Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Melhores carteiras digitais: conheça 10 opções

Por Sabrina VansellaPublicado em

São tantas novidades no mercado que passou a ser completamente normal não estar por dentro de todas elas. Uma das principais inovações no universo financeiro diz respeito às carteiras digitais, que funcionam como um sistema de pagamentos online e apresentam alguns diferenciais, como a capacidade de armazenar dados de diferentes contas e cartões bancários.

Em meio a diversas opções, é normal se perguntar: qual a melhor carteira digital? Para tirar essa dúvida e conhecer as principais opções, continue a leitura do artigo!

Qual a melhor carteira digital?

As carteiras digitais também são chamadas de ewallets e já fazem parte da rotina de muitas pessoas. No Brasil, as principais carteiras digitais são: PicPay, Paypal e Mercado Pago. Mesmo sendo mais conhecidas, isso nem sempre significa que são as melhores.

Portanto, indicamos que você avalie cada opção neste artigo e leve em consideração os pontos positivos e negativos de cada uma delas para tomar a sua decisão.

Como avaliar as vantagens de uma carteira digital?

Assim como nas contas digitais, quanto mais vantagens gratuitas, melhor é a carteira digital. Afinal, é sempre uma boa ideia ter diversos serviços à disposição, não é mesmo?

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Mesmo com esse pensamento, também é importante que você avalie quais são suas necessidades, dessa forma, é possível priorizar o que é mais importante para você nesse momento.

Diferentes tipos de carteiras digitais

Além disso, é importante ressaltar que existem diferentes tipos de carteiras digitais e os principais, são:

  • Carteira digital online: podem ser utilizadas pelo smartphone, ou seja, são carregadas por onde você for. No quesito segurança, utilizam chaves privadas e as operações costumam ser feitas via QR Code;
  • Carteira desktopsó podem ser acessadas pelo computador ou notebook. Por não oferecer tanta mobilidade, são consideradas mais seguras do que a opção anterior, além de disponibilizar ao usuário  duas chaves privadas salvas no HD;
  • Carteira digital de hardware: com dados armazenados de forma offline em um dispositivo físico, essa é a opção mais segura. No entanto, conta com uma ausência de mobilidade e é um serviço considerado caro.

Apesar de termos apresentado os diferentes tipos, é importante ressaltar que as opções citadas neste artigo correspondem a carteira digital online, consideradas mais acessíveis.

1. PicPay

A carteira digital mais conhecida entre os brasileiros não poderia ficar de fora, não é mesmo? No momento, a carteira digital PicPay (Android e iOS) é uma das opções com maior rede de aceitação nos estabelecimentos. Além disso, com ela você não precisa se preocupar com anuidade e garante outras vantagens, como:

  • Ofertas de cashback;
  • Parcelamento de boletos em até 12x;
  • Conta que rende até 130% do CDI;
  • Transferências de dinheiro;
  • Recargas para celular.

2. Paypal

O Paypal (Android e iOS) é referência nos Estados Unidos, mas ampliou seus usuários ao adentrar no mercado brasileiro. Nela, você é capaz de cadastrar cartões de algumas instituições financeiras (Itaú, Bradesco, Nubank, C6 e Inter), realizar depósitos de dinheiro e muito mais. Veja algumas vantagens:

  • Soluções para empresas;
  • Reembolso do valor do frete para produtos comprados com saldo Paypal;
  • Monitoramento contra fraudes 24 horas.

3. Ame Digital

Quando o Ame Digital (Android e iOS) foi divulgado, muitas pessoas ficaram animadas com a possibilidade de garantir cashback. No entanto, com o passar do tempo essa promoção foi minimizada, mas você ainda consegue ganhar dinheiro de volta nas compras feitas em sites do grupo B2W. Além disso, existem outros benefícios relevantes, como:

  • Pagamentos de boletos;
  • Recargas de celular; 
  • Oferta de cartão de crédito e pré-pago.

4. PagBank

O PagBank (Android e iOS) é uma das opções mais tradicionais de carteira digital, principalmente por conter vinculação direta com maquininhas Moderninha e Minizinha (que já estão no mercado por um tempo considerável). Os principais benefícios dessa opção, são:

  • Rendimento de 200% do CDI em aplicações CDB;
  • 2% de cashback em recargas de celular;
  • Transferências e pagamentos gratuitos e ilimitados.

5. Mercado Pago

Uma das primeiras carteiras digitais a ser criada no Brasil foi a do Mercado Pago (Android e iOS). Atualmente, ela oferece diversos serviços e permite que o pagamento de compras seja realizado por QR Code e nas máquinas Cielo em estabelecimentos credenciados.

Além disso, outros serviços estão disponíveis na carteira digital Mercado Pago. Conheça:

  • Pagamentos de contas;
  • Transferência de dinheiro;
  • Cupons promocionais e cashback.

6. Iti Itaú

O Iti Itaú (Android e iOS) se apresenta como um banco digital, mas possui características que a consideram uma carteira digital, visto que é possível adicionar cartões de diferentes instituições no aplicativo. No momento, o aplicativo está passando por melhorias e visa transformar a relação de seus clientes com o dinheiro no mundo digital.

Confira as principais vantagens de abrir uma carteira digital Iti Itaú:

  • Transferências gratuitas via DOC ou TED para qualquer banco;
  • Pagamento de boletos e contas de consumo pelo App;
  • Divisão de pagamentos com os amigos pelo aplicativo;
  • Programa Itimania, com missões que resultam em prêmios.

7. 99Pay

Apesar da marca ser conhecida como um aplicativo de transporte urbano, o 99Pay (Android e iOS) é a opção de carteira digital da companhia. Por ser uma novidade no mercado, a sua disponibilidade está limitada a algumas regiões. Por isso, é indicado que você verifique se é possível utilizar o 99Pay na sua cidade.

Pelo aplicativo você consegue: pagar a corrida de transporte urbano, realizar recargas de celular, pagar contas de consumo e receber dinheiro de amigos. Os principais benefícios, são:

  • Saldo com rendimento de 220% do CDI;
  • Carteira digital incluída diretamente no aplicativo do 99.

8. Google Pay

A carteira digital Google Pay é destinada para aqueles que possuem smartphones com o sistema operacional Android. No aplicativo é possível cadastrar cartões de crédito e débito de diferentes instituições financeiras, como: Itaú, Banco do Brasil, Bradesco e Caixa. 

Os principais benefícios de utilizar essa carteira digital está em:

  • Ter integração com o Paypal;
  • Aceitação de programas de fidelidade, como MyPanera e Walgreens Balance Rewards.

9. Apple Pay

O principal concorrente do Google Pay não poderia deixar de oferecer uma carteira digital, não é mesmo? Por isso, o Apple Pay é uma e-wallet destinada somente para dispositivos com o sistema operacional iOS. No entanto, é preciso ficar atento e checar a compatibilidade com bancos e bandeiras neste artigo

Além de contar com a segurança Touch Id e Face Id, a carteira digital Apple Pay permite que você:

  • Compre e armazene tickets dentro da Wallet da Apple;
  • Faça pagamentos sem precisar criar novas contas;
  • Realize pagamentos com Touch ID no MacBook Pro e no MacBook Air.

10. Samsung Pay

Mesmo que os dispositivos Samsung sejam adeptos ao sistema operacional Android, a marca decidiu explorar a possibilidade criar uma própria e-wallet. Portanto, se você possui um celular Samsung, saiba que a carteira digital já vem instalada nos recentes dispositivos e pode ser baixada em outros.

Para utilizá-la é necessário cadastrar o seu cartão de débito ou crédito e realizar os pagamentos por aproximação feitos através das tecnologias NFC e MST. Os principais benefícios dessa opção, são:

  • Participação no programa Samsung Rewards;
  • Emissão de boletos;
  • Transferências gratuitas;
  • Saques em lotéricas para contas Zencard.

E aí, gostou de conhecer essas opções?

Esperamos que você tenha gostado de conhecer as melhores carteiras digitais do momento. Caso tenha alguma sugestão, faça um comentário para nós. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Plataforma de crédito em cloud: o que é e como funciona?

6 dicas para identificar se o boleto bancário é falso

Minhas Finanças: entenda como organizar a vida financeira no aplicativo

É possível pagar multas com cartão de crédito?

Banco BV financiamentos

Conheça 7 impostos que você paga e nem sabe

Samsung Rewards: saiba tudo sobre esse programa de recompensas

Semana do score de crédito: um evento online e gratuito da Foregon