Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Operação 1288 Caixa: Entenda o que Significa o Código

Escrito por Janaína Tavares

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Foi fazer uma transação na Caixa e se deparou com a operação 1288? Saiba que se você é cliente do banco, é fundamental conhecer o código da operação financeira que você tem ou está usando no momento. Portanto, continue a leitura do nosso artigo e descubra tudo sobre o significado do código de operação 1288 da Caixa.

O que você procura?

O que é operação 1288 Caixa?

Os clientes da Caixa estão se deparando com o código operação 1288. Isso acontece porque o banco está renumerando os códigos das contas poupança. Portanto, a operação 1288 é o equivalente a conta poupança 013. Aos poucos a Caixa vai substituir a operação 013 pela operação 1288. Confira o exemplo abaixo:

  • Antes: 000.013.00000000-0
  • Depois: 000.1288.00000000-0

A atualização da operação 1288 Caixa já está disponível no Internet Banking Caixa, aplicativo Caixa, extratos e caixas eletrônicos CEF. Os clientes podem se deparar com os códigos 1288, 013-1288, PF-013/1288, essa numeração é parte da modernização da Caixa e, em breve, todos os números de conta poupança passarão a ter um padrão único de 13 números.

O que é débito não autorizado Caixa?

O cliente tem acesso à seguinte mensagem quando esse código aparece:

"CTA DEBITO SERVICO NAO AUTORIZADO (Poupança PF 013/1288) ou 20X5 – CTA CREDITO -EXCEDIDO O VALOR LIMITE DE MOVIMENTACAO PARA ESTE TIPO DE CONTA (Conta Caixa Fácil 023)."

Se isso ocorreu com você, entre em contato com o banco ou converse pessoalmente com o seu gerente para resolver essa questão.

O que significa conta poupança caixa 013?

O código PF nada mais é do que uma forma de identificar uma conta poupança da Caixa destinada para Pessoas Físicas. Isso quer dizer que se você tiver uma empresa com um CNPJ válido, não pode ter esse tipo de conta, pois ela é exclusiva para clientes PF.

Já o 013 é o número da operação. Ele se refere ao tipo de conta de cada cliente. Por exemplo, se você tem uma conta corrente na Caixa, o número de operação é o 001, já o da poupança é o 013.

O que significa poupança PJ 013?

A conta poupança PJ é destinada para Pessoas Jurídicas, ou seja, empresas que possuem CNPJ ativo. Já o código 013 segue a mesma lógica da poupança PF 013, ele é uma forma de identificar o tipo de conta do cliente.

Quais são os códigos de operação da Caixa?

Além da poupança PF 013 que você acabou de conhecer, é importante ficar por dentro dos outros códigos de operação da Caixa para não se confundir mais a partir de agora. Por isso, pegue papel e caneta e anote todos eles:

  • Conta corrente de Pessoa Física: 001;
  • Conta simples de Pessoa Física: 002;
  • Conta corrente de Pessoa Jurídica: 003;
  • Entidades públicas: 006;
  • Depósitos instituições financeiras: 007;
  • Poupança de Pessoa Física: 013;
  • Poupança de Pessoa Jurídica: 022;
  • Conta Caixa Fácil: 023;
  • Poupança de crédito imobiliário: 028;
  • Conta Investimento Pessoa Física: 032;
  • Conta Investimento Pessoa Jurídica: 034;
  • Conta Salário: 037;
  • Depósitos lotéricos: 043;
  • Poupança integrada: 131.

Como localizar minha agência da Caixa?

Você pode localizar a agência Caixa onde sua conta está vinculada através do número da agência. Esse número possui quatro algarismos e pode ser encontrado no seu cartão, logo abaixo do nome do titular. O número da agência é o primeiro que será encontrado nos cartões, na última linha inscrita no plástico.

Perguntas frequentes (FAQ)

O que é a operação 1288 da Caixa?

A operação 1288 é o antigo código de identificação da Poupança Caixa. O banco renumerou seus códigos e agora a operação da poupança da Caixa é a 013 e não mais a 1288.

Por que a Caixa mudou o número da minha conta?

Para otimizar alguns processos, a Caixa fez uma alteração nas numerações de algumas contas para Pessoa Física. Agora, o código da poupança é 013 e não mais 1288.

Qual é o banco 1288?

O código 1288 se refere à poupança da Caixa Econômica Federal. Este é o antigo código de identificação deste tipo de conta que, após mudanças feitas pelo banco, passou a ser 013.

Como lançar a nova conta da CAIXA no Imposto de Renda?

Você poderá utilizar qualquer um dos dois números de conta, o antigo ou o novo. Além disso, é possível consultar o novo número da sua conta no Internet Banking e aplicativo Caixa.

O que significa conta poupança caixa 013?

O 013 é o número da operação. Ele se refere ao tipo de conta de cada cliente. Por exemplo, se você tem uma conta poupança na Caixa, o código é o 013.

Conteúdos que você precisa conhecer

Vale a pena continuar com a gente e aproveitar para ler outros artigos da Foregon:

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com a nossas dicas. Em casos de dúvidas a respeito da Operação 1288 Caixa , envie seu comentário para que possamos responder. Até a próxima!

Compartilhe

Escrito por:

Janaína Tavares
Redatora

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.