Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

É Possível Fazer Pix com Cartão de Crédito? Descubra Aqui

Por Nara LimaPublicado em

O Pix reformulou a forma como os brasileiros realizam transferências no país, mas apesar de fazer parte da vida de mais de 71% da população, o sistema de pagamentos do Banco Central ainda gera várias dúvidas em seus usuários, principalmente relacionadas a opção crédito. Afinal, é possível fazer Pix com cartão de crédito? Descubra agora mesmo

O que você procura?

O que é o Pix e como funciona?

Os pagamentos do Pix são feitos de maneira instantânea, em até dez segundos, a qualquer dia e horário, incluindo finais de semana e feriados. Com a função é possível enviar e receber pagamentos ou transferências rapidamente.

O sistema funciona 24 horas por dia, sete dias da semana, basta utilizar o saldo da conta e transferir o valor. Ou seja, na prática, o sistema funciona de maneira parecida com uma TED ou um DOC, em que é possível fazer um Pix a partir do saldo da sua conta corrente, conta poupança ou conta de pagamentos pré-paga de qualquer instituição financeira.

Mulher com camiseta branca segurando um cartão e um celular, como se estivesse fazendo um Pix na função crédito.

Quais são as diferenças entre Pix, DOC e TED?

Tanto o Documento de Crédito (DOC) quanto a Transferência Eletrônica Disponível (TED) são duas formas para enviar dinheiro com restrições de dias e horários para realizar as transferências, além de cobrar algumas taxas para efetuar a transação. Já o Pix é um tipo de transferência que pode ser feito a qualquer momento de forma gratuita para Pessoas Físicas.

É possível fazer Pix com cartão de crédito?

Sim e não. Pelas novidades compartilhadas pelo Banco Central não é possível fazer Pix com cartão de crédito, mas algumas instituições financeiras passaram a permitir que o cliente pegue uma parte de seu limite do cartão de crédito emprestado para realizar transferências e pagamentos pelo Pix.

O cliente que tem limite pré-aprovado transfere esse limite como dinheiro para sua conta e, então, consegue fazer um Pix com o valor. Porém, essa prática merece atenção, porque apesar de ser conhecida como "Pix com o cartão de crédito", ela se parece mais com um empréstimo, no qual existe a cobrança de juros.

De toda maneira, é importante analisar a situação e entender se essa é a melhor opção, já que o uso do cartão de crédito com essa função possui cobrança de taxas, juros e IOF, tornando a operação mais cara do que o valor normal.

Bancos que oferecem Pix no cartão de crédito

No Pix só é possível realizar transferências utilizando valores disponíveis que estão na sua conta corrente. Por outro lado, quatro instituições financeiras passaram a oferecer um tipo de empréstimo que entrega parte do limite de crédito na conta do cliente. Abaixo você confere a lista:

Nubank

Na conta digital Nubank, alguns clientes tem como fazer Pix com cartão de crédito roxinho. Para fazer a transação basta seguir todo o caminho de uma transferência do Pix comum e ir até a tela de confirmação. Por lá, basta clicar em "Escolher como pagar", selecionar o cartão de crédito, escolher as parcelas e arcar com juros a partir de 2,49%.

Digio

No banco digital Digio tem como fazer Pix com cartão de crédito. No entanto, são liberados valores de até 40% do limite do cartão em pagamentos entre R$ 50 e R$ 3 mil com parcelas de até 12x. A taxa cobrada é de 9,9% ao mês e passa por contratação. Apenas acesse o menu Pix, insira a chave de destino, o valor da transação e escolha entre usar o saldo da sua conta ou o cartão de crédito.

RecargaPay

RecargaPay oferece esse tipo de empréstimo com todo o limite do cartão de crédito disponível para ser utilizado com pagamentos via Pix com taxas de até 2,99% por transação feita. Basta ter uma conta na instituição financeira, cadastrar um cartão de crédito e selecionar a opção de uso de cartão quando for realizar um pagamento via Pix em até 12x.

PicPay

Na carteira digital PicPay também é possível fazer Pix no cartão de crédito. Basta ativar o pagamento via cartão de crédito, digitar o valor desejado, desabilitar o saldo como forma de pagamento e selecionar um cartão (que pode ser de outras instituições financeiras). Depois disso, você conseguirá fazer transferências Pix e parcelar em até 12x com taxas de juros de 3,99% por transação feita.

Como fazer o Pix com cartão de crédito?

  1. Abra o App do seu banco ou carteira digital;
  2. Insira seus dados e realize o cadastro na plataforma;
  3. Cadastre seu cartão de crédito nas opções de pagamento;
  4. Em seguida, vá na sessão de transferência via Pix;
  5. Por fim, escolha a opção cartão de crédito e o valor a ser transferido e pronto.

Algumas instituições exigem que você carregue a carteira digital antes de realizar a transferência. Se esse for o seu caso, basta ir na opção de carregar a carteira e escolher o cartão como meio de pagamento.

Vale a pena fazer Pix com o cartão de crédito?

Como citamos no artigo, todas as instituições financeiras que oferecem esse tipo de transação cobram taxas de juros. Portanto, é necessário realizar uma análise se o pagamento via Pix com juros valerá a pena.

Para pessoas que usam cartão de crédito com milhas ou pontos, essa pode ser uma opção válida de garantir mais pontos. No entanto, só vale realmente a pena se for um benefício que supere as taxas.

Pix Crédito pode ser implementado pelo Banco Central

De acordo com uma reportagem do portal Valor Econômico, embora não haja confirmações ou maiores detalhes, o Banco Central avalia implementar o Pix Crédito, uma ferramenta que poderia concorrer diretamente com o cartão de crédito e afetar o uso das maquininhas no país.

A ideia é oferecer crédito aos consumidores por meio do Pix, ou seja, os usuários do sistema teriam a experiência do cartão de crédito sem o plástico. Apesar de várias especulações do mercado, o Pix Crédito ainda não foi confirmado pelo Banco Central do Brasil.

Perguntas Frequentes

Tem como fazer Pix com cartão de crédito?

Sim, é possível fazer Pix com cartão de crédito em algumas instituições financeiras, como Nubank, Digio, Recarga Pay e PicPay.

Como funciona o Pix no crédito?

O cliente que tem limite pré-aprovado transfere esse limite como dinheiro para sua conta e, então, consegue fazer um Pix com o valor. Apesar da facilidade, essa ação pode gerar juros, o que torna a transação mais cara.

Qual banco oferece Pix no cartão de crédito?

As instituições financeiras que oferecem Pix com cartão de crédito, são: Digio, RecargaPay, PicPay e Nubank.

É possível fazer Pix com cartão de crédito Nubank?

Sim, o Nubank lançou uma nova função que permite fazer Pix com cartão de crédito e o valor da transferência poderá ser parcelado em até 12x.

Descomplicamos?

Esperamos que essas informações tenham te ajudado. Você sabia que é possível consultar seu CPF grátis na Foregon e descobrir sua pontuação de score de crédito? Faça a consulta agora mesmo:

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Se gostou do artigo, não esqueça de curtir. Até mais!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Saiba como não cair no golpe de comprovante de Pix falso

Pix Recorrente no Nubank: conheça o novo recurso

Como Funciona o Pix: Transferências Rápidas e Sem Taxas

Horário Pix: Quais são as Regras para Fazer Transferências?

Pix não caiu na Conta? Descubra como Resolver

Como receber pelo Pix: 4 formas para incluir no seu negócio

Pix Internacional: Como Fazer Transferências para o Exterior

É Possível Fazer Pix com Cartão de Crédito? Descubra Aqui