Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Como Eliminar Restrições no CPF e Limpar seu Nome?

Escrito por Victor Brisola

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Se você não efetuou o pagamento de alguma dívida no prazo correto, existem chances de você estar com restrições no CPF, ou seja, o seu nome estar negativado. Mas fique calmo, é possível resolver essa situação após analisar algumas questões.

Atualmente, segundo o Serasa Experian, cerca de 29% dos brasileiros estão nesta situação. Os principais fatores que aumentaram essa porcentagem foram: altas taxas de desemprego, aumento da inflação, instabilidade econômica, entre outros.

Continue lendo para entender como eliminar estas restrições e limpar seu nome.

O que você procura?

O que são restrições no CPF?

Se o seu CPF está com alguma restrição, isso significa que alguma dívida não foi paga e seu nome está negativado. Ou seja, você terá mais dificuldades para adquirir um produto financeiro pois seus dados estão nas listas de inadimplentes dos birôs de crédito.

Antes de chegar nesse ponto, o credor realiza diversas cobranças e define um prazo para realizar o pagamento. Geralmente as empresas enviam avisos por e-mail, SMS, WhatsApp ou carta e só enviam seu nomes para birôs de crédito caso o pagamento não seja feito após essas ações.

A diferença entre restrições e CPF bloqueado

Um CPF com restrição significa que o titular do CPF possui pendências financeiras, como dívidas em aberto ou contas não pagas, registradas nos órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa ou o SPC. Essas restrições podem afetar a capacidade do titular de obter crédito ou fazer compras parceladas, por exemplo.

um CPF bloqueado pode ocorrer por diversos motivos, como suspeita de fraude, inconsistências nos dados cadastrais ou solicitação do próprio titular por algum motivo específico, como medida de segurança em caso de perda ou roubo do documento. Quando um CPF é bloqueado, algumas funcionalidades relacionadas a ele podem ficar indisponíveis até que a situação seja regularizada.

Como faço para ver restrição no CPF?

Além do exemplo de contração de dívida citado no início do artigo, você também pode ficar com restrições caso aconteça algum problema cadastral, como: cancelamento, suspensão e anulação do CPF.

Embora esses casos sejam mais difíceis de acontecer, existem alguns motivos responsáveis por causar a restrição do seu CPF. Veja os principais:

  • Ausência do voto nas eleições sem justificativa;
  • CPF duplicado;
  • Imposto de Renda não declarado;
  • Falecimento, entre outros.

Principais consequências de ter restrições no CPF

As principais consequências de ter restrições no CPF envolvem sua vida financeira e os seus planos com ela. Portanto, você sentirá dificuldade para aprovações de financiamento, cartão de crédito ou empréstimo. Afinal, seu score de crédito diminui e as empresas te enxergam como um mau pagador.

Como eliminar restrições no CPF e limpar o nome

Para conseguir eliminar suas restrições no CPF é preciso ter conhecimento das dívidas contraídas e da sua pontuação de score de crédito. Por isso, faça uma consulta no site do Serasa, dessa forma:

  1. Acesse o site Serasa Limpa Nome;
  2. Insira seu CPF no lugar indicado e clique em "Consultar";
  3. Verifique suas dívidas e busque uma boa negociação;
  4. Leia com atenção as instruções para quitar a dívida;
  5. Por fim, clique em "Gerar boleto" e pague o documento via Internet Banking ou na lotérica mais próxima.

Após efetuar o pagamento, a empresa tem até cinco dias úteis para informar os birôs de crédito que a sua dívida foi quitada.

Para ter certeza de que sua dívida foi quitada, utilize o novo serviço criado pela Foregon: o CPF Protegido.

Score Grátis é na Foregon!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Compartilhe

Escrito por:

Victor Brisola
Redator SEO

Redator especializado em proteção de dados e score de crédito, formado em Jornalismo pela Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Sorocaba. Ele é responsável pela produção e refinamento dos conteúdos da Foregon.