Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

O que é DV da Conta? Saiba Como Identificar

Sabrina VansellaPublicado em

Assim como nos documentos de identificação, as contas digitais, corrente e poupança também possuem dígito verificador. Apesar de um código presente na vida de grande parte dos brasileiros, ainda existe muita dúvida sobre o assunto. Afinal, o que é o DV da conta?Continue a leitura e entenda o que é o digito verificador e como identificá-lo no seu cartão ou no aplicativo do banco.

Você encontra nesse artigo:

O que é o DV da conta?

O DV da conta, ou Dígito Verificador, é um código numérico usado para validar se o número de uma conta corrente ou poupança existe. Ele também é utilizado para evitar possíveis erros de transmissão ou digitação do código e impedir fraudes.

Na prática, sempre que uma operação bancária entre contas é realizada, as instituições financeiras solicitam que o DV da conta seja informado. Caso o dígito não for informado, a transação não é realizada ou, se o número informado estiver errado, o valor transferido retorna para a conta de origem e a transação não é concluída.

Como encontrar o DV da minha conta?

Para saber o DV (dígito verificador) da sua conta bancária, você precisa olhar o seu cartão bancário, extrato ou acessar o internet banking do seu banco. O DV é um número que vem após o número da conta e serve para verificar se a conta informada está correta, evitando erros de transação bancária. Caso você tenha dificuldade em encontrar o seu DV, entre em contato com a instituição financeira responsável pela sua conta.

Confira um exemplo de DV a seguir:

  • Conta Corrente: 112392 – 4

Nesse caso, o número "4" é o dígito verificador da conta.

Importante: no caso do DV ser da agência bancária, ele pode ser representado pela letra X em vez de um número. Ou seja, se for necessário inserir o número da sua agência bancária em algum campo e só tiver o teclado numérico disponível, substitua a letra X pelo número 0.

Qual é o DV da Caixa Econômica Federal?

Para identificar o DV da conta da Caixa Econômica Federal, basta seguir as orientações informadas anteriormente. Entretanto, como o cartão possui tantos números, separamos as principais informações em categorias.

Agência

O número da agência informa a qual filial da Caixa o cliente está vinculado. Ele é o primeiro conjunto de quatro números que será encontrado nos cartões, na última linha inscrita no plástico, logo abaixo do nome do titular.

Operação

O número da operação se refere ao tipo de conta que o cliente possui na Caixa. Os três dígitos estão localizados na próxima seção após a numeração que indica a agência, disposta no cartão Caixa.

Confira a categorização das operações Caixa:

  • 001: Conta corrente de Pessoa Física (PF);
  • 002: Conta Simples de Pessoa Física (PF);
  • 003: Conta Corrente de Pessoa Jurídica (PJ);
  • 006: Entidades Públicas;
  • 007: Depósitos Instituições Financeiras;
  • 013: Poupança de Pessoa Física (PF);
  • 022: Poupança de Pessoa Jurídica (PJ);
  • 023: Conta Caixa Fácil;
  • 028: Poupança de Crédito Imobiliário;
  • 032: Conta Investimento Pessoa Física (PF);
  • 034: Conta Investimento Pessoa Jurídica (PJ);
  • 037: Conta Salário;
  • 043: Depósitos Lotéricos;
  • 131: Poupança Integrada.

Conta

Após o código da operação, há o número da conta. A seção possui oito dígitos, que são seguidos por um traço e o DV da conta, que também deve ser inserido juntamente com os algarismos da conta.

Código de segurança CVC/CVV

O código de segurança se encontra na parte de trás do cartão e possui entre três a quatro dígitos.

Ele é utilizado para validar as compras feitas na internet, uma vez que você não informa a senha numérica do seu cartão nesse tipo de transação. Além disso, o código pode ser chamado de diversas formas em cada site, como: CVV, CVC, CVV2 ou CVC2.

Qual o código Caixa para transferências

Na hora de fazer uma transferência, seja DOC ou TED, você pode se deparar com a solicitação do código do banco. Esse código é chamado de Compe e serve para identificar os bancos no momento dessas transações financeiras.

O código da Caixa para TED e DOC é o 104.

Conclusão

Como você pôde ver até aqui, o DV da conta é o código usado para validar uma conta corrente ou poupança, que também é utilizado para evitar erros de transmissão ou digitação do código em transações, além de impedir possíveis fraudes.

Para localizá-lo, basta observar o número localizado ao final da sequência numérica, após o código da operação.  Por exemplo: Conta Corrente: 112392 – 4. Nesse caso, o número "4" é o dígito verificador da conta.

Fácil, não é? A seguir, confira as dúvidas mais frequentes em relação ao tema: o que é DV da conta.

Perguntas frequentes (FAQ)

O que é o DV de uma conta?

O DV da conta (Dígito Verificador) é um código numérico usado para validar se o número de uma conta corrente ou poupança existe. Ele evita erros na hora de localizar um usuário ou confirmar uma operação.

Onde fica o DV da conta?

O DV da conta é um código de um dígito que fica separado da sequência numérica por um traço. Normalmente, o DV é o último dígito da sequência numérica e serve para identificar o cliente e a operação.

Onde encontrar o DV da conta?

Você pode localizar o código DV diretamente no seu cartão de débito. Ele é o último dígito da sequência numérica da conta, e fica separado dos outros números por um traço.

Onde fica o número do DV no cartão da Caixa?

Tanto na conta poupança como na conta corrente da Caixa, o código DV estará posicionado seguido do hífen, logo após o número da conta. Verifique essa informação no seu cartão de débito.

O que é DV do banco Itaú?

O DV do banco Itaú é o Dígito Verificador da conta. Você pode encontrá-lo no App do seu banco ou no cartão de débito. Ele fica localizado no final da sequência numérica da sua conta, após o hífen.

Leia também:

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon desde 2021, através da escrita busca melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Ver todos os posts

Leia também

Conta Digital PinPag: Benefícios e Como Abrir a Sua

Conta Poupança: O Guia Completo para Entender e Investir

Conta-Corrente ou Poupança: Qual a Melhor Escolha Para Você?

O que é Conta Digital: Um Guia Completo

Conta Corrente: Guia Completo para Entender, Escolher e Gerenciar

Conta Poupança Social Digital: Tudo o que Você Precisa Saber

Caixa Econômica Federal Traz Novidades para Sua Conta Poupança

Conta Superdigital do Santander apresenta instabilidades hoje (5)