Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Trabalhei 2 anos, Quanto vou Receber? Aprenda a Calcular

Por Nara LimaPublicado em

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Critério de seleção: Alguns dos produtos financeiros apresentados aqui são de nossos parceiros. Entretanto, isso não influencia nossa avaliação e análise, que permanece imparcial e independente.

Apesar da demissão ser uma situação bem delicada para qualquer pessoa, é importante conhecer seus direitos e deveres. Esse é um tópico em que os brasileiros ainda tem diversas dúvidas, inclusive relacionadas ao recebimento do pagamento.

Neste artigo, você confere quais são os tipos de demissão, quais são os direitos do trabalhador em cada caso e aprende a calcular o valor.

O que você procura?

Principais formas de demissão

Demissão sem justa causa e com aviso prévio trabalhado

Neste caso, a empresa rompe o contrato com o colaborador e sugere que ele trabalhe por mais um mês. O pagamento é feito no primeiro dia útil após o final do contrato de trabalho.

Detalhes da rescisão trabalhista

  • Se o trabalhador cumpriu o período exigido pela empresa ele receberá o valor de um salário. Se isso não acontecer, terá descontos por cada dia em que faltar;
  • As empresas são obrigadas a pagar mais três dias para cada ano de trabalho do colaborador. Exemplo: se você trabalhou dois anos, terá direito a mais seis dias de aviso prévio;
  • Caso o trabalhador esteja com férias em aberto, a empresa pagará um mês de salário na rescisão, além de um terço do quanto ele recebe;
  • Além de conseguir sacar o dinheiro que está na sua conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), no dia do pagamento da rescisão a empresa deve pagar um valor de 40% de multa do FGTS na sua conta no fundo.

Demissão sem justa causa e com aviso prévio indenizado

Neste situação, a empresa manda o funcionário embora sem justa causa e não solicita que o colaborador trabalhe por mais um mês. O empregador deve realizar o pagamento num prazo de até 10 dias após a data de desligamento.

Detalhes da rescisão trabalhista

  • A empresa liberou você do aviso trabalhado e, por isso, pagará o valor de um salário sem que você trabalhe no próximo mês;
  • Se o trabalhador tiver realizado horas extras no período que antecedeu a sua demissão, ele tem o direito de recebê-las.

Demissão com justa causa

Neste caso, o funcionário é demitido porque cometeu alguma infração grave no trabalho. É o momento em que a empresa paga tudo que você deve receber. Sendo assim, o empregador tem a obrigatoriedade de fazer o pagamento em até 10 dias após a data de demissão.

Detalhes da rescisão trabalhista

  • A empresa não paga o aviso prévio e você não pode trabalhar mais para receber esse dinheiro;
  • Sem possibilidade de sacar o dinheiro da sua conta do FGTS e não tem direito ao seguro-desemprego;
  • Você tem direito ao valor das férias que ainda não tirou e o salário dos dias em que trabalhou (desde o começo do mês até a notificação da demissão).

Trabalhei 2 anos, quanto vou receber?

Quando uma demissão ocorre, é necessário fazer a rescisão trabalhista para formalizar o fim da relação de trabalho. No entanto, existem alguns fatores que devem ser levados em conta, como a natureza da rescisão, se foi pedida pelo colaborador ou de iniciativa do empregador, se foi com justa causa ou sem justa causa.

Confira como fazer as principais contas a seguir:

Saldo de salário

Para realizar essa conta, divida o seu salário por 30 e multiplique pela quantidade de dias trabalhados até o dia em que o contrato foi encerrado. Ao resultado, some as horas extras e eventuais adicionais.

13º salário proporcional

Nesse caso, o 13º é calculado com base nos meses trabalhados no ano da demissão. Para realizar a conta, divida o salário por 12 e multiplique o resultado pelo total de meses trabalhados no ano da rescisão.

importante: sempre considere um mês inteiro quando o trabalho for superior a 15 dias.

Férias vencidas e proporcionais

Se o trabalhador é demitido antes de tirar férias, deve receber o pagamento de um salário integral, além do acréscimo de um terço desse valor. Além disso, existe o valor de férias referente aos meses trabalhados no ano e também têm como base o salário e o acréscimo de um terço da remuneração.

Multa do FGTS

O valor é calculado a partir dos depósitos realizados pela empresa no fundo de garantia de quem vai sair. Em demissões por justa causa, não há pagamento de multa do FGTS. Já quando a demissão é sem justa causa, o valor pago de multa é de 40% do saldo dos depósitos da empresa. Por fim, nas rescisões por comum acordo, a porcentagem é de 20%.

Seguro-desemprego

O seguro-desemprego é concedido para quem foi demitido sem justa causa por meio de guias que permitem dar entrada no benefício e são entregues na rescisão.

Como calcular a rescisão do contrato de trabalho online?

Com a calculadora de rescisão da Foregon, você pode facilmente descobrir o valor exato que receberá ao sair da empresa. Basta preencher algumas informações essenciais, como:

  • Salário bruto
  • Data de admissão
  • Data de afastamento
  • Número de dependentes (se houver)
  • Motivo da rescisão
  • Aviso prévio (se cumprido, trabalhado ou indenizado)
  • E informar se possui férias vencidas

Com esses dados, a calculadora fornecerá uma estimativa precisa do montante que será pago após a rescisão. Essa ferramenta simplifica todo o processo e permite que você tenha uma visão clara dos valores envolvidos em sua rescisão de contrato de trabalho.

Precisa de Crédito? Monitore seu Score com o Foregon Premium

Com a Foregon Premium, você terá o controle total do seu Score, permitindo que entenda o que está impactando a sua elegibilidade para crédito e tome as medidas necessárias para melhorar a sua situação.

Aproveite as vantagens exclusivas da Foregon Premium:

  • Receba alertas em tempo real sobre alterações no seu Score de Crédito;
  • Tenha acesso a dicas personalizadas para melhorar o seu histórico financeiro;
  • Consulte o seu Score sempre que precisar, de forma ilimitada e com facilidade;
  • Conte com o suporte de especialistas para esclarecer suas dúvidas sobre crédito e finanças.

Preparado para garantir um futuro financeiro mais seguro?

Monitorar meu Score Agora!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Leia também

Auxílio Brasil Jovem Ainda Existe? Veja o que Muda em 2024

Aumento do salário mínimo 2024 e economia de horas extras

Posso Fazer Portabilidade de Salário Mesmo Devendo o Banco?

IGP-DI: Valor Atual e o Acumulado de 2023

IPC-Fipe 2023: Conheça o Índice de Preços ao Consumidor

Descubra Agora: Buser é Confiável? Uma Análise Detalhada

Poupançudo da Caixa: Como Adquirir os Cofres Divertidos?

Finanças para Millennials: um guia passo a passo