Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Como Fazer Pix com Cartão de Crédito? Bancos e Taxas

Por Nara LimaPublicado em

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

O Pix reformulou a forma como os brasileiros realizam transferências no país, mas apesar de fazer parte da vida de mais de 71% da população, o sistema de pagamentos do Banco Central ainda gera várias dúvidas em seus usuários, principalmente relacionadas a opção crédito. Afinal, é possível fazer Pix com cartão de crédito? Descubra agora mesmo

O que você procura?

O que é o Pix e como funciona?

Os pagamentos do Pix são feitos de maneira instantânea, em até dez segundos, a qualquer dia e horário, incluindo finais de semana e feriados. Com a função é possível enviar e receber pagamentos ou transferências rapidamente.

O sistema funciona 24 horas por dia, sete dias da semana, basta utilizar o saldo da conta e transferir o valor. Ou seja, na prática, o sistema funciona de maneira parecida com uma TED ou um DOC, em que é possível fazer um Pix a partir do saldo da sua conta corrente, conta poupança ou conta de pagamentos pré-paga de qualquer instituição financeira.

Quais são as diferenças entre Pix, DOC e TED?

Tanto o Documento de Crédito (DOC) quanto a Transferência Eletrônica Disponível (TED) são duas formas para enviar dinheiro com restrições de dias e horários para realizar as transferências, além de cobrar algumas taxas para efetuar a transação. Já o Pix é um tipo de transferência que pode ser feito a qualquer momento de forma gratuita para Pessoas Físicas.

Tem como fazer um Pix com cartão de crédito?

Sim e não. Pelas novidades compartilhadas pelo Banco Central não é possível fazer Pix com cartão de crédito, mas algumas instituições financeiras passaram a permitir que o cliente pegue uma parte de seu limite do cartão de crédito emprestado para realizar transferências e pagamentos pelo Pix.

O cliente que tem limite pré-aprovado transfere esse limite como dinheiro para sua conta e, então, consegue fazer um Pix com o valor. Porém, essa prática merece atenção, porque apesar de ser conhecida como "Pix com o cartão de crédito", ela se parece mais com um empréstimo, no qual existe a cobrança de juros.

De toda maneira, é importante analisar a situação e entender se essa é a melhor opção, já que o uso do cartão de crédito com essa função possui cobrança de taxas, juros e IOF, tornando a operação mais cara do que o valor normal.

Score Grátis é na Foregon!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF Grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Bancos que oferecem Pix no cartão de crédito

No Pix só é possível realizar transferências utilizando valores disponíveis que estão na sua conta corrente. Por outro lado, quatro instituições financeiras passaram a oferecer um tipo de empréstimo que entrega parte do limite de crédito na conta do cliente. Abaixo você confere a lista:

Nubank

Na conta digital Nubank, alguns clientes tem como fazer Pix com cartão de crédito roxinho. Para fazer a transação basta seguir todo o caminho de uma transferência do Pix comum e ir até a tela de confirmação. Por lá, basta clicar em "Escolher como pagar", selecionar o cartão de crédito, escolher as parcelas e arcar com juros a partir de 2,49%.

Digio

No banco digital Digio tem como fazer Pix com cartão de crédito. No entanto, são liberados valores de até 40% do limite do cartão em pagamentos entre R$ 50 e R$ 3 mil com parcelas de até 12x. A taxa cobrada é de 9,9% ao mês e passa por contratação. Apenas acesse o menu Pix, insira a chave de destino, o valor da transação e escolha entre usar o saldo da sua conta ou o cartão de crédito.

RecargaPay

O RecargaPay oferece esse tipo de empréstimo com todo o limite do cartão de crédito disponível para ser utilizado com pagamentos via Pix com taxas de até 2,99% por transação feita. Basta ter uma conta na instituição financeira, cadastrar um cartão de crédito e selecionar a opção de uso de cartão quando for realizar um pagamento via Pix em até 12x.

PicPay

Na carteira digital PicPay também é possível fazer Pix no cartão de crédito. Basta ativar o pagamento via cartão de crédito, digitar o valor desejado, desabilitar o saldo como forma de pagamento e selecionar um cartão (que pode ser de outras instituições financeiras). Depois disso, você conseguirá fazer transferências Pix e parcelar em até 12x com taxas de juros de 3,99% por transação feita.

Como fazer o Pix com cartão de crédito?

  1. Abra o App do seu banco ou carteira digital;
  2. Insira seus dados e realize o cadastro na plataforma;
  3. Cadastre seu cartão de crédito nas opções de pagamento;
  4. Em seguida, vá na sessão de transferência via Pix;
  5. Por fim, escolha a opção cartão de crédito e o valor a ser transferido e pronto.

Algumas instituições exigem que você carregue a carteira digital antes de realizar a transferência. Se esse for o seu caso, basta ir na opção de carregar a carteira e escolher o cartão como meio de pagamento.

Como fazer um Pix com um cartão de crédito em uma carteira digital?

  1. Baixe o aplicativo da carteira digital.
  2. Cadastre-se no aplicativo.
  3. Adicione os dados do seu cartão de crédito.
  4. No aplicativo, encontre a opção para enviar Pix.
  5. Escolha a chave Pix e insira o valor.
  6. Selecione o cartão de crédito como forma de pagamento.
  7. Confirme e finalize a transação.

Siga essas etapas e sua transferência Pix com cartão de crédito estará concluída. Lembre-se de que os detalhes podem variar de um aplicativo para outro.

Fazendo um Pix no cartão de crédito com QR Code

  1. Abra o aplicativo da sua carteira digital.
  2. Na tela inicial do aplicativo, toque na opção "Pagar" ou "Enviar dinheiro."
  3. Selecione a opção "Pagar Pix com QR Code" e, em seguida, escolha "Ler QR Code."
  4. Escaneie o QR Code com a câmera do seu dispositivo.
  5. Confirme os dados do destinatário que aparecem na tela.
  6. Toque em "Escolher como pagar" e selecione "Cartão de Crédito" como a forma de pagamento.
  7. Escolha a quantidade de parcelas, se aplicável, e revise os detalhes da transação.
  8. Digite a senha do seu cartão de crédito para autenticar a transação.
  9. Finalize a transação.

Assim, você completará o Pix com o cartão de crédito usando o QR Code. Lembre-se de que o processo pode variar ligeiramente dependendo do aplicativo ou carteira digital que você está usando, mas esses passos gerais devem ajudar a orientá-lo.

Vale a pena fazer Pix com o cartão de crédito?

Como citamos no artigo, todas as instituições financeiras que oferecem esse tipo de transação cobram taxas de juros. Portanto, é necessário realizar uma análise se o pagamento via Pix com juros valerá a pena.

Para pessoas que usam cartão de crédito com milhas ou pontos, essa pode ser uma opção válida de garantir mais pontos. No entanto, só vale realmente a pena se for um benefício que supere as taxas.

Pix Crédito pode ser implementado pelo Banco Central

De acordo com uma reportagem do portal Valor Econômico, embora não haja confirmações ou maiores detalhes, o Banco Central avalia implementar o Pix Crédito, uma ferramenta que poderia concorrer diretamente com o cartão de crédito e afetar o uso das maquininhas no país.

A ideia é oferecer crédito aos consumidores por meio do Pix, ou seja, os usuários do sistema teriam a experiência do cartão de crédito sem o plástico. Apesar de várias especulações do mercado, o Pix Crédito ainda não foi confirmado pelo Banco Central do Brasil.

Score Grátis é na Foregon!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF Grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Perguntas frequentes

Tem como fazer Pix com cartão de crédito?

Sim, é possível fazer Pix com cartão de crédito em algumas instituições financeiras, como Nubank, Digio, Recarga Pay e PicPay.

Como funciona o Pix no crédito?

O cliente que tem limite pré-aprovado transfere esse limite como dinheiro para sua conta e, então, consegue fazer um Pix com o valor. Apesar da facilidade, essa ação pode gerar juros, o que torna a transação mais cara.

Qual banco oferece Pix no cartão de crédito?

As instituições financeiras que oferecem Pix com cartão de crédito, são: Digio, RecargaPay, PicPay e Nubank.

É possível fazer Pix com cartão de crédito Nubank?

Sim, o Nubank lançou uma nova função que permite fazer Pix com cartão de crédito e o valor da transferência poderá ser parcelado em até 12x.

Compartilhe

Escrito por:

Nara Lima
UX Writer

Formada em Publicidade e Propaganda pela UniFAI, a Nara trabalha com redação profissional desde 2019. Além disso, já trabalhou com atendimento ao público e fez pesquisas para o governo pelo IBGE, aprendizados que leva hoje para sua escrita focada na experiência do usuário da Foregon.