Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Como Consultar Bloqueio Judicial pelo CPF?

Escrito por Guilherme Dorneles

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

A ação judicial é uma maneira de solucionar conflitos, ou seja, ela acontece quando o cidadão processa outra pessoa e solicita a interferência do Estado.

Portanto, se você quer descobrir se existem ações judiciais em seu nome, continue a leitura do nosso artigo.

O que você procura?

Como funcionam as ações judiciais?

Quando alguém processa você, o Poder Judiciário será o responsável por decidir quem vai ganhar a causa.

Além disso, todas as ações judiciais possuem um longo procedimento que se estende desde o protocolo inicial até o momento da decisão final do juiz.

Por isso, muitas vezes, as ações judiciais podem causar um desgaste emocional e financeiro de ambas as partes envolvidas.

Vale destacar ainda que se você tiver uma cobrança judicial, irá receber uma intimação de um Oficial de Justiça. Assim que tiver em mãos esse documento, será necessário comparecer à audiência e cumprir o prazo máximo dado pelo Juiz para que essa situação seja resolvida.

Importante: ainda não foi intimado, mas sabe que tem dívidas em aberto? Procure fazer a negociação com a pessoa ou empresa antes que ela opte pela ação judicial.

O que é uma cobrança judicial?

Já a cobrança judicial ocorre quando uma empresa ou indivíduo cobra uma dívida na Justiça. Neste caso, a duas partes não conseguiram chegar em uma negociação justa para resolver o pagamento da dívida pendente.

Como descobrir ações judiciais em seu nome?

Mesmo que você não tenha recebido a intimação de um Oficial de Justiça ainda, que tal tirar essa dúvida e conferir se existem ações judiciais em seu nome?

Para fazer essa consulta, vamos usar como exemplo o site da Serasa, um dos principais órgãos de proteção ao crédito do Brasil. Siga o nosso passo a passo:

  1. Entre no site da Serasa;
  2. Clique em "Consultar CPF grátis";
  3. Insira seu CPF e coloque sua senha;
  4. Se não for cadastrado, faça o cadastro primeiro;
  5. Quando finalizar essa parte, a Serasa irá mostrar todas as pendências financeiras ligadas ao seu nome, inclusive ações judiciais;
  6. Basta clicar nelas para ver mais detalhes a respeito.

Para dar baixa nessa dívida na Serasa, você deverá obedecer as determinações impostas pelo Juiz. Em relação aos documentos, como certidões, ofícios, liminar e requerimentos, eles precisam ser enviados pelos Correios ou entregues na agência da Serasa mais próxima de você.

Conteúdos que você precisa conhecer

Fique com a gente e aproveite para explorar outros artigos da Foregon:

Compartilhe

Escrito por:

Guilherme Dorneles
Especialista em SEO

Guilherme se formou em Publicidade e Propaganda pela Universidade Franciscana e com MBA em Liderança, Inovação e Gestão 3.0 pela PUCRS. Com mais de uma década de produção de conteúdo e gestão de tráfego orgânico, ele tem uma paixão secreta por planilhas financeiras meticulosamente preenchidas.