Foregon.comConteúdos

Aprenda a economizar na conta de energia!

Leonardo JacominiPublicado em

Você já deve imaginar que um dos vilões da sua economia é a conta de energia. Para muitas pessoas, é um susto na hora que ela chega. Se você é uma delas, essa é a hora de aprender a economizar na conta de energia e ser feliz!

Quem é que não fica super contente quando gasta menos e pode ter dinheiro até o final do mês? Essa é missão do Foregon Edu, estar do seu lado na economia e te ensinar a gerir o seu dinheiro.

Aqui já falamos sobre como economizar no dia a dia e até em casa, com coisas simples. Estamos sempre de olho nos vilões da grana e incentivando você a ser o herói ou heroína do mês.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Quer saber como fazer a conta de energia ser mais simpática? Então, tenha uma boa leitura e vamos mudar alguns hábitos!

Economizar na conta de energia – os vilões

Vou te dar um tempo para pensar: quem você listaria como vilões da sua conta de energia? Aqueles eletros ou eletrônicos que gastam uma fortuna para funcionar.

10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1..

Pensou? Então você deve ter lembrado do chuveiro, geladeira, ar condicionado, ferro de passar e sua casa sempre com todas luzes acesas. Certo?

Tudo bem se deixou algo passar, porque aqui na nossa lista a gente não deixa nenhum de fora e você vai aprender a lidar com esses "vilõezinhos", aprendendo de vez a economizar na conta de energia.

Chuveiro elétrico

Olha, esse é um dos líderes da facção de gastos da conta de energia. Pesado né? Isso porque ele funciona com resistência, ou seja, precisa de muita energia para funcionar e esquentar a água.

Você já deve ter ouvido essas dicas por aí sobre o chuveiro, mas é legal reforçar e lembrar que isso não é uma besteira ou conversa afiada de internet. O consumo de água quente no inverno, pode representar até 25% do consumo da sua casa.

Então se liga nessas dicas: diminuir o tempo de banho é o plano certo para economizar na conta de energia, até mesmo na posição "morno" do chuveiro. 

Escolha a temperatura certa para seu banho. Tem gente que esquece na posição "inverno" o ano todo e só abre mais a torneira, gastando energia do mesmo jeito.

Luzes da casa

Nada melhor do que economizar energia aproveitando as coisas gratuitas. A luz natural é muitas vezes esquecida pelas pessoas, que insistem em acender as lâmpadas. Por isso, de dia, aproveite e abra as janelas!

Só acenda assim que a noite chegar e você vai ver a economia em sua conta no final do mês. 

Aliás, outra dica importante e que inclui mudança de hábito, é usar somente a luz do cômodo onde está. Tem gente que por onde passa acende a luz e vai deixando. Você é assim? Então, pratique essa mudança!

Ainda no assunto lâmpada, procure trocar as da sua casa por LED. A economia pode chegar a 85% em relação a fluorescente, além de durar bem mais. Por isso, mesmo sendo mais cara, vai te beneficiar a longo e curto prazo também.

Para você que vai reformar ou construir, aproveite e instale aqueles sensores de presença. Eles só ativam a luz quando alguém passa. Pode ser uma boa em corredores e garagem. Você evita de esquecer as lâmpadas ligadas.

O famoso stand-by

Sabe quando você deixa a TV ou microondas na tomada e aquele reloginho ou a luzinha fica ligada? O aparelho está sim, consumindo energia. Pode não ser um valor tão alto, mas se você desligar da tomada, vai economizar na conta de energia.

Geladeira

A geladeira é um equipamento que consome bastante energia, sendo um dos maiores responsáveis pelos gastos em sua conta de energia. Mas, você sabe como utilizá-la melhor e evitar gastos?

Aquele papo de mãe, de não colocar comida quente na geladeira é totalmente verdade. Isso acontece porque o equipamento deve trabalhar mais para gelar o alimento, gastando mais energia.

Outra coisa importante, é sempre fechar bem a porta da geladeira. Então, nada de dar aquele empurrão com o pé ou fechar sem conferir.

Tem pouca coisa na geladeira? Então, lembre-se de aumentar a temperatura da geladeira. Ela fica gastando energia à toa para sustentar a temperatura menor. O mesmo acontece com ela cheia. Diminua a temperatura para ela trabalhar o suficiente para gelar tudo.

Ah, e se você ainda coloca toalha ou tênis molhado atrás da geladeira, acabe com este hábito, se você quer economizar na conta de energia de verdade.

Ferro de passar roupas

Junto ao chuveiro elétrico, o ferro de passar é um vilão da sua conta. O ferro também funciona com resistência, o que aumenta o consumo de energia.

Então, as dicas são simples para economizar na hora de passar roupa, veja:

  • Lave suas roupas e passe de uma só vez. Assim, em um só ciclo, você economiza com a energia da máquina e do ferro.
  • Comece a passar as roupas mais grossas, que precisam do ferro quente. Deixe as mais finas para o final, onde é possível desligar o ferro e passar com o calor que fica.

 Economizar na conta de energia com Ar condicionado

Faz tempo que o ar condicionado passou de luxo a necessidade em todo o país. O calor cada vez mais forte, não tem nos deixado dormir tranquilamente ou tira nosso conforto.

Mesmo sendo um aparelho que representa um evidente gasto na conta de energia, existem maneiras de economizar e ainda usufruir do arzinho gelado.

  • Ao sair do ambiente, desligue o ar condicionado. Salvo, se voltar logo, pois será um gasto maior desligar e religar logo após.
  • Não caia no pensamento de ligar o ar bem antes de entrar no cômodo.
  • Para gelar o ambiente, não cometa o erro de ligar em temperaturas menores. 23º é o recomendado, você gasta 50% a menos e ainda tem o ambiente gelado do mesmo jeito e no mesmo tempo.
  • Feche bem as portas e janelas – isso evita o trabalho desnecessário do aparelho de ar.
  • Escolha um ambiente só para o ar. Um lugar recomendado é a sala da casa, onde as pessoas podem ficar juntas e evitar o uso em outros cômodos.

Suspender serviços temporários

Segundo o Art. 34 da resolução nº 477, de 7 de agosto de 2007 – Lei geral de Telecomunicações, você pode suspender serviços temporários.

Vai sair de férias com a família? Que tal não perder dinheiro e aproveitar em sua viagem? Além de vários outros serviços, a sua energia pode ser suspensa por um período de 30 a 120 dias, ou seja, de 1 a 4 meses.

Você sai de férias e não paga pelo que não usa. Ah, você pode se beneficiar da lei, uma vez a cada 12 meses, e deve que estar em dia com o pagamento.

Veja aqui outras coisas que te fazem perder dinheiro!

Agora que você aprendeu a economizar na conta de energia, bora colocar em prática as dicas e mudar alguns hábitos. Você que acompanha nosso blog, certamente vai perceber que mudando um pouquinho aqui, um pouquinho lá, seu dinheiro vai se esticando até o final do mês.

Vem ver as dicas do nosso blog! Tem muita coisa legal por aqui.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Leonardo Jacomini

Jornalista e Produtor de Conteúdo Multimídia. Gosta de escrever sobre dicas úteis para o dia a dia, ainda mais quando o tema é economizar. Adora livros e assistir filmes e séries em seu tempo livre.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Alunos do Paraná terão aulas de educação financeira em 2021

Educação financeira: conheça o programa do Facebook para empreendedoras

Você sabe o que é score bancário?

Mitos sobre dívidas e score de crédito

XP lança curso de educação financeira voltado para o público feminino

Saiba tudo sobre o Cadastro Positivo

Entenda as faixas de score de crédito

Educação financeira desde a infância: quais os benefícios?

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Educação financeira