Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Atrasos em Pagamentos: um desafio a superar no mundo das finanças

Escrito por Nara Lima

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Ter um score de crédito positivo é fundamental para quem busca conseguir empréstimos, financiamentos, cartões de crédito ou outros compromissos financeiros. Basicamente, ele é uma pontuação que reflete o histórico financeiro de cada consumidor.

Quanto maior o score, maiores são as chances de conseguir crédito aprovado, com juros mais baixos e melhores condições de pagamento. No entanto, um dos fatores que costumam mais afetar essa pontuação são os atrasos nos pagamentos.

Para tirar todas as dúvidas sobre o assunto, a seguir, vamos falar sobre a importância de ter um score de crédito positivo e como o atraso de pagamentos pode afetar sua pontuação.

O que você procura?

O que é score de crédito?

O score de crédito é uma pontuação que representa o histórico financeiro de uma pessoa, levando em conta uma série de fatores como histórico de pagamentos, renda, idade, entre outras. 

Esse número é usado por bancos e empresas de crédito para avaliar o risco de inadimplência de um consumidor. Em outras palavras, para entender se o consumidor é um bom pagador e arcar com seus compromissos.

Por isso é super importante ter bons hábitos financeiros, já que quando o score é considerado alto, é mais fácil conseguir compromissos financeiros com juros baixos e melhores condições de pagamento.

O que significa cada pontuação do score?

A pontuação do score de crédito varia de 0 a 1000, sendo dividida em faixas que indicam diferentes níveis de crédito. 

  • De 0 a 500: considerada baixa;
  • De 501 a 700: considerada regular;
  • De 701 a 1000: considerada boa. 

O que significa "pagamentos em atraso"?

Pagamentos em atraso são aqueles que não são realizados na data de vencimento. Essa situação pode ocorrer por diversos motivos, como esquecimento, dificuldades financeiras ou problemas com o pagamento. 

Quando o consumidor não paga a fatura do cartão ou a parcela de um empréstimo, por exemplo, dentro do prazo de vencimento, juros e multas são somados a esse valor. Além de prejudicar a pontuação de crédito, prejudica também o bolso. 

As empresas de análise de crédito consideram o histórico de pagamentos um ponto importante na avaliação do risco de inadimplência. Quando o consumidor deixa de pagar suas contas em dia, isso pode ser interpretado pelas empresas como um sinal de que ele não é um bom pagador, afetando negativamente o score de crédito.

Atrasos em pagamentos no dia a dia

Existem diversas situações no dia a dia que podem levar a um histórico de atrasos em pagamentos que afetam negativamente a pontuação de crédito de um consumidor. Abaixo, listamos alguns exemplos:

  • Esquecimento: é comum esquecer de fazer um pagamento na data de vencimento, especialmente quando se tem muitas contas para pagar;
  • Dificuldades financeiras: problemas financeiros, como a perda do emprego ou uma emergência médica, podem afetar a capacidade do consumidor de pagar suas contas em dia;
  • Problemas com o pagamento: perda do cartão de crédito ou a falta de acesso à internet para realizar o pagamento online, podem levar a atrasos no pagamento;
  • Falta de organização: a falta de organização pode levar a atrasos no pagamento, principal daqueles que não possuem nenhum controle.

Como sair dessa situação? 

Para evitar problemas com o pagamento, é importante manter as finanças organizadas, priorizar o pagamento das dívidas e evitar gastos desnecessários. Olha só como você pode fazer isso:

Crie alertas com as datas dos próximos pagamentos

Uma das principais causas de pagamentos em atraso é o esquecimento das datas de vencimento das contas e dívidas. Para evitar essa situação, é importante criar alertas com as datas dos próximos pagamentos. Isso pode ser feito por meio de aplicativos de celular, lembretes em calendários ou mesmo anotações em um caderno.

Anote sua renda mensal e todos os seus gastos

Para evitar problemas com o pagamento de contas e dívidas, é importante ter uma visão clara de suas finanças. Para isso, é recomendado anotar sua renda mensal e todos os seus gastos, incluindo despesas fixas (como aluguel, água, luz, internet) e variáveis (como alimentação, transporte, lazer). Com essa informação em mãos, é possível identificar onde estão os principais gastos e fazer ajustes para reduzir as despesas desnecessárias.

Faça uma análise e corte gastos desnecessários

Uma vez que você tenha uma visão clara de suas finanças, é importante fazer uma análise e cortar gastos desnecessários. Isso pode incluir reduzir despesas com lazer, transporte, alimentação fora de casa, entre outras. Ao cortar gastos desnecessários, você pode reduzir o valor das suas despesas mensais e ter mais recursos para pagar suas contas e dívidas em dia.

Priorize o pagamento das dívidas com maior taxa de juros

Quando você tem várias dívidas em aberto, é importante priorizar o pagamento daquelas com maior taxa de juros. Isso porque essas dívidas tendem a acumular juros mais rapidamente, o que pode tornar ainda mais difícil o pagamento posteriormente. Ao priorizar o pagamento das dívidas com maior taxa de juros, você pode reduzir os juros acumulados e evitar que a dívida se torne ainda mais difícil de ser quitada. Além disso, ao pagar as dívidas com maior taxa de juros, você pode melhorar sua avaliação na variável "pagamentos em atraso", já que estará demonstrando comprometimento em quitar suas dívidas.

Resumindo

Ter um bom score de crédito é muito importante para conseguir empréstimos, financiamentos e cartões de crédito com condições favoráveis. Essa pontuação é baseada no seu histórico financeiro e é levada em consideração pelas instituições financeiras na hora de avaliar sua solicitação.

Por isso, é fundamental evitar atrasos para manter uma boa avaliação. Algumas medidas simples, como as citadas no decorrer desse conteúdo, podem ajudar a evitar atrasos e melhorar sua pontuação de crédito.

Ao tomar essas precauções, você reduz as chances de acumular dívidas e atrasar pagamentos, melhorando seu score. Isso aumenta suas chances de ter crédito aprovado com condições mais favoráveis e proporciona uma maior estabilidade financeira.

Podemos ajudar de mais alguma forma? Entre em contato com nossa especialista!

Perguntas Frequentes

O que é um compromisso financeiro?

É considerado um produto financeiro, basicamente tudo aquilo que contratamos em um banco, como cartão de crédito, empréstimo, financiamento, consórcio e por aí vai…

Como se organizar financeiramente?

Para se organizar financeiramente, é importante anotar todas as suas receitas e despesas mensais para entender para onde seu dinheiro está indo. Além disso, priorize a quitação de dívidas de juros altos, como cartões de crédito, e crie um plano de pagamento para reduzir gradualmente o saldo.

Realizei meu pagamento, quando a informação será atualizada?

Em média, leva pelo menos 15 dias até a informação ser atualizada pelos birôs de crédito. No entanto, mesmo após o pagamento ter sido feito, o atraso ficará registrado no histórico do consumidor por 12 meses.

Compartilhe

Escrito por:

Nara Lima
UX Writer

Formada em Publicidade e Propaganda pela UniFAI, a Nara trabalha com redação profissional desde 2019. Além disso, já trabalhou com atendimento ao público e fez pesquisas para o governo pelo IBGE, aprendizados que leva hoje para sua escrita focada na experiência do usuário da Foregon.