Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Como Descobrir se Existe Processo Judicial em seu nome

Por Janaína TavaresPublicado em

A ação judicial é uma maneira de solucionar conflitos, ou seja, ela acontece quando o cidadão processa outra pessoa e solicita a interferência do Estado. Portanto, se você quer descobrir se existem ações judiciais em seu nome, continue a leitura do nosso artigo.

O que você procura?

Como funcionam as ações judiciais?

Quando alguém processa você, o Poder Judiciário será o responsável por decidir quem vai ganhar a causa.

Além disso, todas as ações judiciais possuem um longo procedimento que se estende desde o protocolo inicial até o momento da decisão final do juiz.

Por isso, muitas vezes, as ações judiciais podem causar um desgaste emocional e financeiro de ambas as partes envolvidas.

Vale destacar ainda que se você tiver uma cobrança judicial, irá receber uma intimação de um Oficial de Justiça. Assim que tiver em mãos esse documento, será necessário comparecer à audiência e cumprir o prazo máximo dado pelo Juiz para que essa situação seja resolvida.

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Importante: ainda não foi intimado, mas sabe que tem dívidas em aberto? Procure fazer a negociação com a pessoa ou empresa antes que ela opte pela ação judicial.

O que é uma cobrança judicial?

Já a cobrança judicial ocorre quando uma empresa ou indivíduo cobra uma dívida na Justiça. Neste caso, a duas partes não conseguiram chegar em uma negociação justa para resolver o pagamento da dívida pendente.

Como descobrir ações judiciais em seu nome?

Mesmo que você não tenha recebido a intimação de um Oficial de Justiça ainda, que tal tirar essa dúvida e conferir se existem ações judiciais em seu nome?

Para fazer essa consulta, vamos usar como exemplo o site da Serasa, um dos principais órgãos de proteção ao crédito do Brasil. Siga o nosso passo a passo:

  1. Entre no site da Serasa;
  2. Clique em "Consultar CPF grátis";
  3. Insira seu CPF e coloque sua senha;
  4. Se não for cadastrado, faça o cadastro primeiro;
  5. Quando finalizar essa parte, a Serasa irá mostrar todas as pendências financeiras ligadas ao seu nome, inclusive ações judiciais;
  6. Basta clicar nelas para ver mais detalhes a respeito.

Para dar baixa nessa dívida na Serasa, você deverá obedecer as determinações impostas pelo Juiz. Em relação aos documentos, como certidões, ofícios, liminar e requerimentos, eles precisam ser enviados pelos Correios ou entregues na agência da Serasa mais próxima de você.

Conteúdos que você precisa conhecer

Fique com a gente e aproveite para explorar outros artigos da Foregon:

Descomplicamos?

Gostou do nosso conteúdo? Se você quiser fazer alguma pergunta sobre ações judiciais e outras pendências ligadas ao nome, envie seu comentário para que possamos responder. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Janaína Tavares

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

NFC no celular: pagamento, compartilhamento e muito mais

Valor mínimo para empréstimo: veja a quantia básica de cada banco

Como Declarar a Poupança no Imposto de Renda?

Como a inclusão financeira pode ser propagada no Brasil?

PIS/Pasep 2023: Confira o Calendário e Quem Tem Direito

Consulte o Garantia-Safra pelo seu CPF: Saiba Como Fazer

Feirão de Veículos do Banco PAN com a Mobiauto: Como Aproveitar?

Salário Mínimo 2023 sobe de R$ 1.302 para R$ 1.320; Confira