Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Saldo Aprovisionado: Entenda o que é e Como Funciona

Escrito por Camila Silveira

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

O universo das finanças possui uma gama de termos, que são desconhecidos por grande parte das pessoas. Na maioria das vezes, temos que aprender esses conceitos na prática, mas em outras ocasiões se faz necessário consultar um especialista. Nesse artigo, vamos ensinar você o que é saldo aprovisionado e como proceder nesse caso.

O que você procura?

O que é saldo aprovisionado?

O saldo aprovisionado refere-se a um valor que pode ser debitado de sua conta bancária, como resultado de algum débito automático programado por você ou alguma retenção do seu dinheiro pelo próprio banco.

Melhor dizendo, se você possui uma dívida de empréstimo com uma instituição, ela poderá reter o seu dinheiro para que você não saque ou transfira. Essa é uma forma de garantir que você pagará a sua dívida. Esses débitos podem incluir: dívidas de cartão de crédito, cheque especial, empréstimos e até mesmo penhora judicial por processos trabalhistas.

No entanto, o banco não pode prender todo o seu salário para o pagamento de uma dívida. Essa é uma prática considerada ilegal.

E o que é saldo aprovisionado no dia?

Já o saldo aprovisionado no dia trata-se de um valor que uma instituição financeira reserva em uma conta bancária para cobrir transações ou pagamentos que serão efetuados durante o mesmo dia. Ele é calculado com base no saldo disponível na conta e nas transações previstas para o dia, como cheques a serem compensados e débitos automáticos agendados.

O saldo aprovisionado precisa da autorização do cliente?

De acordo com o Superior Tribunal de Justiça (STJ), a prática de o banco utilizar o salário do correntista para o pagamento de dívidas é ilegal. Além disso, recursos de cotas, abono salarial e FGTS também não podem ser debitados automaticamente para o pagamento de dívidas, taxas bancárias, juros, entre outros. O cliente é quem deve escolher o destino do seu dinheiro.

Como liberar o saldo aprovisionado do dia?

Entenda que a maioria dos bancos usam a desculpa de que quando o valor cai na conta corrente, o dinheiro deixa de ser considerado como salário, tornando-se apto a ser usado como pagamento de dívidas. No entanto, isso não está correto.

Sendo assim, a primeira orientação é identificar a origem da dívida que levou o seu saldo aprovisionado e o segundo passo é entrar em contato com o banco para negociar a devolução do seu dinheiro. No entanto, se o seu pedido não for atendido, a melhor alternativa é procurar a defesa do consumidor ou recorrer à Justiça junto de um advogado.

Não se esqueça: para entrar com uma ação contra a instituição financeira, é preciso ter provas, portanto, guarde todos os seus extratos bancários e outros documentos necessários.

Perguntas frequentes (FAQ)

O que é saldo aprovisionado no dia no Banco do Brasil?

O saldo aprovisionado no dia é um valor que é reservado na conta corrente para cobrir um débito a ser efetuado no mesmo dia. Esses débitos normalmente correspondem a contas programadas em débito automático, como contas de energia elétrica, gás, telefone, cartões de crédito, entre outras.

Quanto o banco desconta da conta corrente?

Depende do valor que entra na sua conta bancária. Geralmente os bancos tiram 30% para débitos.

O que quer dizer saldo irregular no Banco do Brasil?

O saldo irregular refere-se ao valor negativo na sua conta, ou seja, quando você usa o cheque especial e fica negativo. Agora, se a mensagem que estiver aparecendo cite "CPF irregular" é porque talvez a sua conta tenha sido bloqueada em decorrência de irregularidades no seu CPF.

Como ver lançamentos futuros no App do Banco do Brasil?

Em caso de lançamentos futuros na fatura do cartão, você pode consultá-los na aba "Fatura" do App do BB. Agora, os débitos automáticos você acompanha através do extrato de conta corrente. É possível verificar as contas pagas no débito automático e também a relação de todos os débitos automáticos cadastrados que você possui.

Como cancelar saldo aprovisionado?

A primeira coisa é verificar qual é a origem da dívida que levou ao saldo aprovisionado. Então, tente negociar com a instituição financeira a devolução desse dinheiro. Se o banco se negar a devolver, você pode recorrer à justiça e garantir os seus direitos.

Restou alguma dúvida?

Esperamos ter esclarecido todas as suas dúvidas sobre o saldo aprovisionado. Separamos outros conteúdos da Foregon para você aproveitar:

Até a próxima!

Compartilhe

Escrito por:

Camila Silveira
Redatora júnior

Seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.