Quem tem CPF irregular não pode antecipar o FGTS?
Escrito por Thais Souza
Atualizado emO empréstimo antecipação do FGTS é uma opção muito prática para quem precisa de dinheiro na hora quando acontece aquele imprevisto. No entanto, quem está com o CPF irregular na Receita Federal não pode antecipar o FGTS e pode até ter problemas quando quiser sacar o benefício.
Mas o que significa ter um CPF irregular? Por que não dá para antecipar o FGTS nessa situação? Vamos explorar essas questões e entender como regularizar a situação do seu CPF para poder antecipar seu FGTS sem maiores problemas.
CPF irregular te prejudicando? Consulte seu CPF agora mesmo e descubra como regularizar sua situação e ter acesso a todos os seus direitos.
O que é CPF irregular na Receita Federal?
Um CPF irregular na Receita Federal significa que há alguma inconsistência ou pendência nos dados cadastrais do titular do documento. Isso pode ocorrer por diversos motivos, como:
- Informações cadastrais incorretas ou incompletas: nome, data de nascimento, endereço, entre outros dados podem estar errados ou faltando;
- Pendências na entrega da declaração do Imposto de Renda: caso você esteja obrigado a declarar o Imposto de Renda e não tenha feito isso nos últimos 5 anos, seu CPF pode ser considerado irregular;
- Outras pendências fiscais: problemas com o título de eleitor, entre outras situações podem fazer com que seu CPF fique irregular.
Por que quem tem CPF irregular não pode antecipar o FGTS?
A antecipação do FGTS funciona como um tipo de empréstimo sem parcelas e, por se tratar de um benefício tão importante, regulamentado pelo governo, para antecipar os valores disponíveis no fundo o trabalhador precisa ter o CPF regular na Receita Federal.
Isso porque, quando o CPF está irregular, ele fica temporariamente inativo, te impedindo de abrir contas bancárias, fazer cartão de crédito, participar de concursos, dentre outras consequências.
Com a nova lei do CPF, o documento foi unificado e o número do CPF passa a ser a identificação do cidadão brasileiro, substituindo o RG.
Portanto, o documento será fundamental e obrigatório para todas as transações do nosso dia a dia, inclusive para antecipar o FGTS, por isso, é preciso estar com o CPF regular na Receita Federal para não ter problemas.
Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.
Como descobrir se meu CPF está irregular na Receita Federal?
Aqui na Foregon, com um rápido cadastro você consulta a situação do seu CPF na Receita Federal e descobre se ele está:
- Regular: nenhuma pendência no CPF;
- Pendente de regularização: problemas com a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física nos últimos 5 anos;
- Suspenso: cadastro incorreto ou incompleto;
- Cancelado: CPF foi cancelado por multiplicidade de cadastro, por conta de decisão administrativa ou judicial e, em alguns raros casos, por perda ou roubo;
- Nulo: quando identificada alguma fraude no cadastro;
- CPF de pessoa falecida: Receita Federal toma nota do falecimento do titular.
PS.: Se o seu CPF foi suspenso, recomendamos a leitura a seguir: