Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

CVV do Cartão: O que é e Como Localizar?

Guilherme DornelesPublicado em

Na hora de realizar compras em uma loja virtual, por exemplo, é necessário informar o código de segurança (CVV) do seu cartão de crédito.

Afinal, esse dado funciona como uma senha em transações online, sendo extremamente importante para a sua segurança.

Confira agora mesmo o que é CVV e saiba onde ele fica localizado.

Você encontra nesse artigo:

O que é CVV do cartão de crédito?

O CVV é um código de segurança composto por três dígitos (ex: 123), que garante que o titular esteja com o cartão de crédito em mãos no momento das compras online.

Esse código tem como principal objetivo proteger os usuários contra fraudes e transações irregulares realizadas em compras pela internet.

A sigla que, por sua vez, significa Card Verification Value em inglês e "Valor de Verificação do Cartão" em português, pode mudar de acordo com cada banco.

Por exemplo, CVV é especificamente da Visa, enquanto a Mastercard, por exemplo, chama de CVC. Já nos cartões American Express, a sigla utilizada será CID ou Card ID. Outros formatos também são utilizados:

  • V-CODE ou V CODE: Código de Verificação;
  • CVVC: Cartão de verificação ou Código de Valor;
  • CVD: Dados de Verificação do Cartão;
  • CCV (Card Code Verification): Verificação de Código do Cartão.

Score Grátis é na Foregon!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF Grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Para que serve o código CVV do cartão?

O CVV tem como principal objetivo garantir que, no momento da compra online, você esteja com o seu cartão em mãos, evitando possíveis fraudes e golpes.

Para entender para que serve o código do CVV do cartão é só pensar que se nas lojas físicas o titular deve inserir a senha do cartão de crédito para confirmar a transação, nas lojas online, é necessário informar os três dígitos do CVV antes de finalizar o pagamento.

Onde fica o CVV do cartão de crédito?

Normalmente, o CVV fica localizado no verso do cartão, sendo composto por três números pequenos e impressos em itálico (ex: 123).

No entanto, pode ser que você encontre cartões que têm o CVV com quatro dígitos e na parte da frente do plástico, como por exemplo, os da bandeira Amex (American Express).

Qual a diferença entre CVV e CVC do cartão?

Basicamente, o CVV e o CVC do cartão são sigla utilizadas para a mesma finalidade. O CVV é a abreviação para Card Verification Value e o CVC para Card Verification Code. Na prática, os dois termos se referem ao mesmo assunto e cada banco pode chamar de uma forma.

O CVV do cartão de crédito é seguro?

Sim. As características do CVV do cartão fazem com que ele seja um dado seguro e proteja as suas transações contra fraudes e outras irregularidades.

Por exemplo, ele é impresso de forma discreta, sendo registrado somente no cartão, não fica visível em recibo, nota fiscal ou histórico do site e, diferentemente das outras informações, não aparece em relevo no cartão de crédito.

Como proteger o CVV do cartão?

Apesar de ser extremamente seguro, é necessário tomar alguns cuidados para a sua segurança ser mantida. Veja como proteger o CVV:

  • Não digite-o em computadores públicos;
  • Atente-se ao certificado de segurança SSL do site em que for efetuar uma compra;
  • Mantenha o antivírus do seu computador atualizado;
  • Não tire fotos do código no celular;
  • Mantenha sigilo sobre o número.

Por que é obrigatório informar o CVV do cartão de crédito nas compras online?

É obrigatório informar o CVV do cartão de crédito para garantir a segurança das suas compras na internet.

Afinal, o CVV cartão de crédito é uma espécie de senha para as transações online.

Cuidados que você deve ter nas compras online

Certifique-se de que o site é seguro

Ao realizar compras online pela internet, é importante verificar os requisitos de segurança do site, como o protocolo HTTPS antes de colocar o CVV cartão de crédito.

Para isso, basta visualizar a barra de endereços, em busca de identificar um pequeno cadeado, que garante que o protocolo esteja aplicado e você esteja seguro.

O protocolo HTTPS, para quem não sabe, é um selo de garantia de segurança para o site e todos seus consumidores.

Ele tem como objetivo garantir que o endereço não seja interceptado por terceiros, ou seja, que os seus dados não sejam violados por hackers.

Veja o que dizem sobre a loja

Outra forma de garantir a sua segurança no momento das compras online é ver o que as pessoas dizem sobre a loja virtual em questão visitando as outras redes sociais antes mesmo de considerar inserir o CVV cartão de crédito.

Dessa forma, você saberá o que estão falando e se há reclamações de atrasos de entrega ou de não recebimento dos produtos.

Plataformas como o Procon e o Reclame Aqui também podem te ajudar a entender melhor sobre a reputação daquela loja.

Cuidado ao compartilhar dados pessoais

Os formulários de pagamento dos sites das lojas devem solicitar apenas as informações estritamente necessárias para o processamento das compras, como nome, endereço, CPF e dados de pagamento. Jamais compartilhe a senha do seu cartão.

Além disso, é necessário ficar atento se as lojas solicitam transferências diretamente para uma Pessoa Física.

Essa prática pode estar fortemente ligada à atuação de criminosos, que solicitam o pagamento como se fossem um vendedor.

Avalie a política de trocas da empresa

Por fim, verifique a política de troca da empresa antes de efetuar a compra para evitar possíveis situações desagradáveis.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o cliente pode se arrepender da compra e pedir a devolução no prazo de até sete dias contados a partir da data de recebimento do produto.

Perguntas frequentes

O que significa CVV do cartão?

O CVV do cartão é um código de segurança composto por três dígitos (ex: 123), que garante que o titular esteja com o cartão de crédito em mãos no momento das compras online. Esse código tem como principal objetivo proteger os usuários contra fraudes e transações irregulares realizadas em compras pela internet.

Pode passar o CVV do cartão para outra pessoa?

Em hipótese alguma você deve passar o CVV do seu cartão de crédito para outra pessoa. Esse dado é extremamente sensível, devendo ser protegido para que você não sofra golpes e/ou furtos na internet.

Onde fica o CVV do cartão?

O CVV fica localizado no verso do plástico, sendo composto por três números pequenos e impressos em itálico. No entanto, pode ser que você encontre cartões que têm o CVV com quatro dígitos e na parte da frente do plástico, como por exemplo, os da bandeira Amex (American Express).

O que fazer quando o cartão não tem CVV?

Caso você não encontre o CVV no cartão de crédito, faça uma consulta no aplicativo do seu banco. Normalmente, essa informação fica localizada junto com os outros dados do seu cartão.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Guilherme Dorneles

Guilherme Dorneles é Analista de SEO na Foregon desde 2022, e traz consigo mais de uma década de experiência em produção de conteúdo e gestão de tráfego orgânico. Formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Franciscana e com MBA em Liderança, Inovação e Gestão 3.0 pela PUCRS, Guilherme tem uma paixão secreta por planilhas financeiras meticulosamente preenchidas.

Ver todos os posts

Leia também

Sala VIP Aeroporto Salvador: Como Acessar e Benefícios

Cartão Pão de Açúcar Gold com anuidade gratuita?

Azul Cartões Itaú: Escolha o seu Aproveite os Benefícios

Análise Completa do Inter Loop: Realmente Vale a Pena?

Cartão Besni: Solicitação, Anuidade e Benefícios

Como Acumular Milhas Nubank: Descubra Agora se é Possível

Entenda o Significado da Sigla APMX na Fatura do Cartão

Onde Fazer o Cartão TOP: Vantagens e Como Pedir o Seu