Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Saque DEP – COD 01 FGTS: o que Significa o Código

Escrito por Guilherme Dorneles

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Se você tem direito ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, vale a pena entender mais sobre esse assunto e descobrir o que significa o "Saque DEP COD 01 FGTS". Por isso, acompanhe a leitura do nosso artigo e saiba mais!

  • Se você chegou a este artigo porque deseja sacar seu FGTS, saiba que existem quatro formas para retirar o benefícios sem envolver uma demissão sem justa causa. Saiba como:

O que você procura?

O que é o FGTS?

O FGTS é um fundo que cada trabalhador brasileiro com carteira assinada possui na Caixa Econômica Federal. Ele foi criado com o objetivo de ajudar em caso de demissão sem justa causa, compra da casa própria ou outros casos específicos.

Portanto, a sua empresa deve depositar em uma conta aberta na Caixa, no início de cada mês, o valor correspondente a 8% do salário bruto de cada funcionário. Vale destacar ainda que o fundo pode ter diversos tipos de contas, dentre elas:

  • Uma conta ativa, referente ao emprego atual do trabalhador;
  • Outras contas inativas, referentes a empregos anteriores do colaborador.

O que significa "Saque DEP COD 01 FGTS"?

Na hora de consultar e sacar os valores disponíveis, muitos trabalhadores podem se deparar com o código Saque DEP COD 01 FGTS e ficar na dúvida sobre o que se trata. Para entender o que significa o "Saque DEP COD 01 FGTS", vamos explicar por partes:

  • COD 01: esse código pode ter dois significados. O primeiro é que a pessoa foi demitida sem justa causa. Já o segundo quer dizer que a conta vinculada recebeu a autorização de Código 1;
  • Saque DEP: por fim, esse código mostra que o seu FGTS ainda não foi sacado.

Em outras palavras, o "Saque DEP COD 01 FGTS" significa que o seu saque do fundo já está disponível para ser sacado. No entanto, se você chegar a ver esse código "Saque JAM Código 1 FGTS", o saque dos juros do que rendeu seu FGST já está liberado.

O que fazer no caso do Saque DEP COD 01 do FGTS?

Para saber se você está apto a receber o Saque DEP COD 01 do FGTS, primeiro é necessário verificar a disponibilidade do benefício. Você pode fazer isso pelo aplicativo do fundo de garantia, da Caixa Econômica Federal ou pelo site da Caixa.

Dessa forma, é possível verificar se o benefício está disponível. Basta ter em mãos o número do CPF e também o do PIS.

FGTS zerado: por que isso acontece e como proceder?

Quando seu FGTS aparece como zerado significa que você não possui nenhum valor disponível na conta para receber. Agora, se você tinha saldo na conta, não sacou o valor e mesmo assim apareceu como zerado, o ideal é ir até a Caixa Econômica Feral para que você tenha respostas.

Se necessário, você pode avaliar a necessidade de contratar um advogado para te orientar em relação ao problema.

Só quem foi demitido sem justa causa tem direito ao FGTS?

Só pode receber o FGTS o trabalhador que está registrado no regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) em uma empresa. Neste contexto, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é um direito que pode ser usado pelos:

  • Trabalhadores rurais;
  • Empregados domésticos;
  • Trabalhadores temporários;
  • Trabalhadores avulsos;
  • Safreiros (operários rurais que trabalham apenas no período de colheita);
  • Atletas profissionais.

Como consultar saldo do FGTS?

Você pode consultar o saldo do seu FGTS por meio do aplicativo, disponível para smartphones e tablets com sistema operacional Android ou iOS. Veja o passo a passo:

  1. Baixe o aplicativo FGTS (Android e iOS)
  2. Selecione a opção "Entrar no aplicativo", digite seu CPF e senha para acessar;
  3. Caso ainda não tenha cadastro, selecione a opção "Entrar no aplicativo", clique em "Cadastre-se" e preencha as informações. Após o cadastro, abra o App e informe o CPF e senha cadastrada para fazer o login;
  4. Ao fazer o login com seu CPF, clique em "Saldo total do FGTS" e seu saldo disponível irá aparecer na tela.

Prontinho, agora você já pode usar o App para consultar o saldo sempre que quiser, bastando inserir o CPF e a senha.

Conclusão

Como vimos até aqui, o "Saque DEP COD 01 FGTS" significa que o seu saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço já está disponível para ser sacado. É possível obter essa informação pelo site da Caixa Econômica Federal ou pelo aplicativo do fundo de garantia.

Perguntas Frequentes (FAQ)

O que quer dizer saque DEP Cod 01 no FGTS?

O Saque DEP COD 01 FGTS é um código da caixa, em que COD 01 quer dizer que a pessoa em questão foi demitida sem justa causa e Saque DEP sinaliza que o seu FGTS ainda não foi sacado, mas está disponível.

O que fazer quando o saldo do FGTS some da conta?

Se o seu saldo está zerado, quer dizer que você não tem valores para sacar. Mas se você tinha saldo, não sacou e o valor sumiu na conta, o ideal é ir até a Caixa Econômica para verificar o que aconteceu.

Como sacar o FGTS?

Basta acessar o aplicativo do FGTS para consultar os valores já liberados e solicitar o saque, indicando uma conta de sua titularidade, de qualquer banco. Você terá que informar alguns dados extras.

O que fazer quando não aparece o saldo do FGTS no aplicativo?

Em alguns casos, esse pode ser um problema apresentado pelo aplicativo. A indicação é que você se desconecte do sistema e atualize o aplicativo. Se não resolver, vá até uma agência da Caixa.

O que é saque Jam?

Se você foi consultar seu saldo e se deparou com a mensagem "JAM", saiba que o saque COD JAM 60 é o código que informa o valor do depósito que foi corrigido pelos Juros e Atualização Monetária (JAM).

Conteúdos que você precisa conhecer

Fique com a gente e aproveite esse momento para ler outros artigos da Foregon:

  • Veja o que fazer se seu saque extraordinário do FGTS não caiu na conta

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com as nossas dicas. Em casos de dúvidas ou sugestões, envie seu comentário para que possamos responder. Até a próxima!

Compartilhe

Escrito por:

Guilherme Dorneles
Especialista em SEO

Guilherme se formou em Publicidade e Propaganda pela Universidade Franciscana e com MBA em Liderança, Inovação e Gestão 3.0 pela PUCRS. Com mais de uma década de produção de conteúdo e gestão de tráfego orgânico, ele tem uma paixão secreta por planilhas financeiras meticulosamente preenchidas.