Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Como Aumentar meu Rating Score nos Bancos?

Escrito por 

Atualizado em 
Editado por Maristela Coimbra
Dados verificados

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Diferentemente do score de crédito, que é uma pontuação que vai de 0 a 1.000 que avalia seu histórico financeiro e sua capacidade de pagar contas, o Rating Score — ou Score Alfa — é a nota interna que os bancos dão para cada cliente.

Nós já explicamos o funcionamento desta nota interna dos bancos, quais são seus níveis de classificação e como você pode consultá-la neste conteúdo. Caso você ainda não conheça o Rating Score, recomendamos que faça essa leitura antes.

Mas se você já tem o conhecimento da sua nota interna no seu banco e está procurando formas de aumentar seu rating score, fica com a gente que vamos explorar as possibilidades de crescimento da sua pontuação.

PS: Você também pode consultar o seu score de crédito, calculado pelo birô Quod, aqui na Foregon. Basta clicar no botão abaixo e seguir com a criação de sua conta.

Consulte seu Score de Crédito e aumente sua pontuação!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar meu score
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Você pode consultar o seu CPF com a gente e ter acesso às seguintes informações:

  • Consultas no seu CPF;
  • Situação na Receita Federal;
  • Pendências no seu nome;

Fazendo sua consulta na Foregon, você também verifica o seu score de crédito, uma pontuação usada pelos bancos e instituições financeiras na análise de crédito para aprovação de empréstimos, financiamentos e aumento do limite em cartões de crédito.

Clique nos links azuis acima para iniciar o seu cadastro e consultar seus dados com segurança e privacidade.

O que você procura?

10 passos para aumentar meu rating score nos bancos

  1. Vá até sua agência pedir atendimento do Gerente de Pessoa Física;
  2. Abra uma conta-corrente no banco;
  3. Movimente sua conta fazendo pagamentos para terceiros e centralizando contas;
  4. Faça a portabilidade do seu salário para o banco;
  5. Pague a fatura total do seu cartão e contas do banco sempre em dia;
  6. Faça investimentos e compras pelo app do banco;
  7. Seja cliente por mais de 5 anos.

A essa altura do jogo, você já sabe que mesmo tendo um score de crédito alto, isso não é garantia de que você terá seu pedido de crédito aprovado no banco. Para isso, você precisa entender os critérios de avaliação de crédito específicos do seu banco e tomar decisões financeiras que vão ao encontro desses critérios.

 1. Monitore seu score

Apesar do score de crédito ser diferente do rating score, montirar seu score se crédito é essencial para aumentar seu score bancário. Mas como isso funciona?

O rating score leva em consideração o seu relacionamento com o banco, o pagamento de faturas em dia e outros bons costumes financeiros. O score de crédito também!

Fazer o monitoramento do seu score com frequência te ajuda a identificar os motivos de queda na sua pontuação e resolvê-los antes que a situação piore.

Um exemplo disso foi o caso da Fernanda Oliveira, uma das assinantes do Foregon Premium que conquistou a pontuação 1.000 de score recentemente.

Fernanda é uma jovem estudante de Campinas, São Paulo, que sempre sonhou em comprar um carro para ir à faculdade. No entanto, ela tentou diversas vezes e mesmo com o nome limpo não conseguia aumentar seu score, impossibilitando a aprovação do financiamento.

Determinada a mudar essa situação, ela decidiu assinar o plano do Foregon Premium em dezembro de 2023. Logo após se inscrever, Fernanda recebeu um relatório detalhado do seu score e duas importantes descobertas sobre os fatores que estavam prejudicando sua pontuação:

Fernanda havia solicitado vários financiamentos em um curto período, o que estava impactando negativamente seu score;

Ela costumava pagar sua conta de celular em atraso, contribuindo para a baixa pontuação.

Fernanda seguiu as dicas personalizadas que recebeu de nossos especialistas do Foregon Premium e continuou acompanhando seu CPF. O monitoramento detalhado permitiu que Fernanda acompanhasse seu progresso em tempo real. A cada mês, ela via sua pontuação subir gradativamente.

Em abril de 2024, Fernanda finalmente alcançou a pontuação perfeita de 1.000 no seu score de crédito. Com esse novo status, ela voltou ao banco e foi aprovada no financiamento do carro com uma taxa de juros excepcionalmente baixa.

A jornada de Fernanda é um exemplo inspirador de como o conhecimento e as ferramentas certas podem transformar a vida financeira de qualquer pessoa.

Por isso, aqui na Foregon nós oferecemos uma solução que te permite saber tudo o que acontece com seu score. Com o Foregon Premium, além de consultar sua pontuação, você descobre o porquê dela estar caindo ou subindo e recebe dicas personalizadas para aumentá-la. 

Seguindo as dicas do Foregon Premium, além de conseguir aumentar seu score de crédito, também pode conseguir o aumento do score bancário.

Consulte seu Score de Crédito e aumente sua pontuação!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar meu score
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

2. Vá até a agência pedir atendimento do Gerente de Pessoa Física

Muitas vezes, devido ao corre-corre e cumprimento de metas da agência, os atendentes podem não querer explicar esses critérios em detalhes com você. Por isso, a nossa dica é que você precisa ir presencialmente até a agência do seu banco e pedir para ser atendido pelo gerente de pessoa física.

Não adianta ir pelo aplicativo ou chat online. Quando se trata de score interno dos bancos, você precisa ir direto ao gerente.

Ao ser atendido, peça para ele/ela te mostrar qual é o seu score alfa. O gerente vai te mostrar sua nota em letras. Quanto mais próximo do AAA, maior é a sua chance de aprovação em crédito e melhores são as condições e taxas de juros.

Rating Bancário Avaliação
AAA
A mais alta qualidade de crédito
AA
Qualidade de crédito muito alta
A
Qualidade de crédito alta
BBB
Boa qualidade de crédito
BB Especulativo
B
Altamente especulativo
CCC
Risco de crédito substancial
CC
Níveis muito altos de risco de crédito
C
Próximo da inadimplência
RD
Inadimplência restrita
D Inadimplência

Após descobrir sua nota, você precisa perguntar o que é necessário para subir nessa classificação.

Cada nota tem uma lista de pré-requisitos para  ser alcançada.

Vamos supor que seu score alfa no seu banco é BBB e seu objetivo é financiar um imóvel. Entretanto, o banco não oferece esse tipo de benefício para clientes com o seu rating.

Nesse caso, você precisa perguntar "o que eu preciso fazer para aumentar meu score alfa e conseguir meu financiamento?"

Cada banco vai ter pré-requisitos diferentes para cada rating. Entretanto, descobrimos alguns pontos em comum entre os principais bancos do Brasil.

3. Abra uma conta-corrente

Se você só tem uma conta poupança, pode ir agilizando essa etapa com seu gerente. A conta-corrente é necessária porque ela permite você movimentar seu dinheiro, que é um dos principais fatores que aumenta o seu score. Na conta poupança, seu dinheiro não pode ser movimentado, que é justamente nosso próximo passo para aumentar o score alfa.

4. Movimente sua conta

Após criar sua conta-corrente, caso ainda não tiver, é necessário fazer transações financeiras a partir dela. Isso inclui:

  • Transferências para terceiros (que não sejam familiares);
  • Pagamento de contas (luz, água, internet, condomínio, aluguel…);
  • Uso do débito automático;
  • Portabilidade de salário;
  • Pagamento do cartão de crédito.

Em resumo, centralize suas operações diários na conta-corrente do banco que você deseja aumentar seu score alfa. Isso mostra pro banco que você está disposto a usar e contratar mais serviços dele.

5. Use a conta como principal

Sabemos que ter uma, duas, três contas em bancos diferentes tem seus benefícios: em um banco você tem um limite maior, enquanto noutro você tem descontos em uma loja parceira…

Entretanto, para aumentar seu rating bancário, recomendamos que você defina a conta corrente deste banco como sua conta principal. No tópico anterior, trouxemos algumas formas de movimentar sua conta, mas entre elas, a que mais pode dar um sinal de fidelidade pro banco é a portabilidade de salário.

Ao fazer a portabilidade de salário, o banco fica informado sobre a sua renda e pode imediatamente aumentar seu limite, oferecer algumas opções de crédito e liberar outros benefícios que antes você não tinha pelo simples fato do banco não saber quanto você ganha por mês.

Mesmo que a empresa em que você trabalha tenha parceria com outro banco, você ainda consegue trazer o seu salário para o banco que você deseja ter foco. Basta entrar em contato com o banco parceiro da sua empresa e solicitar a portabilidade para seu banco principal.

Inclusive, recomendamos que você utilize apenas um cartão de crédito, no máximo 2, pois manter diversos cartões de crédito ao mesmo tempo pode diminuir suas chances de aprovação em novos pedidos de crédito.

6. Pague sua fatura em dia

Sabemos que você já ouviu essa dica antes, mas quando se trata de aumentar seu rating, a pontualidade com pagamento de contas é crucial, principalmente o pagamento da fatura do cartão do banco que você está mirando!

Evite pagar o mínimo, se não o banco vai entender que você não tem capacidade para lidar com mais limite, tendo em vista que já está demonstrando dificuldade em pagar as faturas atuais.

PS.: fique atento às dívidas que você não reconhece em seu nome. Isso pode significar que alguém está usando seu CPF de forma ilegal e acumulando dívidas e obrigações financeiras em seu nome.

7. Use outros serviços do banco

Quanto mais produtos ou serviços do banco você contrata, mais informações o banco tem de você e maior a confiança deles por você.  Você pode investir em um CDB do banco, contratar um seguro pela seguradora do banco, produtos dentro da loja do aplicativo…

Mas seja prudente! Não vai sair contratando título de capitalização ou fazendo empréstimos se depois não vai conseguir pagar, heim! O tiro pode sair pela culatra e seu rating cair ainda mais.

8. Seja cliente por vários anos

Muitos bancos entregam melhores benefícios apenas para os seus clientes mais antigos, justamente porque possuem um histórico de dados e confiança daquela pessoa que uma conta recém criada jamais poderia entregar.

É bem possível que as notas mais altas do rating score sejam alcançadas apenas por clientes com 5 ou mais anos de fidelidade com o bancos.

Sim, é bastante tempo, mas veja alguns dos benefícos geralmente concedidos a essa camada privilegiada de clientes:

  • Cartão sem limite pré-estabelecido;
  • Isenção na conta;
  • Taxas de juros abaixo de 9% para financiamentos.

Consulte seu CPF e fique por dentro de todas as movimentações que acontecem no seu nome!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

9. Verifique a situação do seu CPF na Receita Federal

Com a nova lei do CPF, ele foi unificado como o principal documento dos brasileiros. Por isso, a Receita Federal definiu várias regras para incentivar que os cidadãos regularizem a situação cadastral do CPF.

Uma dessas regras é que agora, quem tem o CPF irregular na Receita Federal pode ficar impedido de movimentar a conta bancária ou até mesmo ter a conta encerrada pelo banco. Isso prejudica o seu rating score.

Por isso, é muito importante saber a situação cadastral do seu CPF para regularizá-lo caso esteja com algum problema com a Receita Federal.

Descubra se o seu CPF está irregular na Receita Federal

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF na Receita Federal!
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

10. Evite dívidas com seu banco

Se você tem uma dívida negativada com seu banco, muito provavelmente seu rating score é baixo. Seja uma pendência com fatura de cartão de crédito, seguro, pagamento atrasado de empréstimo ou financiamento, qualquer dívida com seu banco faz o seu score bancário cair.

Por isso, é fundamental entender se existe alguma restrição no seu CPF e regularizá-la o quanto antes para aumentar seu rating score e construir um bom relacionamento com a instituição financeira.

Descubra se existem restrições no seu CPF com o Monitoramento de dívida negativada

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar dívidas
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Tenha controle do seu Score Bancário

Ficar dependendo da aprovação de bancos para conseguir crédito e não saber a pontuação do seu score — ou pior, não saber o que afeta essa pontuação — é um cenário muitos brasileiros já viveram e desejam evitar.

A Andréa Silva — moradora de Paraisópolis, São Paulo — vinha tendo dificuldades para conseguir um financiamento com boas condições para comprar um apartamento perto de onde sua família mora — em Montes Claros, Minas Gerais.

Quando foi informada pelo banco que seu score era muito baixo para conseguir taxas de juros menores, ela correu pra descobrir o que era esse score. Em abril de 2023, ela criou sua conta com a gente, descobriu qual era seu score e aprendeu com especialistas como aumentar sua pontuação. Assim ela teve controle de seu score: negociou suas dívidas, aprendeu a usar o cartão de crédito e até fez uma renda extra vendendo lanches na frente da escola do seu filho na hora da saída.

Em 2024, Andréa viu o resultado de seus esforços: subiu seu score de 630 para 904 pontos! De volta ao banco, munida das ferramentas e conhecimento que teve com nosso time, conseguiu seu financiamento imobiliário por juros abaixo de 9% ao ano.

Você também pode ter o controle do seu score e melhorar sua vida financeira. Basta consultar seu score clicando no botão abaixo e seguir as orientações para aumentar sua pontuação.

Consulte seu score e aumente sua pontuação!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar meu Score
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Depoimento de consulta de score bancário

Perguntas frequentes

Como aumentar rating bancário?

  1. Mantenha um histórico de pagamentos pontuais para melhorar seu score de crédito.
  2. Reduza o saldo das dívidas em relação ao limite do crédito disponível.
  3. Evite abrir novas contas bancárias ou de crédito desnecessariamente.
  4. Verifique regularmente seu score de crédito para corrigir erros.
  5. Utilize diversas formas de crédito, como cartões e empréstimos, de maneira responsável.

Como desbloquear o rating bancário?

Consulte seu score de crédito pela Foregon. Basta clicar em "Consultar meu Score" na página principal do site. Preencha seus dados e informações. Em seguida, você terá acesso a sua pontuação e poderá receber dicas de como aumentá-la.

Como ter um score de 1000?

  1. Pague suas contas em dia, pois a pontualidade é crucial para um score alto.
  2. Mantenha o uso do seu crédito abaixo de 30% dos limites disponíveis.
  3. Evite dívidas desnecessárias e faça gestão do seu endividamento.
  4. Tenha uma longa história de crédito positiva, com contas antigas e ativas.
  5. Diversifique os tipos de crédito, como empréstimos e financiamentos, mostrando responsabilidade no uso.

Como saber o rating do meu CPF?

Consulte o rating do seu CPF fazendo seu cadastro no site da Foregon. Na página principal, clique em "Consultar meu Score". Você será redirecionado para a página de criação da sua conta. Após preencher os campos necessários, você terá um visão atualizada do seu score de crédito e poderá aprender como aumentar essa pontuação.

Qual score os bancos usam?

Bancos geralmente consultam o score de crédito do Serasa e SPC para análise de risco. Instituições financeiras podem usar modelos internos de pontuação baseados em seu histórico com o cliente. Algumas instituições consideram o Cadastro Positivo, agregando informações de diferentes fontes para uma análise mais completa.

Compartilhe

Escrito por:

Guilherme Dorneles
Especialista em SEO

Guilherme se formou em Publicidade e Propaganda pela Universidade Franciscana e com MBA em Liderança, Inovação e Gestão 3.0 pela PUCRS. Com mais de uma década de produção de conteúdo e gestão de tráfego orgânico, ele tem uma paixão secreta por planilhas financeiras meticulosamente preenchidas.