Consulte cheques sem fundo no seu CPF

Confira a presença de cheques sem fundos no seu nome e receba alertas de novas inclusões e exclusões.

Mulher de braços cruzados bucando cheques sem fundo no seu nome pela Foregon

Consulte cheques sem fundos no seu CPF com a Foregon!

⭐⭐⭐⭐⭐ + 8.983 pessoas já consultaram

O cheque já foi um dos meios de pagamento mais utilizados no Brasil pela sua praticidade. Entretanto, com o avanço da tecnologia nos serviços financeiros, o cartão de crédito e o PIX fizeram o cheque cair no esquecimento.

Apesar disso, ainda é possível encontrar pessoas que preferem utilizá-lo para fazer seus pagamentos e, com isso, os cheques sem fundo continuam sendo um problema para essa parcela da população.

Segundo a pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em maio de 2024, 6,8% das famílias brasileiras possuem dívidas em aberto com cheques sem fundo. 

Se você faz parte desta estatística ou não quer entrar para ela, continue conosco para entender o que é um cheque sem fundos e como se prevenir desse problema!

pessoa preenchendo um talão de cheque

O que é um cheque sem fundo?

Um cheque nada mais é que uma forma de pagamento à vista ou a prazo. Quando o proprietário do talão vai fazer um pagamento, ele entrega uma folha de cheque e preenche com o valor desejado e outras informações. O recebedor, por sua vez, deve ir até o banco para retirar o dinheiro.

Já o cheque sem fundo é quando você emite um cheque, mas não possui saldo suficiente em sua conta bancária para cobrir o valor no momento em que ele é apresentado para pagamento. Por conta disso, o banco não consegue transferir o dinheiro necessário para a conta do beneficiário, pois ela está “sem fundos”.

Imagine a seguinte situação: você vai comprar um sofá em uma loja e emite um cheque no valor de R$ 1.500  para fazer o pagamento. 

No entanto, você acaba gastando o dinheiro disponível na sua conta, e quando o dono da loja vai ao banco para descontar o cheque, ele não consegue receber o pagamento por falta de fundos, ou seja, ele recebeu um cheque sem fundo.

O que acontece se eu passar um cheque sem fundos?

Passar cheques sem fundos pode trazer sérias consequências para o seu nome. Quando acontece uma devolução de cheque por falta de fundos na conta, o banco faz uma segunda tentativa de compensação. 

Se o cheque for recusado mais uma vez, o nome do titular da conta é incluído no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundo (CCF).

O CCF é um sistema do Banco Central que pode ser consultado por qualquer empresa e banco que fornece crédito. Ou seja, se o seu nome está no CCF, você terá dificuldades em ter crédito aprovado quando solicitar cartões, empréstimos, financiamentos, crediário, dentre outros produtos financeiros. 

Além disso, os bancos podem deixar de fornecer novos talões de cheque para você, com o intuito de evitar novas pendências.

Cheque sem fundo suja o nome?

Além de ter o nome incluído no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundo (CCF), usar um cheque sem fundos pode sujar o seu nome. 

Isso porque, se não houver a compensação do valor, uma dívida é criada. Então, o banco registra a pendência nos órgãos de proteção ao crédito, fazendo assim com que seu nome fique negativado.

Qual a diferença entre restrição no CPF e restrição no CCF?

Conta atrasada e dívida negativada são termos distintos e cada um deles causa impactos diferentes na sua vida financeira. 

Enquanto uma conta atrasada pode ser regularizada com facilidade, uma dívida negativada tem efeitos mais sérios e de longo prazo sobre sua saúde financeira.

cheque preenchido na mão

Restrição no CCF

Se o seu CPF for incluído no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundo (CCF), você poderá ter problemas parecidos com os de uma pessoa que está negativada. Isso porque, as empresas costumam consultar o CCF antes de conceder crédito. 

A maior diferença entre estar com o CPF negativado ou no CCF é que o Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundo é um sistema controlado pelo Banco Central.

Restrição no CPF

Já as restrições no CPF são pendências que foram incluídas pelo credor nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC, Serasa, Boa Vista ou Quod. 

Essas empresas, conhecidas como birôs de crédito, são responsáveis por registrar, em um grande banco de dados, o CPF de pessoas que possuem dívidas vencidas.

entregando um cheque preenchido

Consulta de cheque sem fundo no Foregon Premium

Com o Foregon Premium, você consulta seu CPF e descobre se existem cheques sem fundo em seu nome. O nosso relatório traz informações sobre:

• Nome do titular que emitiu o cheque;
• Banco e agência que fez a inclusão do seu nome no CCF; 
• Motivo da devolução do cheque; 
• Quantidade de ocorrências;
• Data da inclusão do seu nome no CCF.

Além disso, com o Foregon Premium você receberá alertas caso seu nome seja incluído no CCF.

tela de celular mostrando cheques sem fundo no site da  foregon
infográfico com o passo a passo de como consultar cheques sem fundo na foregon

Como consultar cheque sem fundo no meu nome?

Se for a sua primeira vez na Foregon será necessário fazer o cadastro para concluir a consulta.

Ao acessar sua conta com o Foregon Premium, você terá acesso a várias soluções para monitorar tudo o que acontece com o seu CPF, incluindo:

Consultar cheques sem fundo, dívidas, verificar a situação do CPF na Receita Federal, descobrir se seus dados foram vazados na Dark Web, descobrir quem consultou seu score, consultar seu score e muito mais

Receber alertas se um cheque sem fundo for incluído no seu nome e notificações sobre a inclusão e exclusão de dívidas, garantindo uma gestão financeira mais segura e eficaz.

Quais são as vantagens de consultar cheques sem fundo?

A Foregon monitora diariamente a inclusão de novos cheques sem fundo no seu nome e coloca você no controle da sua segurança financeira. 

Com o monitoramento de cheques sem fundo, você fica protegido de 4 maneiras diferentes:

Proteção Antifraude

Quando você monitora cheques sem fundo, você identifica na hora se houve emissão de cheques em seu nome sem a sua autorização, o que pode ser uma fraude ou roubo de identidade. Isso permite que você tome uma atitude imediata para resolver a situação.

Prevenção de Problemas Legais

A emissão de cheques sem fundos pode ter consequências legais, incluindo processos judiciais e penalidades. Quando você monitora esse tipo de situação, também se protege contra problemas com a justiça.

Manutenção da Reputação Financeira

Cheques sem fundo afetam sua reputação com os bancos de forma negativa, dificultando seu acesso ao crédito. Monitore cheques sem fundo em seu nome e proteja sua imagem e pontuação de crédito.

Evitar restrições comerciais

Cheques sem fundo não só afetam sua reputação financeira como também levam a restrições comerciais, como a inclusão do seu nome em órgãos de proteção ao crédito. Consultar e resolver essa pendência evita problemas em lojas e a recusa de cheques em compras futuras.

Não espere até ser tarde demais. Ative sua proteção Foregon Premium hoje e garanta a segurança completa do seu CPF.

celular mostrando dívidas ativas no cpf no site da foregon

Receba alertas 24 horas por dia

Seja notificado sempre que pendências, como dívidas ativas, cheques sem fundo e ações judiciais, forem incluídas e excluídas do seu nome.

celular mostrando a consulta de score na foregon

Seu score atualizado diariamente

Receba alertas sempre que houver alterações em sua pontuação.

celular mostrando a situação regular do cpf na receita federal

Evite bloqueio de benefícios do Governo

Acompanhe de perto a situação do seu CPF na receita federal.

celular mostrando fonte de vazamentos de dados

Saiba imediatamente se seus dados vazaram na Dark Web

Receba notificações em tempo real sempre que houver vazamentos de seus dados na Dark Web

Qual o valor para monitorar cheques sem fundo na Foregon?

Agora, com o  Foregon Premium você pode monitorar cheques sem fundo diariamente com duas opções de plano de assinatura:

selo garantia de 7 dias

Monitoramento de Cheque sem Fundo com 7 Dias de Garantia!

Tenha 7 dias para testar o Foregon Premium e comprovar sua eficácia na consulta de cheques sem fundos, monitoramento e  proteção de seus dados. Se não se convencer, basta solicitar o reembolso e receber seu dinheiro de volta.

Acreditamos tanto na qualidade do Foregon Premium que oferecemos essa garantia incondicional. Confiamos que ele vai superar suas expectativas e fornecer a proteção completa que você precisa.
Fique no controle de tudo o que acontece no seu CPF com Foregon Premium!

Como regularizar dívidas de cheque sem fundo?

Se você consultou seu CPF conosco e descobriu que está com uma dívida de cheque sem fundo, é importante regularizá-la o mais rápido possível para evitar problemas maiores. Para isso:

1. Obtenha informações do cheque

• Acesse o seu painel do Foregon Premium para obter informações sobre o motivo da devolução e o banco que fez a inclusão do seu nome no CCF;
• Entre em contato com o banco e solicite informações sobre o valor do cheque.

2. Identifique o destinatário

• Com os dados do cheque, use o canhoto do talão para descobrir para quem você o emitiu.

3. Pague o débito e recolha o cheque

• Entre em contato com a empresa ou a pessoa para qual você ficou devendo e negocie o pagamento da pendência;
• Após pagar a sua dívida, pegue o cheque de volta. Guarde-o, não o descarte!

4. Regularize a situação no banco

• Leve o cheque à agência que o incluiu no CCF.
• Siga as instruções do banco para solicitar a baixa do cheque.

5. Lembre-se:

• Mantenha o comprovante de pagamento do cheque.
• Quanto mais rápido você regularizar a situação, melhor!

pessoa preenchendo um cheque

Cheque sem fundo caduca?

Provavelmente você já deve ter ouvido falar que o prazo para uma dívida caducar é de 5 anos, mas como isso funciona no caso de cheques sem fundo? 

Se o banco chegou a negativar o seu CPF por conta do cheque sem fundo, então ele é considerado uma dívida como qualquer outra. Por isso, o tempo para caducar é de 5 anos. 

O prazo para a informação sair do Cadastro de Cheque sem Fundo do Banco Central também é de 5 anos.  

A exclusão do seu nome no CCF é automática após o pagamento do cheque e das tarifas devidas.

Fique por dentro de tudo o que acontece com seu nome

Consulte seu CPF agora mesmo de forma rápida e segura

CONSULTAR CPF

Consulte sua pontuação quando precisar e onde estiver!

CONSULTAR SCORE

Descubra se o seu CPF está irregular na Receita Federal

Consulte suas dívidas de forma rápida e segura com a Foregon!

Descubra se seus dados foram vazados na Dark Web

Consulte agora empresas no seu nome com a Foregon!

Receba as melhores recomendações de crédito

Consulte agora mesmo as ações judiciais em seu nome!

Perguntas Frequentes

Como faço para consultar cheque sem fundo no meu CPF?

Acesse o site da Foregon e consulte seu CPF após um breve cadastro. Após adquirir o Foregon Premium, você poderá consultar cheques sem fundo em seu nome e receberá alertas em tempo real se houver alguma movimentação em seu CPF.

Qual é o tempo de validade de um cheque?

No Brasil, um cheque deve ser apresentado para pagamento no banco até 30 dias após sua emissão, se emitido na mesma cidade do banco, ou até 60 dias, se emitido em outro município. Após esse período, o banco não é mais obrigado a pagá-lo.

Como saber se meu nome está no CCF?

Com o Foregon Premium você descobre se seu nome foi incluído no CCF e outras informações importantes, como: data da inclusão e o banco que fez a solicitação.Além disso, com o monitoramento ativo, você receberá alertas caso ocorra uma nova inclusão no CCF.

Passar cheque sem fundo é crime?

Sim. O artigo 171 define a prática do cheque sem fundo como estelionato, desde que comprovada a intenção de prejudicar o destinatário, com pena de reclusão de 1 a 5 anos, além de multa. Agora, se for provado que não houve essa intenção, passa a ser considerado apenas um inadimplemento contratual.

E se o cheque devolvido for de uma conta encerrada?

A emissão de um cheque sem fundos de uma conta encerrada é considerada uma prática ilícita, visto que indica uma tentativa de realizar um pagamento sem a devida provisão de fundos, o que pode ser interpretado como má-fé.


selo finalista premio reclame aqui melhor serviço online
selo escrito site blindado 100% protegido
logo da foregon branca

Rua Nicolau Cacciatori, 489 - Jardim dos Pioneiros Presidente Prudente - SP, CEP 19050-340


Nós da Foregon S.A. atuamos com o CNPJ nº 42.603.537/0001-96 como correspondente bancário do Banco Itaucard S.A. de CNPJ nº 17.192.451/0001-70, do Banco Inter S.A. de CNPJ nº00.416.968/0001-01, do Banco BMG S.A., inscrito no CNPJ sob o nº 61.186.680.0001/74. e do Banco Pan S.A. de CNPJ nº 59.285.411/0001-13 para oferecer o melhor produto financeiro para você.