartão nesse tipo de transação. Além disso, o código pode ser chamado de diversas formas em cada site, como: CVV, CVC, CVV2 ou CVC2.

Qual o código Caixa para transferências

Na hora de fazer uma transferência, seja DOC ou TED, você pode se deparar com a solicitação do código do banco. Esse código é chamado de Compe e serve para identificar os bancos no momento dessas transações financeiras.

O código da Caixa para TED e DOC é o 104.

Conclusão

Como você pôde ver até aqui, o DV da conta é o código usado para validar uma conta corrente ou poupança, que também é utilizado para evitar erros de transmissão ou digitação do código em transações, além de impedir possíveis fraudes.

Para localizá-lo, basta observar o número localizado ao final da sequência numérica, após o código da operação. Por exemplo: Conta Corrente: 112392 – 4. Nesse caso, o número "4" é o dígito verificador da conta.

Fácil, não é? A seguir, confira as dúvidas mais frequentes em relação ao tema: o que é DV da conta.

Perguntas frequentes (FAQ)

Como acessar minha conta na Caixa?

Você deverá fazer o cadastro no App da Caixa. Para isso será necessário o seu CPF e os dados da sua conta. Após o cadastro, você terá que gerar uma senha de acesso ao aplicativo. Através do aplicativo é possível visualizar saldo, ver extratos, fazer transferências, pagamentos, PIX e muito mais.

Como consultar saldo da conta Caixa pelo telefone?

Ligue para os números: 3004 1105 (capitais) ou 0800 726 0505 (outras localidades).

Qual é o número do cartão Caixa para compras na internet?

Com seu cartão em mãos, observe a primeira sequência de números logo abaixo do chip, ele possui tamanho um maior que os demais. Geralmente, é composto por 16 dígitos, agrupados em números de quatro dígitos. Este número é único e identifica o seu cartão. Para compras online, é preciso informar todos os dígitos desta sequência.

Qual o código da Caixa para transferências?

É o 104.

Porque a minha conta está bloqueada no App Caixa?

A Caixa bloqueia os usuários quando a conta fica zerada ou sem acesso pelo período de 180 dias. Nesse caso você terá que cadastrar um novo usuário.

O que é o erro X5 no Internet Banking da Caixa?

Quando você fica muito tempo sem acessar o Internet Banking da Caixa ou acessa através de outro dispositivo, o banco exibe a mensagem "X5 – Senha de acesso bloqueada. Cadastre um novo usuário". Essa é uma medida de segurança. Por isso, você terá que cadastrar um novo usuário para acessar a conta.

O que é poupança 013?

É o tipo da sua conta, esse código indica que sua conta é uma conta poupança para Pessoas Físicas.

O que fazer em caso de perda ou roubo do cartão Caixa?

Você deverá bloquear o cartão imediatamente no Atendimento Comercial: 4004 0104 (Capitais e regiões metropolitanas) e 0800 726 0505.

Leia também:


Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Jennifer Figueiredo

Graduanda em Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista e Redatora na Foregon, gosta de falar sobre os produtos financeiros que oferecem as melhores vantagens. Nas horas vagas, procura a companhia de amigos para descontrair.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Como cadastrar cartões no PayPal?

Ter vários cartões de crédito pode impactar no score de crédito?

Segurança: saiba como proteger os aplicativos de bancos no celular

Samsung Pay e Google Pay: qual a diferença entre as carteiras digitais?

Plataforma de crédito em cloud: o que é e como funciona?

6 dicas para identificar se o boleto bancário é falso

Minhas Finanças: entenda como organizar a vida financeira no aplicativo

É possível pagar multas com cartão de crédito?