Como eliminar restrições no CPF e ficar com o nome limpo
Se você não efetuou o pagamento de alguma dívida no prazo correto, existem chances de você estar com restrições no CPF, ou seja, o seu nome estar negativado. Mas fique calmo, é possível resolver essa situação após analisar algumas questões.

Atualmente, cerca de 29% dos brasileiros estão nesta situação, segundo o Serasa Experian. Os principais fatores que aumentaram essa porcentagem foram: altas taxas de desemprego, aumento da inflação, instabilidade econômica, entre outros.
Continue a leitura do artigo e saiba mais.
Restrições no CPF: o que significa?
Se o seu CPF está com alguma restrição, isso significa que alguma dívida não foi paga e seu nome está negativado. Ou seja, você terá mais dificuldades para adquirir um produto financeiro pois seus dados estão nas listas de inadimplentes, como a do Serasa, por exemplo.
Antes de chegar nesse ponto, o credor realiza diversas cobranças e define um prazo para realizar o pagamento. Geralmente as empresas enviam avisos por e-mail, SMS, WhatsApp ou carta e só enviam seu nomes para birôs de crédito caso o pagamento não seja feito após essas ações.

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Como o meu CPF pode ficar com restrições?
Além do exemplo de contração de dívida citado no início do artigo, você também pode ficar com restrições caso aconteça algum problema cadastral, como: cancelamento, suspensão e anulação do CPF.
Embora esses casos sejam mais difíceis de acontecer, existem alguns motivos que são responsáveis por causar a restrição do seu CPF. Veja os principais:
- Ausência do voto nas eleições sem justificativa;
- CPF duplicado;
- Imposto de Renda não declarado;
- Falecimento, entre outros.
Principais consequências de ter restrições no CPF
As principais consequências de ter restrições no CPF envolvem sua vida financeira e os seus planos com ela. Portanto, você sentirá dificuldade para aprovações de financiamento, cartão de crédito ou empréstimo. Afinal, seu score de crédito diminui e as empresas te enxergam como um mau pagador.
Como eliminar restrições no CPF e limpar o nome
Para conseguir eliminar suas restrições no CPF é preciso ter conhecimento das dívidas contraídas e da sua pontuação de score de crédito. Por isso, faça uma consulta no site do Serasa, dessa forma:
- Acesse o site Serasa Limpa Nome;
- Insira seu CPF no lugar indicado e clique em "Consultar";
- Verifique suas dívidas e busque uma boa negociação;
- Leia com atenção as instruções para quitar a dívida;
- Por fim, clique em "Gerar boleto" e pague o documento via Internet Banking ou na lotérica mais próxima.
Após efetuar o pagamento, a empresa tem até cinco dias úteis para informar os birôs de crédito que a sua dívida foi quitada.
Para ter certeza de que sua dívida foi quitada, utilize o novo serviço criado pela Foregon: o CPF Protegido.
Descomplicamos?
Se restou alguma dúvida ou sugestão, faça um comentário que nós descomplicamos para você. Se gostou, não esqueça de curtir. Até a próxima!
Deixe seu comentário