Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

8 Dicas de Como Aumentar o Score do CPF em 2024

Escrito por 

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Você já se perguntou como aumentar rapidamente o score do seu CPF em 2024? Se sim, você não está sozinho!

Ter um score de crédito alto é fundamental para conquistar diversas oportunidades financeiras, como empréstimos, financiamentos e aprovação para cartões de crédito com benefícios atrativos.

Neste artigo, vamos apresentar dicas atualizadas para você aumentar seu score de crédito e alcançar uma pontuação saudável de forma rápida e eficiente. 

Se você está pronto para desbloquear um futuro financeiro mais promissor, continue lendo e fique no caminho certo para o sucesso financeiro em 2024!

Você encontra nesse artigo:

O que é score de crédito?

O score de crédito, muitas vezes referido  como "score do CPF", é uma avaliação numérica que reflete a saúde do seu histórico financeiro. 

Essa pontuação é um recurso utilizado por instituições financeiras e credores para determinar a sua confiabilidade ao tomar decisões de crédito. 

Em outras palavras, o score de crédito é uma espécie de "cartão de visita" financeiro do seu CPF, que pode afetar diretamente sua capacidade de obter empréstimos, financiamentos, cartões de crédito e até mesmo contratos de locação.

Se você tem nome sujo, paga suas contas em atraso, não faz movimentações no crédito, como compras parceladas, por exemplo, provavelmente o seu score de crédito será baixo

Por outro lado, se você tem bons hábitos financeiros e paga suas contas sempre em dia, a sua pontuação provavelmente será média ou alta.

A pontuação de score do CPF varia de 0 a 1.000. Veja abaixo o que cada faixa de risco da pontuação significa no mercado:

  • Pontuação de 0 a 300: score baixo e alto risco de inadimplência pelos próximos;
  • Pontuação de 301 a 700: score médio e risco médio de inadimplência;
  • Pontuação de 701 a 1.000: score alto e baixo risco de inadimplência.

Como o score de crédito é calculado?

O cálculo do score do seu CPF varia entre diferentes agências de crédito e regiões, mas geralmente considera vários fatores, incluindo:

  • Histórico de pagamentos: Se você paga suas contas em dia.
  • Dívidas pendentes: A quantidade de dívidas que você possui.
  • Tempo de histórico de crédito: Quanto tempo você tem um histórico de crédito.
  • Novas solicitações de crédito: Quantas vezes você solicita crédito.
  • Tipos de crédito: Os diferentes tipos de contas de crédito que você possui.

Qual é a minha pontuação de score de crédito?

Sabia que no site da Foregon você pode consultar seu score de crédito de forma rápida e prática? Consulte agora e descubra em qual categoria você se encontra!

Consulte seu score e aumente sua pontuação

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar meu score
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

8 dicas para aumentar o score do CPF

Agora que você entende melhor o que é o score de crédito, é fundamental saber como aumentar essa pontuação.

Ter um score alto pode resultar em taxas de juros mais baixas, aprovação mais fácil para empréstimos e cartões de crédito e, em geral, uma maior confiabilidade financeira.

1. Tenha contas em seu nome e faça compras parceladas

Uma maneira eficaz de subir seu score de crédito é ter contas financeiras em seu nome e fazer compras parceladas.

Ter um histórico de pagamento consistente em contas como cartões de crédito, financiamentos ou empréstimos pessoais demonstra sua capacidade de gerenciar crédito de forma responsável. 

Além disso, fazer compras parceladas contribui positivamente para o seu histórico porque as compras em dinheiro e no débito não são consideradas no cálculo de score.

Portanto, se realmente quer aumentar o score do seu CPF, sempre dê preferência à pagamentos no crediário ou cartão de crédito.

2. Pague suas contas em dia

Pagar suas contas em dia é outra dica importante para aumentar seu score de crédito. 

Isso inclui contas de água, luz, telefone, aluguel e quaisquer outras obrigações financeiras que você tenha. 

Manter um histórico de pagamento pontual mostra aos credores que você é um consumidor responsável e confiável.

Por outro lado, atrasar pagamentos pode ter um impacto negativo significativo no score do seu CPF: os birôs de crédito registram os atrasos e inadimplências, o que pode reduzir sua pontuação. 

Por isso, é fundamental estabelecer o hábito de pagar todas as suas contas até a data de vencimento.

Se você tiver dificuldades em lembrar das datas de vencimento ou em manter todas as contas em dia, considere configurar alertas de pagamento ou utilizar aplicativos financeiros que possam ajudá-lo a organizar suas finanças de maneira eficaz.

3. Negocie e quite suas dívidas

Se você possui dívidas pendentes ou contas em atraso, não deixe que elas continuem prejudicando seu score de crédito. 

Deste modo, você deve negociar essas dívidas diretamente com os credores

Muitas vezes, as instituições financeiras estão dispostas a trabalhar com você para encontrar soluções viáveis, como parcelamentos ou descontos, para quitar as dívidas pendentes.

Ao negociar e pagar suas dívidas, você demonstra seu compromisso em resolver suas obrigações financeiras, o que pode resultar em uma melhoria significativa no seu score de CPF. 

Certifique-se de que todos os acordos de pagamento sejam documentados por escrito para evitar mal-entendidos futuros.

Por fim, lembre-se de que mesmo após a negociação das dívidas, pode levar algum tempo para que os registros negativos sejam atualizados em seu histórico de crédito.

4. Cadastro Positivo

Outra dica muito interessante é o Cadastro Positivo

Trata-se de uma espécie de currículo financeiro em que constam informações positivas sobre o consumidor, como pagamentos realizados, contas pagas dentro do prazo, débitos e histórico de pagamentos de empréstimos.

Esse banco de dados ajuda você a ser reconhecido como um bom pagador, consequentemente, auxiliando a pontuação de score do seu CPF subir.

5. Mantenha seus dados atualizados

É importante sempre atualizar seus dados, tanto em instituições em que você pede crédito, como nos órgãos de proteção ao crédito. 

Se não tem cadastro nesses sites, você pode se inscrever gratuitamente e atualizar suas informações.

6. Evite solicitações excessivas de crédito

Solicitar crédito com muita frequência pode ter um impacto negativo no seu score de crédito. 

Isso porque cada vez que você faz uma solicitação de crédito, os credores realizam uma consulta do seu histórico através do CPF.

Essas consultas são visíveis para outras instituições financeiras e podem indicar que você está buscando crédito com urgência, o que pode levantar preocupações sobre sua situação financeira.

Nesses casos, pode ser que sua pontuação pode ficar baixa por algum tempo e, caso sua solicitação de crédito seja reprovada, o indicado é esperar pelo menos três meses para fazer uma nova proposta.

Para manter seu score CPF saudável, evite fazer solicitações de crédito excessivas ou indiscriminadas. Ao invés disso, planeje com cuidado quando precisar de crédito adicional. 

Além disso, os bancos sempre podem aumentar seu limite sem você precisar pedir, desde que seu limite seja usado com responsabilidade e as faturas estejam sendo pagas em dia.

7. Nome limpo

Antes de solicitar um cartão e preencher a proposta, procure ter as contas sob controle. Se ainda há dívidas em aberto, busque pagá-las antes. 

Os bancos costumam recusar pedidos de pessoas com dívidas ativas e contas não pagas, por entenderem que não podem ter mais uma dívida.

8. Histórico de consulta

Sabia que você pode pedir uma "limpeza de histórico" nos órgãos de proteção ao crédito? Se você vem pedindo vários cartões ou empréstimos, seu histórico pode não ser atraente aos bancos.

A limpeza exclui a procura das financeiras no seu nome quando fazem, por exemplo, uma análise de crédito.

Como aumentar o score do CPF: conclusões

Ao adotar essas práticas financeiras saudáveis, você estará no caminho certo para fortalecer sua posição financeira e aumentar seu score de CPF. 

Lembre-se de que melhorar seu score requer paciência e consistência ao longo do tempo, mas os resultados podem abrir portas para oportunidades financeiras mais vantajosas e um futuro financeiro mais seguro.

Além disso, também é importante frisar que certas instituições bancárias oferecem cartões de crédito para quem tem score baixo.

No entanto, a chave para o sucesso é o monitoramento contínuo. Acompanhar seu score regularmente é fundamental para avaliar seu progresso e tomar medidas conforme necessário.

Para facilitar ainda mais o caminho para subir seu score de CPF, recomendamos o Foregon Premium

Este serviço oferece um monitoramento diário das alterações em seu score de crédito, fornecendo informações sobre como suas ações financeiras afetam sua pontuação. 

Com o Foregon Premium, você terá uma ferramenta valiosa para otimizar seu score e tomar decisões financeiras mais informadas.

Lembre-se, seu score de CPF é uma parte vital de sua saúde financeira, e com dedicação e os recursos certos, você pode alcançar seus objetivos financeiros de 2024 com sucesso!

Perguntas Frequentes

O que fazer para aumentar o score rápido?

Para aumentar rapidamente o score de crédito, pague todas as contas em dia, evite acumular dívidas, mantenha seus dados cadastrais atualizados junto às instituições financeiras e use o crédito de forma responsável, evitando o excesso de consultas ao seu CPF por diferentes credores.

Quanto tempo leva para aumentar o score do CPF?

Aumentar o score do CPF pode variar de pessoa para pessoa, geralmente levando de 3 a 6 meses. É essencial manter um histórico positivo de pagamentos, reduzir dívidas e manter seus dados sempre atualizados.

Como destravar o CPF e aumentar o score?

Para destravar o CPF e aumentar o score, regularize dívidas pendentes, mantenha suas informações cadastrais atualizadas e tenha um histórico positivo de pagamentos. Além disso, use o crédito de forma consciente e evite múltiplas consultas ao seu CPF.

Como aumentar o score em 24 horas?

Aumentar o score em 24 horas é desafiador. Priorize o pagamento de dívidas em atraso, conteste erros no seu relatório de crédito e evite novas solicitações de crédito. Essas ações podem ajudar, mas mudanças significativas e sustentáveis podem levar tempo.

Como aumentar o seu score em 7 dias?

Para tentar aumentar o score em 7 dias, pague contas atrasadas, negocie e quite débitos pendentes e mantenha o uso do crédito moderado. Embora mudanças imediatas sejam bastante difíceis, essas ações podem iniciar uma tendência positiva.

Compartilhe

Escrito por:

Victor Brisola
Redator SEO

Redator especializado em proteção de dados e score de crédito, formado em Jornalismo pela Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Sorocaba. Ele é responsável pela produção e refinamento dos conteúdos da Foregon.