Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

O que é DV da conta? Saiba como encontrá-lo

Por Jennifer FigueiredoPublicado em

Descubra como aumentar suas chances de aprovação e outras dicas

Cadastre-se grátis para receber, dicas de produtos financeiros, recomendações, ofertas e muito mais:
Ao continuar você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Enviado!

Seus dados foram enviados com sucesso!

Assim como nos documentos de identificação, como RG e CPF, as contas digitais e poupanças também possuem dígito verificador. No entanto, apesar de um código presente na vida de grande parte dos brasileiros, ainda existe muita dúvida sobre o assunto. Afinal, o que é o DV da conta?

Continue a leitura e entenda o que é o digito verificador e como identificá-lo no seu cartão ou no aplicativo do banco.

O que é o DV da conta?

O DV da conta, ou Dígito Verificador, é um código numérico usado para validar se o número de uma conta corrente ou poupança existe. Ele também é utilizado para evitar possíveis erros de transmissão ou digitação do código e impedir fraudes.

Na prática, sempre que uma operação bancária entre contas é realizada, as instituições financeiras solicitam que o DV da conta seja informado. Caso o dígito não for informado, a transação não é realizada ou, se o número informado estiver errado, o valor transferido retorna para a conta de origem e a transação não é concluída.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Como identificar o dígito verificador da conta?

Tanto no aplicativo do banco como no cartão físico, o DV da conta é o número localizado ao final da sequência numérica, logo após um hífen ou espaço. Confira um exemplo a seguir:

  • Conta Corrente: 112392 – 4

Nesse caso, o número "4" é o dígito verificador da conta.

Importante: no caso do DV ser da agência bancária, ele pode ser representado pela letra X em vez de um número. Ou seja, se for necessário inserir o número da sua agência bancária em algum campo e só tiver o teclado numérico disponível, substitua a letra X pelo número 0.

Qual é o DV da Caixa Econômica Federal?

Para identificar o DV da conta da Caixa Econômica Federal, basta seguir as orientações informadas anteriormente. Entretanto, como o cartão possui tantos números, separamos as principais informações em categorias.

Agência

O número da agência informa a qual filial da Caixa o cliente está vinculado. Ele é o primeiro conjunto de quatro números que será encontrado nos cartões, na última linha inscrita no plástico, logo abaixo do nome do titular.

Operação

O número da operação se refere ao tipo de conta que o cliente possui na Caixa. Os três dígitos estão localizados na próxima seção após a numeração que indica a agência, disposta no cartão Caixa.

Confira a categorização das operações Caixa:

  • 001: Conta corrente de Pessoa Física (PF);
  • 002: Conta Simples de Pessoa Física (PF);
  • 003: Conta Corrente de Pessoa Jurídica (PJ);
  • 006: Entidades Públicas;
  • 007: Depósitos Instituições Financeiras;
  • 013: Poupança de Pessoa Física (PF);
  • 022: Poupança de Pessoa Jurídica (PJ);
  • 023: Conta Caixa Fácil;
  • 028: Poupança de Crédito Imobiliário;
  • 032: Conta Investimento Pessoa Física (PF);
  • 034: Conta Investimento Pessoa Jurídica (PJ);
  • 037: Conta Salário;
  • 043: Depósitos Lotéricos;
  • 131: Poupança Integrada.

Conta

Após o código da operação, há o número da conta. A seção possui oito dígitos, que são seguidos por um traço e o DV da conta, que também deve ser inserido juntamente com os algarismos da conta.

Código de segurança CVC/CVV

O código de segurança se encontra na parte de trás do cartão e possui entre três a quatro dígitos.

Ele é utilizado para validar as compras feitas na internet, uma vez que você não informa a senha numérica do seu cartão nesse tipo de transação. Além disso, o código pode ser chamado de diversas formas em cada site, como: CVV, CVC, CVV2 ou CVC2.

Qual o código Caixa para transferências

Na hora de fazer uma transferência, seja DOC ou TED, você pode se deparar com a solicitação do código do banco. Esse código é chamado de Compe e serve para identificar os bancos no momento dessas transações financeiras.

O código da Caixa para TED e DOC é o 104.

Conclusão

Como você pôde ver até aqui, o DV da conta é o código usado para validar uma conta corrente ou poupança, que também é utilizado para evitar erros de transmissão ou digitação do código em transações, além de impedir possíveis fraudes.

Para localizá-lo, basta observar o número localizado ao final da sequência numérica, após o código da operação. Por exemplo: Conta Corrente: 112392 – 4. Nesse caso, o número "4" é o dígito verificador da conta.

Fácil, não é? A seguir, confira as dúvidas mais frequentes em relação ao tema: o que é DV da conta.

Perguntas frequentes (FAQ)

Como acessar minha conta na Caixa?

Você deverá fazer o cadastro no App da Caixa. Para isso será necessário o seu CPF e os dados da sua conta. Após o cadastro, você terá que gerar uma senha de acesso ao aplicativo. Através do aplicativo é possível visualizar saldo, ver extratos, fazer transferências, pagamentos, PIX e muito mais.

Como consultar saldo da conta Caixa pelo telefone?

Ligue para os números: 3004 1105 (capitais) ou 0800 726 0505 (outras localidades).

Qual é o número do cartão Caixa para compras na internet?

Com seu cartão em mãos, observe a primeira sequência de números logo abaixo do chip, ele possui tamanho um maior que os demais. Geralmente, é composto por 16 dígitos, agrupados em números de quatro dígitos. Este número é único e identifica o seu cartão. Para compras online, é preciso informar todos os dígitos desta sequência.

Qual o código da Caixa para transferências?

É o 104.

Porque a minha conta está bloqueada no App Caixa?

A Caixa bloqueia os usuários quando a conta fica zerada ou sem acesso pelo período de 180 dias. Nesse caso você terá que cadastrar um novo usuário.

O que é o erro X5 no Internet Banking da Caixa?

Quando você fica muito tempo sem acessar o Internet Banking da Caixa ou acessa através de outro dispositivo, o banco exibe a mensagem "X5 – Senha de acesso bloqueada. Cadastre um novo usuário". Essa é uma medida de segurança. Por isso, você terá que cadastrar um novo usuário para acessar a conta.

O que é poupança 013?

É o tipo da sua conta, esse código indica que sua conta é uma conta poupança para Pessoas Físicas.

O que fazer em caso de perda ou roubo do cartão Caixa?

Você deverá bloquear o cartão imediatamente no Atendimento Comercial: 4004 0104 (Capitais e regiões metropolitanas) e 0800 726 0505.

Leia também:


Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Jennifer Figueiredo

Graduanda em Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista e Redatora na Foregon, gosta de falar sobre os produtos financeiros que oferecem as melhores vantagens. Nas horas vagas, procura a companhia de amigos para descontrair.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Quais mudanças o Open Banking traz para a nossa vida financeira?

BRL: entenda o que essa sigla significa na sua fatura do cartão

Corte 17 despesas mensais que podem se transformar em renda extra

Aplicativos para aumentar score de crédito: verdade ou mito?

Tag Itaú de passe livre em pedágios e estacionamentos: conheça e veja como solicitar

Pagar passagem de ônibus com cartão de débito ou crédito: veja como

Prêmio de 1,5 milhão do BBB: saiba quanto rende na poupança e em outros investimentos

Como funciona o carnê digital Magalu