Foregon.comConteúdos

Como tirar o CPF para menores de idade

Por Jennifer FigueiredoPublicado em
Compartilhe

O CPF (Cadastro de Pessoa Física) é um documento fundamental na vida dos brasileiros. Emitido pela Receita Federal, ele é útil na fase adulta, principalmente para identificar os contribuintes. Mas, este documento pode ter utilidade e importância também aos menores de idade. Saiba como tirar o CPF para menores de idade, neste artigo.

Quem pode ter o CPF infantil?

Assim como o RG (Registro Geral), todos podem ter este documento, desde os primeiros meses de vida. No entanto, cabe aos pais ou responsáveis tomar as medidas necessárias para solicitá-los enquanto o dependente for menor de 16 anos.

Aos adultos, o documento do menor é necessário para que seja declarado no Imposto de Renda como dependente legal, além de poder incluí-lo em planos de saúde, seguro e semelhantes.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

O documento também é exigido em outras circunstâncias como, por exemplo, ao solicitar cartão de crédito, candidatar-se em concursos públicos, vestibulares e afins. Ou seja, quanto mais cedo tiver o cadastro no CPF, melhor para o cidadão.

Estrangeiros podem ter CPF?

Sim, estrangeiros naturalizados podem ter registro no Cadastro de Pessoa Física.

Como tirar o CPF para menores de idade?

Diferente da solicitação para maiores de 18, que pode ser feita pelo site da Receita Federal, isso não é permitido para menores de 16 anos. Portanto, é necessário comparecer a um dos pontos autorizados, onde é cobrada uma taxa de R$ 7,50.

Confira os locais: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios ou em entidades públicas conveniadas como o Poupatempo, por exemplo.

Documentos necessários para o CPF infantil

  • Certidão de nascimento ou documento de identificação oficial com foto;
  • Documento de identificação oficial com foto do solicitante (pais, tutor, curador ou responsável pela guarda);
  • Documento que comprove a tutela, curatela ou responsabilidade pela guarda.

Por que ter um CPF?

Com este documento, você tem mais facilidades para solicitar a contratação de serviços financeiros como, por exemplo: a abertura de uma conta bancária.

Já para crianças e menores de 18 anos, o CPF é essencial para a contratação de um plano de saúde ou inclusão de dependentes.

Informações importantes

O CPF infantil possui uma numeração única e intransferível, que acompanha a pessoa por toda a vida. Muitas informações podem constar no cadastro deste documento, como o histórico de dívidas ou de bom pagador.

Além disso, diversas financeiras avaliam essas informações antes de conceder uma linha de crédito ao solicitante, que, mesmo sem saber, possui uma pontuação no CPF, chamada score de crédito.

Para não esquecer a numeração do documento, você pode fazer a impressão do CPF infantil em folha e depois, plastificá-lo. Além disso, também é possível incluir esses dados no RG, ao emitir uma segunda via.

Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários. Até logo!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Jennifer Figueiredo

Graduanda em Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista e Redatora na Foregon, gosta de falar sobre os produtos financeiros que oferecem as melhores vantagens. Nas horas vagas, procura a companhia de amigos para descontrair.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Dicas financeiras

    Consulta de CPF pelo Serasa Consumidor: guia completo

  • Dicas financeiras

    iFood oferece conta digital e cartão pré-pago para restaurantes

  • Dicas financeiras

    Conheça todos os impostos que o MEI precisa pagar

  • Dicas financeiras

    Consulta de CPF na Serasa: guia completo

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras