Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Saque DEP – COD 01 FGTS: o que Significa o Código?

Por Janaína TavaresPublicado em

Se você tem direito ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, vale a pena entender mais sobre esse assunto e descobrir o que significa o "Saque DEP COD 01 FGTS". Por isso, acompanhe a leitura do nosso artigo e saiba mais!

  • Se você chegou a este artigo porque deseja sacar seu FGTS, saiba que existem quatro formas para retirar o benefícios sem envolver uma demissão sem justa causa. Saiba como:

O que você procura?

O que é o FGTS?

O FGTS é um fundo que cada trabalhador brasileiro com carteira assinada possui na Caixa Econômica Federal. Sendo assim, ele foi criado com o objetivo de ajudar em caso de demissão sem justa causa, compra da casa própria ou outros casos específicos.

Portanto, a sua empresa deve depositar em uma conta aberta na Caixa, no início de cada mês, o valor correspondente a 8% do salário bruto de cada funcionário. Vale destacar ainda que o fundo do FGTS pode ter diversos tipos de contas, dentre elas:

Foto de um homem jovem, com expressão pensativa. Do lado direito da imagem a escrita
  • Uma conta ativa, referente ao emprego atual do trabalhador;
  • Outras contas inativas, referentes a empregos anteriores do colaborador.

O que significa "Saque DEP COD 01 FGTS"?

Na hora de consultar e sacar os valores disponíveis no FGTS, muitos trabalhadores podem se deparar com o código Saque DEP COD 01 FGTS e ficar na dúvida sobre o que se trata. Para entender o que significa o "Saque DEP COD 01 FGTS", vamos explicar por partes:

  • COD 01: esse código pode ter dois significados. O primeiro é que a pessoa foi demitida sem justa causa. Já o segundo quer dizer que a conta vinculada recebeu a autorização de Código 1;
  • Saque DEP: por fim, esse código mostra que o seu FGTS ainda não foi sacado.

Em outras palavras, o "Saque DEP COD 01 FGTS" significa que o seu saque do fundo já está disponível para ser sacado. No entanto, se você chegar a ver esse código "Saque JAM Código 1 FGTS", o saque dos juros do que rendeu seu FGST já está liberado.

O que fazer no caso do Saque DEP COD 01 do FGTS?

Para saber se você está apto a receber o Saque DEP COD 01 do FGTS, primeiro é necessário verificar a disponibilidade do benefício. Você pode fazer isso pelo aplicativo do FGTS, da Caixa Econômica Federal ou pelo site da Caixa.

Dessa forma, é possível verificar se o benefício está disponível. Basta ter em mãos o número do CPF e também o do PIS.

FGTS zerado: por que isso acontece e como proceder?

Quando seu FGTS aparece como zerado significa que você não possui nenhum valor disponível na conta para receber. Agora, se você tinha saldo na conta, não sacou o valor e mesmo assim apareceu como zerado, o ideal é ir até a Caixa Econômica Feral para que você tenha respostas.

Se necessário, você pode avaliar a necessidade de contratar um advogado para te orientar em relação ao problema.

Quem tem direito ao FGTS?

Só pode receber o FGTS o trabalhador que está registrado no regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Neste contexto, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é um direito que pode ser usado pelos:

  • Trabalhadores rurais;
  • Empregados domésticos;
  • Trabalhadores temporários;
  • Trabalhadores avulsos;
  • Safreiros (operários rurais que trabalham apenas no período de colheita);
  • Atletas profissionais.

Como consultar saldo do FGTS?

Você pode consultar o saldo do seu FGTS por meio do aplicativo FGTS, disponível para smartphones e tablets com sistema operacional Android ou iOS. Veja o passo a passo:

  1. Baixe o aplicativo FGTS (Android e iOS)
  2. Selecione a opção "Entrar no aplicativo", digite seu CPF e senha para acessar;
  3. Caso ainda não tenha cadastro, selecione a opção "Entrar no aplicativo", clique em "Cadastre-se" e preencha as informações. Após o cadastro, abra o App e informe o CPF e senha cadastrada para fazer o login;
  4. Ao fazer o login com seu CPF, clique em "Saldo total do FGTS" e seu saldo disponível irá aparecer na tela.

Prontinho, agora você já pode usar o app FGTS para consultar o saldo sempre que quiser, bastando inserir o CPF e a senha.

Conclusão

Como vimos até aqui, o "Saque DEP COD 01 FGTS" significa que o seu saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço já está disponível para ser sacado. É possível obter essa informação pelo site da Caixa ou pelo aplicativo do FGTS.

Perguntas Frequentes (FAQ)

O que quer dizer saque DEP Cod 01 no FGTS?

O Saque DEP COD 01 FGTS é um código da caixa, em que COD 01 quer dizer que a pessoa em questão foi demitida sem justa causa e Saque DEP sinaliza que o seu FGTS ainda não foi sacado, mas está disponível.

O que fazer quando o saldo do FGTS some da conta?

Se o seu saldo está zerado, quer dizer que você não tem valores para sacar. Mas se você tinha saldo, não sacou e o valor sumiu na conta, o ideal é ir até a Caixa Econômica para verificar o que aconteceu.

Como sacar o FGTS?

Basta acessar o aplicativo do FGTS para consultar os valores já liberados e solicitar o saque, indicando uma conta de sua titularidade, de qualquer banco. Você terá que informar alguns dados extras.

O que fazer quando não aparece o saldo do FGTS no aplicativo?

Em alguns casos, esse pode ser um problema apresentado pelo aplicativo. A indicação é que você se desconecte do sistema e atualize o aplicativo. Se não resolver, vá até uma agência da Caixa.

O que é saque Jam?

Se você foi consultar seu saldo e se deparou com a mensagem "JAM", saiba que o saque COD JAM 60 é o código que informa o valor do depósito que foi corrigido pelos Juros e Atualização Monetária (JAM).

Conteúdos que você precisa conhecer

Fique com a gente e aproveite esse momento para ler outros artigos da Foregon:

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com as nossas dicas. Em casos de dúvidas ou sugestões, envie seu comentário para que possamos responder. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Janaína Tavares

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Guia Completo dos Bancos: Tudo o que você Precisa Saber

CDI, SELIC ou IPCA: Conheça os Indexadores dos Investimentos

Bolsa Americana: saiba como Investir no Exterior

Evite Multas: Saiba Declarar Imposto de Renda MEI

É Preciso Incluir Pensão Alimentícia no Imposto de Renda?

Sonegação de Impostos: como Evitar Problemas com a Receita

Conheça 5 opções de Investimentos de alto Retorno para Jovens

Foregon: Como usar a Plataforma para Planejar suas Finanças?