Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Quem tem CPF irregular não pode antecipar o FGTS?

Escrito por 

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

O empréstimo antecipação do FGTS é uma opção muito prática para quem precisa de dinheiro na hora quando acontece aquele imprevisto. No entanto, quem está com o CPF irregular na Receita Federal não pode antecipar o FGTS e pode até ter problemas quando quiser sacar o benefício.

Mas o que significa ter um CPF irregular? Por que não dá para antecipar o FGTS nessa situação? Vamos explorar essas questões e entender como regularizar a situação do seu CPF para poder antecipar seu FGTS sem maiores problemas.

CPF irregular te prejudicando? Consulte seu CPF agora mesmo e descubra como regularizar sua situação e ter acesso a todos os seus direitos.

Você pode consultar o seu CPF com a gente e ter acesso às seguintes informações:

  • Consultas no seu CPF;
  • Situação na Receita Federal;
  • Pendências no seu nome;

Fazendo sua consulta na Foregon, você também verifica o seu score de crédito, uma pontuação usada pelos bancos e instituições financeiras na análise de crédito para aprovação de empréstimos, financiamentos e aumento do limite em cartões de crédito.

Clique nos links azuis acima para iniciar o seu cadastro e consultar seus dados com segurança e privacidade.

O que você procura?

O que é CPF irregular na Receita Federal?

Um CPF irregular na Receita Federal significa que há alguma inconsistência ou pendência nos dados cadastrais do titular do documento. Isso pode ocorrer por diversos motivos, como:

  • Informações cadastrais incorretas ou incompletas: nome, data de nascimento, endereço, entre outros dados podem estar errados ou faltando;
  • Pendências na entrega da declaração do Imposto de Renda: caso você esteja obrigado a declarar o Imposto de Renda e não tenha feito isso nos últimos 5 anos, seu CPF pode ser considerado irregular;
  • Outras pendências fiscais: problemas com o título de eleitor, entre outras situações podem fazer com que seu CPF fique irregular.

O Banco Central autorizou que todos bancos e instituições financeiras encerrem as contas bancárias de clientes que estão com o CPF irregular na Receita Federal.

Aqui na Foregon, nós te ajudamos a evitar este problema. Em poucos passos, você consulta a situação cadastral do seu CPF na Receita Federal e descobre se ele está:

  • Regular: nenhuma pendência no CPF;
  • Pendente de regularização: problemas com a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física nos últimos 5 anos;
  • Suspenso: cadastro incorreto ou incompleto;
  • Cancelado: CPF foi cancelado por multiplicidade de cadastro, por conta de decisão administrativa ou judicial e, em alguns raros casos, por perda ou roubo;
  • Nulo: quando identificada alguma fraude no cadastro;
  • CPF de pessoa falecida: Receita Federal toma nota do falecimento do titular.

Consulte agora mesmo a situação do seu CPF na Receita Federal e evite ter a sua conta encerrada por irregularidades.

Por que quem tem CPF irregular não pode antecipar o FGTS?

A antecipação do FGTS funciona como um tipo de empréstimo sem parcelas e, por se tratar de um benefício tão importante, regulamentado pelo governo, para antecipar os valores disponíveis no fundo o trabalhador precisa ter o CPF regular na Receita Federal.

Isso porque, quando o CPF está irregular, ele fica temporariamente inativo, te impedindo de abrir contas bancárias, fazer cartão de crédito, participar de concursos, dentre outras consequências.

Com a nova lei do CPF, o documento foi unificado e o número do CPF passa a ser a identificação do cidadão brasileiro, substituindo o RG.

Portanto, o documento será fundamental e obrigatório para todas as transações do nosso dia a dia, inclusive para antecipar o FGTS, por isso, é preciso estar com o CPF regular na Receita Federal para não ter problemas.

Descubra se seu CPF está irregular na Receita Federal

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF na Receita Federal
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Como descobrir se meu CPF está irregular na Receita Federal?

Aqui na Foregon, com um rápido cadastro você consulta a situação do seu CPF na Receita Federal e descobre se ele está:

  • Regular: nenhuma pendência no CPF;
  • Pendente de regularização: problemas com a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física nos últimos 5 anos;
  • Suspenso: cadastro incorreto ou incompleto;
  • Cancelado: CPF foi cancelado por multiplicidade de cadastro, por conta de decisão administrativa ou judicial e, em alguns raros casos, por perda ou roubo;
  • Nulo: quando identificada alguma fraude no cadastro;
  • CPF de pessoa falecida: Receita Federal toma nota do falecimento do titular.

PS.: Se o seu CPF foi suspenso, recomendamos a leitura a seguir:

Compartilhe

Escrito por:

Thais Souza
Analista de Comunicação e Conteúdo

Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), a Thaís escreve desde 2019 com foco na experiência e resolução das dúvidas de seus leitores.Desde 2021, atua como Analista de Comunicação e Conteúdo na Foregon, onde trabalha na produção e melhoria de conteúdos relacionados a CPF, score de crédito, golpes e fraudes, e vazamento de dados.Além da produção de artigos, também já trabalhou com projetos para Guest Posts, notícias, posts para redes sociais, e-books e roteiros para vídeos.