Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Golpe do depósito antecipado no empréstimo: cuidado!

Por Leonardo JacominiPublicado em

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Critério de seleção: Alguns dos produtos financeiros apresentados aqui são de nossos parceiros. Entretanto, isso não influencia nossa avaliação e análise, que permanece imparcial e independente.

As vezes ficamos no vermelho, as contas chegam e o salário se foi. Recorrer a um crédito é a saída para muita gente. Seja para saldar as dívidas ou mesmo para limpar o nome. Mas, cuidado! Fique atento ao pedido de depósito antecipado para liberação do empréstimo.

Esses golpes são mais comuns do que imaginamos. Na hora do aperto, às vezes não pesquisamos direito e acabamos escolhendo por alguém que ofereça quase um "milagre" para ter o dinheiro.

Existem por aí, pessoas se passando por empresas ou financeiras, oferecendo crédito fácil, mas com antecipação de um valor para que o empréstimo caia na sua conta.

Fuja dessa! De acordo com dados do Departamento de Atendimento ao Cidadão do Banco Central, "o golpe do depósito antecipado é um dos que mais fazem vítimas no país".

deposito-antecipado-emprestimo

Entre janeiro e julho deste ano, a instituição recebeu 727 reclamações de pessoas que acreditaram no empréstimo fácil, com juros baixos e sem burocracias.

Conheça mais sobre o assunto e saiba como identificar uma possível fraude.

O que você procura?

Onde eu posso fazer um empréstimo

Primeiro, é importante se atentar à empresa em que você solicita o empréstimo. As únicas instituições que são liberadas para oferecer esse serviço, são financeiras autorizadas pelo Banco Central.

É muito comum encontrar administradoras que não trabalham como financeiras e nem realizam operações de crédito diretamente. Ou seja, essas empresas são correspondentes bancários. Elas fazem um "meio de campo" entre você e a instituição responsável.

Essas informações podem ser encontradas ao final da página do site, no menu "como funciona" ou mesmo no contrato. Essa é uma atividade legal e regulamentada.

Por isso, é importante pesquisar onde você solicita o crédito. Assim como os bancos e financeiras físicas, existem as online, com o mesmo grau de segurança. Mas, é preciso ter certeza de que a empresa é séria e licenciada pelo B.C.

Tenha segurança

Busque por certificações de segurança no site, se as páginas nas redes sociais são verificadas e analise o CNPJ, que deve estar disponível no rodapé do site da financeira.

O Reclame Aqui também é uma ótima ferramenta. Busque pela empresa e confira se há reclamações sobre fraude ou algo parecido. Se você não encontrar muitas informações dela na internet, desconfie!

Se ainda tiver dúvidas sobre o lugar onde está pedindo o empréstimo, o Banco Central disponibiliza uma plataforma de pesquisa sobre as instituições, que pode ser acessada aqui.

O importante é não ficar em dúvida na hora de solicitar o crédito. E já sabe né, se a empresa pedir depósito antecipado para liberação do empréstimo, não aceite e denuncie!

A Foregon faz empréstimo?

A Foregon tem orgulho e a responsabilidade de ser o maior marketplace de produtos financeiros do Brasil. Só em agosto deste ano, tivemos mais de 1.8 milhões de visitas em nosso site.

Temos o compromisso de fazer a "ponte" entre você a instituição financeira, facilitando a escolha por um produto financeiro, como cartão de crédito e conta digital, além de outros produtos que estão por vir.

Mesmo dentre esses produtos, não somos responsáveis pela aprovação ou recusa da solicitação. Nosso objetivo é lhe ajudar a encontrar o produto ideal, que combine com você e seu estilo de vida.

Vale ressaltar que, nós não realizamos operações de crédito e nem oferecemos empréstimo. Qualquer forma de oferta de crédito que peça antecipação de um valor para liberação do dinheiro, ligada a Foregon, é golpe!

A Foregon além de não emitir cartão de crédito e nem realizar empréstimos, não solicita a seus clientes que depositem dinheiro em conta e nem entramos em contato por telefone/WhatsApp para ofertar produtos financeiros.

Nossa plataforma conta com sistemas de segurança e não direcionamos seus dados para terceiros. Aqui na Foregon, você pode pesquisar, comparar e solicitar o crédito direto com o banco, sem sair de casa!

Como saber se o empréstimo é um golpe?

deposito antecipado

Se você está procurando por um empréstimo ou anda meio desconfiado de alguma proposta, confira algumas dicas para evitar cair em golpes e acabar no prejuízo.

Antes de conferir a dica, vale lembrar daquela do início – se for solicitado a você, que deposite uma quantia em uma conta, para depois ser liberado o dinheiro, isso é crime.

Essas pessoas mal-intencionadas dizem que é necessário depositar por vários motivos, como:

  • Score baixo do cliente;
  • Cobrir taxas de cartório;
  • Taxas bancárias, seguradoras;
  • Como primeira parcela do empréstimo.

Enfim, qualquer que seja a "desculpa", não siga em frente e procure denunciar ao Banco Central ou polícia.

Confira os sinais de que você pode estar diante de um golpe de empréstimo:

  • Sites "bagunçados", com diversas propagandas;
  • Sites que não exibam o CNPJ;
  • Crédito sem burocracia;
  • Muita facilidade em conseguir o crédito;
  • Juros muito abaixo do mercado;
  • Exigência de depósito antecipado;
  • Pagamento de parcela em conta de Pessoa Física.

Quando se deparar com uma oferta de empréstimo fácil demais, ou seja, sem burocracia, juros baixos, etc. fique atento. Normalmente, os bancos e financeiras antes de concederem o crédito ao cliente, fazem uma análise.

Essa verificação serve para saber se a pessoa consegue honrar com o pagamento das parcelas do empréstimo. Se caso for constatado que o score é baixo ou cliente negativado, a instituição pode cobrar juros mais altos.

Cuidados para evitar o golpe

Relembrando tudo o que vimos, anote as dicas e se ficar na dúvida, nunca feche o negócio. Confira os cuidados que você deve ter:

  • Normalmente, as financeiras não oferecem empréstimo por telefone/WhatsApp;
  • Não existe cartão com limite definido (alguns oferecem somente o limite mínimo);
  • Verifique o site oficial da empresa;
  • Procure pelo certificado de segurança no site (cadeado ao lado do link ou selos ao final da página);
  • Investigue a empresa no Reclame Aqui;
  • Procure pela empresa no Banco Central;
  • Nenhuma instituição financeira pode fazer solicitação de depósito antecipado;
  • Copie a propaganda ou anote os números (quando encontrar uma oferta de empréstimo, tire foto do material, print, ou guarde os números que entraram em contato com você).

Empréstimo online é seguro?

As mesmas dicas que você viu neste post, valem para as financeiras que oferecem o empréstimo online. Sempre antes de fechar o negócio, procure saber mais sobre a empresa.

Existem várias financeiras que oferecem o serviço pela internet, assim como algumas administradoras, que prestam o serviço como correspondentes bancárias.

Sem sair de casa, você consegue simular o quanto pode pegar de empréstimo, conhecer as taxas e ainda fechar acordo.

Sempre fique atento e desconfie do dinheiro fácil. E vale a pena reforçar: em hipótese alguma, deposite dinheiro em uma conta física para liberação de empréstimo!

Analise e não faça depósito antecipado

Sabemos o quanto chato pode ser uma situação em que não há dinheiro para pagar as contas ou mesmo estar com o nome sujo. Mas, antes de recorrer ao empréstimo, é importante analisar com calma.

Se você deve para alguma empresa, por exemplo, você pode procurá-la e oferecer um negócio. Em ocasiões de acordo, algumas pessoas baixaram pela metade o que deviam, se livrando de juros e multas, quitando somente o valor original, direto com o credor.

Se não for possível o acordo e o única saída é o empréstimo, analise muito bem as condições de vários bancos e financeiras. Escolha a que te ofereça um plano com juros menores e com parcelas que você pode pagar, evitando em transformar a dívida numa bola de neve.

Aliás, você sabe qual o melhor empréstimo para você? Se ainda não conhece as opções, separei para você 6 formas de ter o crédito!

Se ainda ficou com alguma dúvida ou se recebeu alguma oferta de empréstimo que tenha que fazer o depósito antecipado com o nome da Foregon, fale com a gente aqui pelos comentários.

Fique à vontade para navegar aqui pelo blog e conhecer mais sobre o mundo financeiro! Até a próxima!

Compartilhe
Leonardo Jacomini

Jornalista, produtor de conteúdo e apresentador. Filme ou série, série ou filme? Aliás, tem os livros também! Escolho do nada e embarco em cada história. Amo escrever sobre finanças ou coisas que ajudem as pessoas, mas a área de vídeo é onde me sinto plenamente em casa. - Fez parte do time Foregon de 2017 a 2020 -

Ver todos os posts

Leia também

Portabilidade de Empréstimo Consignado com Troco Online: Vale a Pena?

Melhores Empréstimos com Garantia de Imóvel: Março 2024

Melhores Empréstimos com Garantia de Veículo: Março 2024

Melhores Empréstimos na Hora via Pix: Março 2024

Melhores Empréstimos Online na Hora: Março 2024

Melhores Empréstimos para MEI: Março 2024

Melhores Empréstimos com Garantia de Celular: Março 2024

Melhores Empréstimos com Antecipação do FGTS: Março 2024